No Dia Mundial da Criatividade, o polo gastronômico Mercado Sal, em Curitiba, foi palco do lançamento do livro “O melhor da vida – simples e de graça” de autoria de Jean Sigel. A data é comemorada todos os anos, desde 2014, em mais de 50 países do mundo. O evento também contou com um bate-papo entre os convidados e os protagonistas da obra: o autor, sua mulher e as duas filhas do casal, e com a intervenção artística do ator Hique Veiga.

O livro, que leva o selo da Escola de Criatividade, reúne relatos, reflexões e dicas com foco nas brincadeiras infantis que dependem pouco, ou nada, de dinheiro. Tomar banho de chuva ou de rio, casa da árvore, encontrar minhoca na terra, contar histórias, se fantasiar, desenhar, dar um abraço, apreciar o pôr do sol, brincar na lama, caça ao tesouro, semear plantinhas na horta, são apenas alguns exemplos que o livro apresenta, destacando, além da diversão, a importância de uma relação próxima e cercada de afeto entre pais e filhos.

A ideia surgiu em 2011, quando as filhas de Jean e de Tatiana Sigel – Giulia e Giovanna – tinham 5 e 2 anos de idade (hoje com 12 e 9, respectivamente). “Certo dia postei nas redes sociais uma brincadeira que fiz com minhas filhas em um gramado onde escorregávamos de caixa de papelão ladeira abaixo. Descrevi o que divertia tanto pais e filhos de maneira simples e que não custava absolutamente nada. Muita gente curtiu, comentou, compartilhou. E dali por diante, toda brincadeira que realizávamos fora de casa, ou dentro em dia de chuva, numa viagem, na praça ou na praia, que fosse simples e de graça, eu postava e mais gente seguia, comentava e se inspirava”, recorda Jean. Os registros foram publicados no formato de série no Facebook e gerou muitas curtidas e compartilhamentos. “Amigos e pessoas que acompanhavam os posts me falavam: Jean, faça um livro dessa série logo”, lembra o autor. No evento de sábado, Jean destacou que foram mais de 200 histórias e brincadeiras para a família selecionar, resultando em 40 publicadas.

“O melhor da vida – simples e de graça” é interativo e leva o leitor a um universo divertido que estimula a criatividade na infância e as relações familiares, colaborando para a criação e o fortalecimento do senso de pertencimento, da liberdade e da memória. O autor ainda enfatizou que acredita que toda criança tem direito a uma infância livre e que proporcione a ela a autenticidade e simplicidade de ser criança.

Financiamento coletivo – Entre a série do Facebook e o lançamento, a obra passou pelo processo de crowdfundig – financiamento coletivo (conhecido também como “vaquinha digital” entre amigos, familiares, parceiros e amigos de amigos). Foi o caminho que Jean e Tatiana encontraram para viabilizar o livro. A campanha durou 60 dias (com início dia 08 de dezembro de 2017) e arrecadou o valor suficiente para a impressão do material àqueles que apoiaram a iniciativa e ainda foi possível rodar unidades para doação a instituições de proteção de apoio à leitura.