Unicesumar-gastronomia-reality

Aconteceu em Maringá, entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, o primeiro reality universitário de Gastronomia do Brasil, realizado pela Unicesumar. A equipe Manjericão foi a grande vencedora do Mão na Massa, que recebeu como prêmio uma bolsa integral até o final da graduação e de uma pós-graduação na área – Gastronomia Funcional e Natural ou Gestão Estratégica em Negócios Gastronômicos. Além disso, receberam um kit de facas Century e a assinatura anual da revista Prazeres da Mesa.

O Mão na Massa foi disputado por 24 estudantes de Gastronomia da Unicesumar, representantes dos polos de Educação a Distância (EaD) de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de acadêmicos de dois dos quatro campi da instituição no Paraná (Maringá e Ponta Grossa). Durante a competição, os participantes enfrentaram cinco provas: prato autoral (voto popular), harmonização de massas com vinho, hambúrguer, comida de boteco com reaproveitamento de alimentos, confeitaria e menu degustação, com jantar completo.

Na grande final, disputada na noite da última sexta-feira (02), as seis equipes tiveram que preparar um menu degustação com 25 porções de três pratos: entrada, prato principal e sobremesa. O cardápio da equipe Manjericão foi composto de entrada de Camarão à baiana, prato principal de nhoque de banana da terra com ragu de javali e sobremesa de pudim de tucupi negro com chantilly de camuru e tuile de castanhas do Brasil.

Fizeram parte da equipe Manjericão o cozinheiro Alex Sandro Cobo, de Adamantina (SP), pela corretora de seguros Eliana Gomes Santana, de Cruz das Almas (BA), pelo cozinheiro Roberto Belini Costa dos Santos, de Boa Vista (RR), e pela técnica de enfermagem Sandra Bispo de Melo, de Formosa (GO).

O reality representou uma motivação para os alunos, professores e coordenadores do curso. O aluno Belini, que atua há oito anos na área de Gastronomia, disse que a vitória o motivou a se aprimorar mais na área, ainda mais agora com a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos com a pós-graduação. Para o coordenador do curso de Gastronomia da Unicesumar e do Mão na Massa, professor Vinícius Pires, o reality foi um divisor de águas, especialmente para a Educação a Distância. A competição, disse ele,  foi uma comprovação de que é possível formar profissionais de qualidade para o mercado de trabalho e adiantou que dará continuidade ao reality com a segunda edição do Mão na Massa, já em fase de organização.

*** Audiodescrição da Imagem: Na foto colorida, os vencedores do reality estão sorrindo e mostrando os prêmios recebidos.

Fonte: com informações da Assessoria de Imprensa – NQM Comunicação.