A linguagem é o meio mais importante para se compreender o desenvolvimento e toda a formação dos processos cognitivos e existentes na consciência do ser humano (Imagem: Pixabay). 

É impossível analisar o pensamento humano sem compreender suas relações com a formação da linguagem. É por meio dela que os seres humanos expressam seus sentimentos, valores, ideias e as relações com o mundo onde estão inseridos. Desde o período em que os homens das cavernas se relacionavam (sem ter satélites, smartphones ou o conhecimento de diferentes idiomas, por exemplo), de algum modo eles já se comunicavam por meio da linguagem – sejam os balbucios ou mesmo os primeiros desenhos nas cavernas – que eram as formas de expressão daquele período da humanidade.

Gradativamente, a tomada de posse da linguagem e sua evolução ao longo da trajetória da humanidade foi possibilitando a compreensão da própria evolução do ser humano e de seu pensamento. A cada descoberta (como o fogo e a roda por exemplo), e também a cada contato com a natureza e com outros seres (relações de caça, de procriação) e também aprendendo sobre si mesmo (limites, necessidade de alimento e proteção, dentre outros), o pensamento humano foi se ampliando. Assim, a evolução humana faz parte da evolução do pensamento e também da linguagem.

E isso ocorre na vida de todos nós. Afinal, não nascemos com uma linguagem constituída. Quando somos ainda bebês, nosso modo de nos relacionar com o mundo é o choro, por exemplo. E pouco a pouco vamos constituindo nossa linguagem a partir do aprendizado das primeiras palavras, da nossa interação com nossos familiares, ao compreender a função dos objetos, as formas de encontrar soluções para encaixar brinquedos num local… A cada aprendizado vamos ampliando nosso modo de pensar e de nos comunicar. A necessidade de se comunicar, de se expressar, fez com que a linguagem humana surgisse e que por meio dela o homem crie e recrie o mundo, à medida que amadurece seu pensamento.

Portanto, a linguagem é o meio mais importante para se compreender o desenvolvimento e toda a formação dos processos cognitivos e existentes na consciência do ser humano. É através da linguagem que podemos, por exemplo, explicar símbolos ou sistemas simbólicos. Também no campo da psicologia, da comunicação ou mesmo da teologia isso é muito útil, pois pela linguagem podemos compreender o sentimento humano, sua forma de estar no mundo, de compreender o mundo e de se relacionar com ele.

Ao longo da vida, nossos pensamentos não são estáticos: eles se movem, também amadurecem e se desenvolvem constantemente para desempenhar nossas relações sociais, solucionar problemas e também nosso auto-conhecimento.

Do mesmo modo, se estabelece a vida de oração e de comunhão com o sagrado, que nada mais é, do que também uma forma de comunicação e de desenvolvimento da linguagem para relacionar-se com o Divino.