Acervo pessoal

Qual a idade adequada para apresentar o livro a uma criança? Para algumas famílias e educadores, a divertida resposta é: a partir do primeiro dia de vida!

“Esse é um recurso muito rico, excelente para trabalhar  vínculo, afeto, concentração, sequência,  observação e muito mais”, conta a pedagoga e diretora do Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil, Marianna Canova. Ela explica que, na primeira infância, existe a construção da linguagem, e é preciso ajudar o bebê a entender as figuras e tudo que ele está enxergando ao seu redor. “Não precisa falar no diminutivo nem facilitar demais a história. Você pode usar um repertório linguístico rico (com o apoio de diversas entonações sonoras), porque a criança quer aprender sobre o mundo e ela é capaz disso. A nossa linguagem é a janela para o mundo. É com ela que apresentamos a vida para a criança e a conectamos conosco e com o mundo.”

No Peixinho Dourado, a equipe pedagógica percebeu diversos casos de atraso de linguagem após a pandemia, e a contação de histórias e o acesso a livros tem sido um importante aliado para auxiliar os pequenos. Agora, nossa biblioteca itinerante foi ampliada inclusive para o berçário e os próprios bebês escolhem o livro que levarão para casa, onde podem ler com a família.

Para o casal Danielle e Romildo de Bairro, os livros têm sido grandes aliados na criação do pequeno Benjamin. Aos três anos de idade, ele já tem dezenas de títulos preferidos, e pede para ler de dia e de noite. “Desde a gestação, nos preocupamos em criar um ambiente saudável para despertar o interesse dele em aprender, e por isso demos acesso a livros desde que ele nasceu”, conta Danielle, que é pedagoga. “O livro não é só o melhor amigo dele, mas também um apoio. No berçário funcionou como objeto de apego na adaptação escolar, e hoje auxilia no desenvolvimento da linguagem, que foi um desafio durante a pandemia, devido à falta de socialização.”

“Faça uso de bibliotecas, ou, se puder, compre alguns, mas permita o livre acesso de seu filho aos livros: você vai criar um leitor por toda a vida”, sugere Marianna.

Ela também indica o curso online rápido e gratuito promovido pelo portal Nova Escola, “Leitura para bebês” (disponível em https://cursos.novaescola.org.br/curso/11/leitura-para-bebes/resumo?logged=false um excelente recurso para quem tem receio de encarar os livros). 

E, para terminar, veja alguns títulos preferidos do Benjamin (3 anos):

  • “O casamento do passarinho” (Hendrik Jonas) 

  • “Nina e Ludovido: mágica!” (Aline Abreu)

  • “Aperte aqui” (Hervé Tullet)

  • “Sinfonia dos animais” (Dan Brown)

  • “Bárbaro” (Renato Moriconi)

  • “A cor de Coraline” (Alexandre Rampazo)