Carol Winter/Divulgação – A iluminadora e técnica Fábia Regina.

Pensando nas condições de trabalho das mulheres técnicas e os entraves na conquista de capacitação das mesmas, Fábia Regina e Lucri Reggiani, iluminadoras e técnicas curitibanas, instigadas pela Iluminadora Nadja Naira, desenvolveram o projeto “MULHERES NA TÉCNICA”, que consiste em selecionar 10 técnicas da cidade de Curitiba e garantir seu aprimoramento no conhecimento técnico em Eletricidade e Trabalho em Altura, por meio da disponibilização dos cursos de NR10 e NR35. 

Os cursos serão ofertados GRATUITAMENTE graças ao Edital 016/2021 Ações Culturais Afirmativas, projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural De Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Esse tipo de curso costuma ser abrangente e trata dos temas em vários campos de trabalho. Pensando em trazer esses conhecimentos para prática na área teatral, criamos o Laboratório Experimental, um grupo de estudos com 04 encontros via zoom, onde as participantes poderão trocar experiências, tirar dúvidas e construir um espaço de discussão e estudo sobre a normatização e formalização do nosso trabalho. Esses encontros serão formados apenas por mulheres, com o objetivo de garantir um espaço tranquilo e seguro para as mesmas, sabendo que muitas vezes a presença masculina inibe o poder de fala de muitas. Os Laboratórios serão conduzidos por Lucri e Fábia, onde o objetivo será aplicar o conhecimento adquirido nos cursos NR 10 e NR 35 na nossa área profissional.

Para finalizar teremos um Encontro Aberto a toda comunidade onde vamos expor quais foram os principais pontos levantados durante os encontros formativos e quais são os principais desafios e possíveis caminhos para melhorar nossas relações e condições de trabalho.

Ao garantir o acesso à capacitação profissional a mulheres na área técnica, buscamos contribuir com a inserção de mulheres no mercado de trabalho, garantir o aprimoramento técnico dessas profissionais, melhorar sua remuneração e ainda estimular a formação de novas profissionais técnicas. Buscamos gerar renda para as mulheres trabalhadoras da cultura que construíram a iniciativa, além de oferecer formação e aprimoramento técnico de forma gratuita para 10 profissionais em iluminação cênica da cidade de Curitiba.

Sobre as proponentes

Fábia Regina e Lucri Reggiani, ambas profissionais com mais de 10 anos de prática diária e com um vasto repertório de experiência, sabem os percalços das mulheres no caminho para a profissionalização. O projeto “Mulheres na Técnica” tem o objetivo de mitigar essa carência formativa e de uma legislação mais específica sobre a profissão de técnica de iluminação e tenta apontar caminhos possíveis para valorizar a profissão e torná-la mais segura.

Luccri Reggiani (@lucrireggiani) estuda e pratica a palhaçaria e a improvisação desde 2007, com trabalhos independentes em ruas, teatros, instituições e quintais. Tendo iniciado trabalhos específicos de palhaçaria hospitalar pela Trupe da Saúde em 2012, trabalho que realiza até hoje mediante a adaptação devido a pandemia, substituindo as visitas presenciais por chamadas de vídeo, lives e podcasts.

Já os trabalhos com iluminação começaram em 2011, desde então atua como técnica, operadora, criadora e adaptadora de iluminação cênica. Nesse período trabalhou com algumas cias e grupos de teatro de curitiba, como Súbita Cia de Teatro e Grupo Antropofocus.

Fábia Regina (@fabia_rguimaraes) tem como foco de atuação profissional a Iluminação cênica, além de atuar como Diretora teatral, Performer e pesquisadora. Como artista, Fábia já desenvolveu criações como as mais diversas funções criativas, diretora, atriz, performer, dançarina, autora. Como iluminadora também explorou a mesma gama de diversidade, tendo feito luz para as mais diversas linguagens, como teatro, dança, circo, shows, vídeos, exposições, ambientação e decoração. Como iluminadora e técnica responsável pela montagem e operação de luz, já apresentou-se em 26 Estados do Brasil e 13 países. Já foi curadora e jurada de festivais de teatro, ministrou workshops de iluminação no Brasil e em Portugal. 

Sobre outros projetos associados

AUTOBIOGRAFIA DE TODAS NÓS (iniciado em 2020)

Uma plataforma digital de mapeamento das profissionais de iluminação cênica em Curitiba. 

“Nós, um grupo de mulheres artistas que começamos a nos perguntar “quem escreveu as nossas histórias? Onde está escrita a estória das mulheres artistas, a historia das mulheres comuns?” Para tentar responder nós mesmas as nossas próprias perguntas, estamos ouvindo e registrando as histórias das iluminadoras e técnicas de luz da cidade de Curitiba. Temos descoberto que existem uma série de experiências que são comuns a muitas de nós. Percebemos também que somos muito diferentes e que a experiência de ser uma mulher é bastante complexa, mas a gente tem acreditado que essas diferenças não nos separam, mas conectam. Um projeto feito por mulheres para todas, todes e todos.”

Acesse o site todasnos.art.br

Serviço 

Mulheres na técnica

LINK Inscrições

https://forms.gle/oQYpGrkYAK7a5Xv47