• 19/09/2018

    Ex-candidato ao Senado é preso em Londrina na Operação Registro Espúrio

    Ex-candidato ao Senado é preso em Londrina na Operação Registro Espúrio
    Mauri Viana (Foto: Divulgação)

    Cláudio Osti, do Poçoca com Cebola, disse que em Londrina é comum cair casinha de políticos ou ligados a eles.

    Ontem, a Operação Registro Espúrio derrubou a casa de Mauri Viana, presidente da Federação Nacional do Trabalhadores em Cooperativas (Fenatracoop), que foi preso e encaminhado para a sede da Polícia Federal.

    Viana foi candidato ao Senado Federal pelo PRP no Paraná, em 2014, e irmão do candidato a deputado Federal Maurílio Viana (PP).

    As investigações indicam a atuação de uma organização criminosa em entidades interessadas em obter, de forma fraudulenta, restituições de contribuições sindicais recolhidas indevidamente da CEES.

  • 19/09/2018

    Comércios vão poder usar o recuo para estacionamento

    Comércios vão poder usar o recuo para estacionamento
    Mauri Viana (Foto: CMC/Divulgação)

    Com o crescimento da capital paranaense nos últimos 20 anos, algumas leis precisam ser revistas pela Câmara Municipal de Curitiba.

    Os Vereadores aprovaram uma delas: a proposta que autoriza o uso do recuo obrigatório para a circulação e o estacionamento de veículos, contra a orientação do líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB) que teria arrajado uma viagem para cuidar da campanha de deputado estadual, conforme testemunhos de vereadores da base aliada.

    O único problema é que o Conselho de Urbanismo vai avaliar as solicitações, aumentando a burocracia, quando a liberação deveria ser automática.

  • 19/09/2018

    Vice de João Arruda tem candidatura indeferida

    Vice de João Arruda tem candidatura indeferida
    Mauri Viana (Foto: CMC/Divulgação)

    A candidata a vice na chapa do MDB, Professora Eliana Cortez teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

    A “coligação Paraná: emprego, educação e combate à corrupção” já recorreu da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    O líder do PSD na Assembleia Legislativa do Paraná, Marcio Nunes, disse que agora está esperando que João Arruda “venha justificar os motivos que levaram o TRE-PR não aprovar a candidatura da vice dele.”

  • 19/09/2018

    Candidatura de Nelson Tureck virou vinagre

    Candidatura de Nelson Tureck virou vinagre
    Nelson Tureck (Foto: Divulgação)

    O ex-prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (Pode) teve o registro da candidatura a deputado estadual indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por 5 votos a 1

    Tureck foi barrado com base na Lei da “Ficha Limpa”, por ter sido condenado no escândalo conhecido como “Sacolinha da Tim”,

    O candidato promete recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    A decisão vai beneficiar Márcio Nunes (PSD) e Douglas Fabrício (PPS) que tem base eleitoral na cidade.

  • 19/09/2018

    Beto Richa busca espaço nas redes sociais e nos blogs

    Beto Richa busca espaço nas redes sociais e nos blogs
    Beto Richa (Foto: AEN)

    Após os acontecimentos da semana passada quando o ex-governador Beto Richa (PSDB) foi preso juntamente com o jornalista e chefe de gabinete Deonílson Roldo, o candidato ao Senado Federal foi obrigada a fazer mudanças na comunicação.

    Quem assumiu com destaque a vaga foi a jornalista Nani Marcos, expert em redes sociais e em gerenciamento de crises.

    Nani conseguiu arejar a campanha de Richa e dar esperança de recuperação, mesmo com as dificuldades devido a desconstrução da imagem do tucano.

  • 19/09/2018

    Vereadores derrotados querem ser deputados em 2018

    Vereadores derrotados querem ser deputados em 2018
    Pedro Paulo, Gustavo Fruet e Roseli Isidoro (Foto: Divulgação)

    Depois do mico nas eleições municipais, Pedro Paulo (PDT), Roseli Isidoro (PDT) e Carla Pimentel (PSC) buscam voltar a vida pública disputando vagas na Assembleia Legislativa do Paraná.

    Roseli Isidoro se elegeu como “Roseli da Pá Virada” pelo Partido dos Trabalhadores e trocou a legenda pelo PDT para permanecer secretária da Mulher, na gestão Gustavo Fruet.

    Pedro Paulo também veio do petismo, foi líder do ex-prefeito Gustavo Fruet e 1º secretário da Câmara Municipal de Curitiba, se filiou ao PDT para disputar a eleição passada e naufragou nas urnas.

    Carla Pimentel tem chance de voltar a vida pública, mas não como deputada estadual; pode se tornar vereadora caso Mestre Pop (PSC) consiga o upgrade político.

  • 19/09/2018

    Pesquisa Radar/DI confirma vitória de Ratinho Junior no 1º turno

    Pesquisa Radar/DI confirma vitória de Ratinho Junior no 1º turno
    Darci Piana e Ratinho Junior (Foto: Rodrigo Félix Leal)

    Do Diário dos Campos

    Ratinho Junior (PSD) venceria a eleição para governador do Paraná já no primeiro turno, segundo pesquisa do Instituto Radar encomendada pela Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI) . Ratinho Junior lidera a intenção de votos com 40,1% na pesquisa estimulada. A soma de todos os outros candidatos é de 31,6%. Os eleitores indecisos representam 16,5%  e os votos brancos e nulos 11,0%

    Em segundo lugar, com 17%,aparece Cida Borghetti (PP). João Arruda (PMDB) é o terceiro colocado (7,4%), seguido por dr. Rosinha do PT com 4,6%. Os outros candidatos estão com índice abaixo de 1%. Professor Ivan Bernardo (PSTU) tem 0,8%,  Ogier Buchi (PSL) 0,7%,  Jorge Bernardi (REDE) 0,7%, Professor Piva(PSOL) 0,7%, Priscila Ebara (PCO) 0,3% e Geonísio Marinho (PRTB)  0,2%. 

    Ogier Buchi aparece no levantamento porque quando a pesquisa foi a campo seu nome ainda constava na relação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na última terça-feira (18),  o candidato do PSL, teve sua candidatura indeferida pelo TRE por unanimidade. 

    Na soma dos votos válidos, Ratinho Junior consolida a vitória no primeiro turno com 55,3% das indicações.  Os outros candidatos, todos somados alcançam 44,7%: Cida Borghetti (23,4%), João Arruda (10,2%), dr. Rosinha (6,3%), Professor Ivan Bernardo 1,1%,  Ogier Buchi (1,0%),  Jorge Bernardi (1,0%), Professor Piva (1,0%), Priscila Ebara (0,4%) e Geonísio Marinho (0,3%).

    Cida tem maior rejeição

    O Instituto Radar também perguntou em qual candidato o eleitor jamais votaria. Cida Borghetti tem a maior rejeição com 22,7%, praticamente o mesmo índice de  dr. Rosinha que é 22,2%.  Ratinho Júnior tem 19,3% e João Arruda 12,3%. Professor Piva tem índice de rejeição de 7,6%, Priscila Ebara (7,4%), Ogier Buchi (7,2%), Geonísio Marinho (6,6%), Jorge Bernardi (6,5%) e Ivan Bernardo (6,3%). O resultado do índice de rejeição é um resultado múltiplo, pois cada entrevistado pode indicar mais de um candidato que não votaria e soma dos votos na pesquisa totalizou 151,4%. Entre os eleitores consultados, 33,3% não se manifestaram.

    A pesquisa Radar Inteligência – Eireli ME -  foi realizada de 14 a 17 de setembro. A amostragem somou  1.494 entrevistas com margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos e  intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi contratada pela Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI) e está registrada sob o número  PR-05041/2018.

  • 19/09/2018

    PGR recorre de decisão de Gilmar Mendes para soltar Beto Richa

    PGR recorre de decisão de Gilmar Mendes para soltar Beto Richa
    Raquel Dodge (Foto: Divulgação)

    A procuradora-geral Raquel Dodge recorreu da decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de soltar o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB).

    Dodge pediu a revisão do habeas corpus e a prisão de Richa e questionou a tática utilizada pela defesa

    O Ministério Público do Paraná também recorreu da decisão e caso a retratação não seja positiva, o MP-PR pede que o recurso seja submetido ao Plenário.

  • 19/09/2018

    TRE-PR indefere candidatura de Ogier Buchi

    TRE-PR indefere candidatura de Ogier Buchi
    Ogier Buchi (Foto: Divulgação)

    O advogado Ogier Buchi (PSL) teve a candidatura indefeira pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

    Buchi não vai jogar a toalha e vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter-se no jogo eleitoral.

    O TRE-PR já confirmou 1064 registros de candidaturas, quatro com recursos, 62 indeferidos com recursos e 114 estão sub judice.

    Até o momento 14 candidatos tiveram registros negados e 29 renunciaram.

  • 18/09/2018

    Ratinho Junior pretende acabar com a corrupção no Paraná

    Ratinho Junior pretende acabar com a corrupção no Paraná
    Ratinho Junior (Foto: Rodrigo Félix Leal)

    Ratinho Junior participou da sabatina que a Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB/PR) garantiu que vai criar mecanismo para acabar com a corrupção no Estado.

    Ele apresentou o mecanismo de controle nos órgãos estaduais do Paraná, o compliance.

    “O Estado é uma máquina muito complexa, por isso precisamos deste mecanismo para evitar desvios de conduta e de recursos e dar transparência a todos os processos. No nosso governo, as licitações serão transmitidas pela internet”, garantiu o candidato.

    Junior também abordou temas na sabatina da OAB como Educação, Segurança Pública e Combate a Corrupção.

DESTAQUES DOS EDITORES