Boas, amigos. E a arbitragem no Brasil continua um caos. Tenho acompanhado vários jogos e o que vejo é que os senhores árbitros continuam errando de forma grotesca. A CBF anunciou o ex-árbitro Wilson Luiz Seleme para comandar o setor de árbitros no futebol brasileiro. Este senhor, quando apitava, era o que o também ex-arbitro Valdir de Cordova Bicudo classificava como do ‘baixo clero’. E hoje está encarregado de ser o ‘todo poderoso’.

O que vemos há anos são os senhores do apito comentendo graves erros na condução dos jogos Brasil afora. O problema é que isso tem sido prejudicial no resultado final dos jogos. A dona CBF anunciou um lucro na casa do bilhão e poupa dinheiro com o VAR nesta fase da Copa do Brasil. Já abordei essa ideia de um intercâmbio com árbitros europeus, mas fui uma voz no deserto. E não vejo interesse de uma melhora, pois o que se tem como meta é só lucro. A qualidade final que se exploda, pois ao término de cada jogo fica aquele sentimento de que a vida segue. É assim que as coisas são tratadas no nosso país: o famoso ‘deixa pra lá’.

A violência continua
O MPPR ordenou em conjunto com os clubes, Coritiba e Santos, torcida única. E os bandidos afrontaram. Pelas redes sociais, fizeram várias ameaças. Sempre gostei de ver a festa das torcidas do time da casa e do visitante, mas hoje isto é temerário, pois esses bandidos travestidos de torcedores são o gande problema a ser enfrentado pela Justiça. Cabe às diretorias dos clubes brasileiros unir-se para tomar uma providência urgente às cenas mostradas do confronto entre santistas e coxas no entorno da Vila Belmiro. É algo que remete aos tempos romanos, ou seja, pura selvageria. E as redes sociais servem para fomentar ainda mais a sede destes ‘canibais sociais’. Isto espanta o verdadeiro torcedor, que daqui a pouco vai preferir ficar em casa acompanhado o jogo do seu time pela televisão. E não culpe o momento conturbado que vivemos em termos de política, pois esse estado de violência já vem de décadas e sempre com ações nada eficientes da Justiça.