A partir de hoje, todo dia 04 de fevereiro será o Dia Internacional da Fraternidade Humana (Imagem: Pixabay)

Hoje (21), a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu por unanimidade que, em todo dia 4 de fevereiro seja festejado, anualmente, o Dia Internacional da Fraternidade Humana, começando em 2021. A escolha da data é uma forma de comemorar o fato de que, em 4 de fevereiro de 2019, o Papa Francisco e o grande imã de Al Azhar, o Sheikh Ahmed al-Tayeb, assinaram o histórico “Documento sobre a Fraternidade Humana” em Abu Dhabi.

A resolução da Assembleia Geral da ONU se refere especificamente a esse evento significativo nas relações entre cristãos e muçulmanos como a inspiração para a data. “Foi uma grande conquista histórica na história da humanidade”, disse Mohamed Mahmoud Abdel Salam, secretário-geral do Comitê Superior para a Fraternidade Humana, grupo que liderou a iniciativa. Ele fez história em outubro de 2020, quando se tornou o primeiro muçulmano a apresentar uma encíclica papal, a recente carta “Fratelli Tutti”, assinada pelo papa Francisco.

“Isso significa o reconhecimento internacional dos esforços conjuntos do Grande Imam de Al Azhar e do Papa Francisco na promoção do diálogo inter-religioso e intercultural”, disse Salam. Os membros da comissão se reuniram com o secretário-geral da ONU, António Guterres, em dezembro de 2019, e Salam entregou-lhe uma carta com a proposta para o dia ser internacionalmente reconhecido. Mas como o comitê não pôde apresentar a proposta à assembléia – apenas um estado membro pode fazer isso – e pediu aos Emirados Árabes Unidos que a apresentassem, coordenando esforços para obter o apoio necessário dos membros da ONU.

O pedido para declarar este dia internacional foi apresentado à Assembleia Geral em 21 de dezembro pelos Emirados Árabes Unidos em nome de 34 países, incluindo Bahrein, Egito e Arábia Saudita. A resolução ganhou o apoio dos 27 Estados membros da União Europeia e também dos Estados Unidos e foi aprovada por unanimidade.

O Comitê Superior para a Fraternidade Humana inclui dois católicos – o cardeal Miguel Ayuso, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, e o ex-secretário particular do Papa Francisco, o Monsenhor Yoannis Lahzi Gaid, que é um sacerdote católico copta. Outros membros incluem o secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas, cinco muçulmanos, um rabino judeu e um ex-secretário-geral da Unesco.

De acordo com o discurso de Salam, a “fraternidade humana é solução para apagar a violência, a discriminação e o ódio em nome da religião.” Para ele, a aprovação deste Dia Internacional da Fraternidade Humana pelas Nações Unidas é um resultado importante para a humanidade. Que assim seja! 

Gostou desta análise? Compartilhe-a em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer nosso blog. 

    * Ana Beatriz Dias Pinto, é comentarista convidada do blog e nos traz reflexões sobre temas atuais e contextualizados sob a ótica do universo religioso, de maneira gratuíta e sem vínculo empregatício, oportunizando seu saber e experiência no tema de Teologia e Sociedade para alargar nossa compreensão do Sagrado e suas interseções. Quer falar com ela? Escreva para [email protected]