Evelyn de Almeida Orlando lança obra sobre a influência dos manuais de catecismo na Educação brasileira. (Imagem: Divulgação)

Entre os anos de 1937 e 1965 Mons. Álvaro Negromonte, influenciado pelo Movimento da Escola Nova, publicou uma série de obras no campo do Ensino Religioso destinadas à escola e à formação de professores, as quais tornaram-se referências na Igreja Católica sendo largamente utilizadas em seu sistema de ensino. Este estudo sistematiza parte da influência da Igreja Católica na educação brasileira, fato verificado ao longo da história deste país.

A partir das publicações do Mons. Álvaro Negromonte este livro assinado pela professora Evelyn de Almeida Orlando, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR, na Escola de Educação e Humanidades – Programa de Pós-Graduação em Educação, discute um aspecto desta história que são os livros para formação cultural e religiosa dos estudantes em diferentes momentos da educação deste país. Portanto, a publicação tem como chave de leitura a discussão dos catecismos como um projeto editorial, político e pedagógico que teve seu lugar muito bem demarcado na história da educação no Brasil, vinculado a um projeto maior de renovação da pedagogia católica no âmbito da modernidade no cenário nacional.

Os catecismos são entendidos como uma categoria de obras com a intenção pedagógica da orientação religiosa dos estudantes. Ao longo dos capítulos verifica-se a sistematização de uma série de questões em torno da produção dos livros e da relação quase simbiótica entre autor e editor. De um lado, o autor, o qual  acreditava que tinha algo a dizer, algo que queria publicizar; de outro lado, o editor, o qual ao optar por investir em uma obra, atribuía-lhe um valor simbólico, potencializado pela sua representação no mercado editorial.

Do resultado desses diferentes interesses em jogo e das negociações que se estabelecem a partir daí, nasce o livro. Do mercado editorial para mercado educacional, os catecismos do Monsenhor Negromonte colocam em circulação um projeto político, pedagógico e cultural de uma época sintonizado com os debates que vinham ocorrendo no campo educacional brasileiro.


Coleção lançada pela Editora Appris, oferece desconto aos compradores online. (Imagem: divulgação).