Na Espanha a melhor maneira de procurar emprego é pelos sites especializados.  A Prefeitura de Barcelona, por exemplo, realiza por meio do Cibernarium cursos gratuitos para pessoas de baixa renda que estão sem emprego e  não sabem nem usar o computador, o teclado e o mouse. São três aulas: “Como usar o teclado”, “Como usar o mouse” e “Como se cadastrar nos sites de emprego” . O sistema funciona e vem ajudando muitos espanhóis, ainda mais nesta época de crise.

Aqui no Brasil, muitos brasileiros usam o Linkedin para fazer contatos profissionais e outras redes sociais vêm surgindo para ajudar, especialmente, os desempregado. Uma delas é a Rede Desempregados.com.br, que já atua no País desde Dezembro de 2012. A rede social é gratuita e tem sido um ótimo canal para empresas divulgarem vagas em aberto e para pessoas buscaram vagas de trabalho em aberto.

O fundador da Rede Desempregados, o advogado e psicanalista, pós-graduado em Liderança Multifocal e especialista em redes sociais, Carlos Eduardo Balcarse, explica que o serviço segue um modelo diferente do que existe hoje no mercado. “Somos a primeira Rede Social e Solidária do País e estamos mudando o conceito de divulgação de vagas e currículos. Podemos auxiliar em possíveis “migrações” de mão de obra. Por não estarmos regionalizados, os candidatos e empresas poderão ter acesso a informações de várias partes do País”.

O serviço é disponível em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol) e são oferecidos gratuitamente:

– CADASTRO DE VAGAS

Onde as empresas podem cadastrar suas Vagas Gratuitamente.

– BANCO DE CURRÍCULOS

Onde as empresas tem acesso irrestrito a todos os Currículos cadastrados gratuitamente.

– CADASTRO DE CURRÍCULOS

Onde os candidatos podem cadastrar seus currículo gratuitamente.

– CLASSIFICADOS

Onde as empresas e os candidatos podem anunciar gratuitamente seus produtos e serviços.

– CHAT ONLINE

Onde as Empresas poderão realizar suas entrevistas On-line com Áudio, Vídeo e Texto.

– FÓRUNS

Onde as empresas e os candidatos poderão trocar informações, tirar dúvidas, etc…

– ENQUETES

Onde as empresas e os candidatos poderão também interagir.

– GRUPOS DE VAGAS

Os Grupos de Vagas estão divididos por Cidades e Estados e onde as empresas podem também divulgar suas vagas e os candidatos filtrar sua pesquisa por emprego.

– EVENTOS

Onde poderão ser divulgados qualquer tipo de Evento relacionado ao Mercado de Trabalho (cursos, palestras, etc…).