Semana que vem o ponto de encontro dos profissionais de TI será em Ponta Grossa. De 17 a 21 de junho ocorrerá, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Ponta Grossa,  a Semana de Atualização da Tecnologia da Informação, com patrocínio da TOTVS Curitiba.  A expectativa é de que 600 pessoas – entre empresários, profissionais de TI e acadêmicos – participem do evento.

Uma série de palestras, oficinas, minicursos, relatos acadêmicos e profissionais faz parte deste evento que  objetiva oferecer oportunidades para os estudantes e profissionais se atualizarem em um mercado de atuação que só cresce em nosso País. No entanto, a área de TI passa por um paradoxo: apesar de contar com grande número de vagas disponíveis, as empresas não encontram a qualificação necessária da mão de obra.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), só no Brasil, até 2014, serão necessários 78 mil novos especialistas nesse segmento, contudo apenas 33 mil terão a formação necessária para ingressar no mercado de trabalho.

Dados da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (Abradisti) mostram que os salários dos profissionais da área cresceram em um ritmo superior ao da inflação nos últimos anos. A remuneração média atinge cerca de R$ 2.950 para especialistas com dois ou três anos de experiência. Além da falta de qualificação técnica, a dificuldade com as línguas estrangeiras, especialmente o inglês, aparece como outra barreira para profissionais desse setor.

TOTVS em Ponta Grossa
Com o propósito de facilitar a intermediação entre profissionais e empresa, a TOTVS montará estande para apresentar a empresa, as oportunidades e cadastrar profissionais no banco de talentos da unidade.  Além disso, a empresa fará a divulgação do curso de Formação em Tecnologia TOTVS, voltado aos estudantes dos cursos de Análise de Sistemas, Ciências da Computação e Engenharia da Computação. “Nosso propósito é buscar a capacitação de talentos, mostrando o que se espera de um profissional tanto na parte técnica quanto comportamental”, afirma o gestor de Capital Humano Estratégico da TOTVS Curitiba, Antonio Carlos Annies. O curso terá duração de 50 horas e acontecerá em julho.

Recentemente, a TOTVS inaugurou unidade em Ponta Grossa, que ainda está com os processos seletivos para contratação de profissionais em aberto. O espaço conta com estrutura operacional com escritório, sala de reuniões e área de apoio para a equipe local. A expectativa é que, até 2016, cerca de 70 profissionais estejam atuando na sede.

Serviço
Semana de Atualização da Tecnologia da Informação
Quando: De 17 a 21 de junho.
Horário: Três períodos: das 8h30 às 10; das 13h30 às 17h30; 19 às 20h30.
Onde: UTFPR – Ponta Grossa (Avenida Monteiro Lobato, s/n, Km 04)
Inscrições: A partir de 10 de junho pelo site http://sati.pg.utfpr.edu.br/
Informações: http://dainf.pg.utfpr.edu.br/.

Fonte: com infromações da Central Press