O Jesus de Cecília Giménez está dando o que falar. A repercussão da considerada “pior restauração do mundo” do quadro “Ecce Homo” feito sem autorização pela espanhola de 81 anos ainda está rendendo notícia na imprensa. Os advogados entraram com pedido de direitos autorais pela “obra de arte”, originalmente criada no século 19 pelo artista espanhol Elías García Martínez e “restaurada” por ela de forma desastrosa tornando alvo de piadas ma internet. A informação foi divulgada pela RTVE na última segunda-feira.

Em pouco mais de três semanas, o quadro destruído recebeu cerca de 30 mil visitantes curiosos que vão até o local conferir de perto para ver de perto o trabalho. A fundação que faz a manutenção do local passou a cobrar 1 euro dos visitantes adultos que quisessem ver e fotografar a obra. Segundo o El País, a fundação, dona da igreja, fez 2 mil euros só em 4 dias.

Será que a idosa tem direito a parte desse dinheiro? Ela restaurou uma obra de arte “sem pedir permissão”, mas com “boas intenções”. Pensou que tinha agido com boa vontade, segundo a secretaria local de cultura, mas transformou completamente a obra atribuida a Elías García Martínez, e acabou se sentindo culpada e pedindo desculpas pela ação.

A fundação já entrou em contato com sua assessoria jurídica para saber como proceder, caso Cecília entre com o pedido de direitos autorais, mas deixa claro que não tem interesse em iniciar uma batalha judicial.