Com a necessidade de realização de distanciamento social e a interrupção de eventos em razão da pandemia de Covid-19, ocorreram alterações em diversos âmbitos, sendo o teatro um segmento fortemente atingido. Uma das características do espetáculo teatral, que diverge do cinema e da televisão – por exemplo -, é a sua realização ao vivo, diante do espectador, em um encontro de partilha de experiências coletivas. Tanto a produção de um espetáculo é resultado de uma ação coletiva, envolvendo diferentes criadores e técnicos com conhecimentos especializados, quanto a fruição que se dá no conjunto de espectadores; assim, o evento social – que é o teatro – precisou interromper significativamente por muitos meses estes dois encontros: de produção e de apresentação presencial. Vários grupos e artistas experimentaram uma migração para plataformas virtuais testando as possibilidades do teatro via internet. Ainda é teatro? Apresentar e ser assistido ao vivo é importante? Como lidar com o corpo, com a contracena, com a iluminação, com a sonorização estando cada artista em um local diferente? Foram e ainda são muitos os questionamentos e inúmeras experiências realizadas, obviamente algumas frustrantes, mas certamente com surpreendentes novas possibilidades encontradas neste momento de crise mundial.

Por outro lado, várias outras atividades ganharam mais espaço, como a realização de palestras, lives e entrevistas feitas pela internet, conectando pessoas indiferentes à distância em que se encontravam. Se a realização de uma palestra presencial era mais difícil de ser realizada com convidados de outras localidades ou mesmo assistidas em razão do cruzamento de agendas e disponibilização de recursos de transporte e hospedagem, pela urgência, a nova condição permitiu a troca de informações e a criação de redes pela “net”.

Outra alternativa que o meio teatral encontrou se mantendo ativo e criativo foi a produção de documentários e livros, tanto revisitando acervos quanto produzindo novos conteúdos, o que gerou materiais de memória cultural, reflexões teóricas, produções artísticas e pedagógicas com diversos conteúdos cênicos.

E não foi diferente com o TUT, projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, do campus Curitiba. Desde 1972, ou seja, a quase 50 anos, o projeto vem realizando ações teatrais. Sua principal atividade sempre foi a manutenção de um grupo de teatro e a produção de um espetáculo anual. Sua última produção foi o espetáculo OCO, em 2019, que cumpriu uma temporada com excelente repercussão e acolhimento do público. No início de 2020, o grupo retomava os ensaios depois das férias de verão e se preparava para duas temporadas, para março e junho. A primeira seria no Fringe, na Mostra Universitária do Festival de Teatro de Curitiba, maior do gênero no país. Foi justamente o adiamento (e posterior cancelamento) do Festival, um dos primeiros pontos que indicou que a pandemia estava próxima e que o distanciamento social seria uma medida radical e fundamental para conter a propagação da doença e o número de mortos.

Depois de aguardar várias semanas, compreendeu-se que a vida social não voltaria tão cedo à normalidade. Assim, o TUT decidiu seguir realizando atividades formativas online e se debruçando pedagogicamente sobre OCO (ainda guardando lá no fundo o desejo de voltar aos palcos). Foram diversos encontros realizados no Teatro em pauta – TUT 2020 e no Teatro em Pauta – TUT 2021, com diversos convidados em palestras, bate-papos, mesas redondas e cursos, sempre gratuitos e abertos à toda sociedade.

Além disto, o coordenador do TUT, professor Ismael Scheffler, conduziu à produção e publicação de livros sobre teatro, prática que já era realizada pela UTFPR antes da pandemia e que, neste momento, ganhou ainda mais força. Iniciando a produção em 2020, o TUT lançou três livros com abordagens distintas sobre teatro, além de colaborar na produção de uma biblioteca virtual. Foram lançados, com distribuição digital gratuita: OCO: memórias e olharesArtaud e o teatro sagradoCaricaturas e tipos cômicos no teatro, todos pela Editora Arte Final, em 2021. Também foi criada a Biblioteca Virtual de Design Cênico com acesso aberto.

 

OCO: memórias e olhares

O livro OCO: memórias e olhares aborda o espetáculo teatral de mesmo título encenado em 2019, em 12 apresentações. A obra, organizada pelo professor e diretor do espetáculo Ismael Scheffler (Editora Arte Final, 184 págs.), traz, por meio de artigos e entrevistas, a reconstrução de uma trajetória de criação e produção do espetáculo, desde a reunião do elenco, preparação corporal, elaboração do figurino, produção dos bonecos, projetos de iluminação e cenário, além da composição da trilha sonora original. O livro foi escrito pelos diversos artistas que colaboraram na criação da peça, além de incluir ensaios e textos memorialísticos de espectadores que vivenciaram OCO.

O livro conta com mais de 220 imagens, entre fotografias de aproximadamente 20 fotógrafos, tanto dos ensaios, da produção quanto das apresentações, assim como croquis e desenhos do processo de criação além dos registros de quatro desenhistas que acompanharam OCO. Existem assim, muitas memórias e muitos olhares sobre a peça.

OCO foi um espetáculo que misturava teatro, acrobacia, circo, dança, teatro de bonecos com impactante visualidade e trilha sonora. O livro pode ser lido por diferentes públicos, sejam espectadores, que assistiram ao espetáculo, pesquisadores, estudantes e profissionais das artes. Mas sem dúvida, pessoas que não puderam assistir OCO e se interessam por processos criativos artísticos se encantarão com o livro, tanto pelos textos, quanto pelas imagens.

 

Artaud e o teatro sagrado

Em OCO: memórias e olhares, Scheffler abordou brevemente algumas propostas do encenador, ator e poeta francês Antonin Artaud (1896-1948) e como estas tiveram influências sobre o espetáculo. Em alguns eventos, em 2020, tratando sobre o processo criativo de OCO, surgiu recorrentemente um interesse pelas ideias de Artaud. Isso motivou o desejo de disponibilizar uma pesquisa mais aprofundada sobre ele.

Artaud e o teatro sagrado é um livro teórico, no qual o diretor e professor Scheffle, agora atuando como pesquisador,  realiza uma leitura das propostas teatrais de Artaud em diálogo com os conceitos de sagrado, símbolo, mito e rito, a partir dos estudos do filósofo e cientista da religião Mircea Eliade (1907-1986) e do antropólogo Gilbert Durand (1921-2012). Ao longo do livro, ele lança um olhar cuidadoso para estes temas se aproximando também de discussões sobre espaço, tempo, política, e a compreensão de Artaud da fusão indissociável de teatro e de vida.

Embora seja um livro de teoria, a escrita de Scheffler transcorre com fluência buscando conduzir o leitor, quer conheça ou não a produção escrita de Artaud, a reflexões provocativas que ponderam sobre a experiência potente que o espetáculo teatral pode alcançar rumo às profundidades humanas.

 

Caricaturas e tipos cômicos no teatro

O terceiro livro lançado em 2021, pelo TUT, tem uma proposta completamente diferente dos dois anteriores. Caricaturas e tipos cômicos no teatro, organizado também por Ismael Scheffler, com colaboração de José Marconi Bezerra de Souza, foi concebido e totalmente desenvolvido em 2021. É um livro fundamentalmente de imagens, mas mantém um caráter pedagógico ao trazer reflexões diversas sobre teatro e o desenho de personagens de espetáculos de teatro.

São 192 desenhos de 96 personagens cômicos de nove produções cênicas realizadas pelo TUT, com direção de Scheffler, entre de 2005 a 2010. Cada desenhista assumiu uma das produções teatrais e foi instigado a criar um estilo diferente dos demais na aventura de desenhar caricaturas de personagens cômicas, retratando a expressividade, aparência (figurinos e maquiagens), assim como a anatomia dos atores e atrizes que deram vida a elas.

O e-book se completa com informações sobre as peças, algumas fotos que inspiraram os desenhos e croquis de estudos anatômicos feitos no processo.

Os cartunistas (Alan Rodrigues Rêgo, André Vieira, Danka Farias de Oliveira, João Pedro Neto, José Marconi de Bezerra de Souza, Letícia Máximo, Maiara Midori Cunha, Priscila Celeste Chiang e Vinícius Calegari Marocolo) são alunos e os organizadores (Ismael Scheffler e José Marconi de Bezerra de Souza) são professores do curso de Design da UTFPR, campus de Curitiba.

Esse livro também inaugura as comemorações do TUT que, em 2022, completará seu cinquentenário. O livro é, em si, uma produção artística muito bonita, mas também é um trabalho de documentação histórica que usa o desenho criativo no resgate da memória teatral. Personagens e peças do passado ganham nova vida nos desenhos deste livro.

Por abranger diferentes linguagens artísticas, a obra é indicada para desenhistas, designers, pessoas do teatro, da fotografia, das artes visuais e da literatura, sejam estudantes, profissionais ou amantes da arte em geral.

Quem se interessar pelo projeto, pode conferir, além do livro, o evento de lançamento onde seus autores falam sobre o processo de criação para a obra: https://youtu.be/GarB-Vep-dc

 

Biblioteca Virtual de Design Cênico

A Biblioteca Virtual de Design Cênico(BVDC) é uma plataforma online que disponibiliza publicações em acesso aberto. Lançada em 2021 pela UTFPR – campus Curitiba, ela dispõe um acervo de pesquisas sobre diversas áreas: cenografia, arquitetura teatral, iluminação e maquiagem cênicas, figurinos, sonoplastia e teatro de formas animadas. Estão disponíveis estudos, especialmente, sobre teatro, mas pode-se ter acesso a trabalhos sobre dança, carnaval, festas populares, circo, exposições, entre outros temas sempre com o foco no design cênico.

Ali são agrupados livros, dissertações de mestrado, teses de doutorado, dossiês temáticos de revistas especializadas, a maioria conteúdos produzidos no Brasil, em especial, por universidades públicas brasileiras, todos materiais gratuitamente acessíveis.

A plataforma foi elaborada com bolsas estudantis de um edital de apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REAs), promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR. A BVDC não abriga conteúdos, apenas disponibiliza os links de materiais em suas plataformas originais. Assim, as pessoas são conduzidas a repositórios oficiais em dezenas de instituições.

A reunião desse acervo dá destaque a uma produção nacional relevante e facilita a pesquisa de quem e interessa por estes temas, sejam estudantes, professores, pesquisadores, artistas ou público em geral.

 

 

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Os três livros podem ser baixados gratuitamente em PDF acessando: https://tut.ct.utfpr.edu.br/index.php/blog/

A Biblioteca Virtual de Design Cênico é igualmente de acesso gratuito:  https://bibliotecadesigncenico.ct.utfpr.edu.br/ 

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