A insônia está em alta neste período de pandemia. O número de pessoas que estão com problemas para dormir só aumenta. Os motivos para isso acontecer são diversos, ainda mais em um momento tão delicado de incertezas. A professora de Yoga Danieli Mangini conta que os distúrbios do sono podem ser controlados mesmo com a ansiedade à “flor da pele”. Danieli explica que trata há muitos anos de alunos que tiveram esses problemas, e que agora, devido à pandemia, quase 80% da demanda se refere à insônia e ansiedade.

A professora revela que, em primeiro lugar, alguns cuidados são importantes na hora de dormir. “Evitar as telas de computador e celular é uma dica batida, mas sempre vale relembrar. Outro ponto importante são as bebidas que dão energia, como a cafeína e álcool. Cuidar da alimentação também é essencial. Por isso, evitar alimentos gordurosos como frituras e chocolates ajudam no processo. Para quem não sabe, a pimenta também acelera e ativa o metabolismo, o que pode prejudicar o sono”, explica.

Danieli ressalta que, para atingir um sono de qualidade, é preciso seguir à risca algumas coisas. “Tenha uma alimentação equilibrada, beba infusões de camomila, capim, limão e hortelã. Faça o possível para dormir sempre no mesmo horário, e tente praticar exercícios físicos durante o dia, porque ajuda a regularizar o metabolismo e consequentemente o sono”, diz.

A professora reforça que desenvolver o hábito de meditar antes de dormir, nem que seja por alguns minutos, ajuda a limpar e tranquilizar a mente de todas as emoções e acontecimentos do dia.

Dicas de Ouro

1ª Dica

Antes de dormir, anote num papel tudo que você precisa fazer no dia seguinte, o que evita ansiedade e esquecimentos.

2ª Dica

Respiração Chandra ou respiração lunar.

Você deve colocar o dedo índice entre as sobrancelhas (terceiro olho) e o dedo polegar na fossa nasal direita, retendo o ar. Respire somente pela fossa nasal esquerda veja o vídeo para entender melhor.

3ª Dica

 Fazer a postura do yoga Viparita Karani , essa postura ajuda na circulação sanguínea, ativa a glândula tireoide, alivia estresse e ansiedade.

 Não é aconselhável para as  mulheres que estejam no período menstrual ficar nessa postura por mais de 3 minutos porque o fluxo sanguíneo aumenta consideravelmente.

Se você sofre de problemas lombares, é aconselhável colocar uma manta / toalha ou almofada pequena embaixo  das lombares, conforme a foto abaixo.

Para mais detalhes, acesse:

Artedemudar.com

Área de anexos