Blog do Tupan

Política sem meias palavras

Publicidade
Blog do Tupan

Traiano abre terceira edição do Parlamento Universitário

Traiano abre terceira edição  do Parlamento Universitário
Parlamento Universitário (Foto: Divulgação)

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), abriu a 3º edição do Parlamento Universitário, um projeto que envolve estudantes de nove instituições de ensino superior de Curitiba. A iniciativa permite aos alunos, selecionados entre mais de 800 inscritos, viver toda a rotina de um deputado estadual durante duas semanas. Incluindo ocupar cadeiras dos deputados no Plenário, apresentar e debater projetos, participar das comissões temáticas.

“Essa iniciativa sintetiza todo esse desejo de mudança pelo qual o país clama. Esse projeto é um exemplo para o Brasil. Ele dá a oportunidade aos nossos jovens de estarem aqui e vivenciar a vida de um Parlamento e, quem sabe, se tornarem nossos futuros líderes políticos. Meu conselho para esses estudantes é o de que criem a própria identidade. Venham aqui para buscar conhecimento, amadurecer politicamente, criar gosto pela política”, disse Traiano.

O Parlamento Universitário é mais uma iniciativa da Mesa Diretora da Assembleia, comandada por Traiano. A intenção é abrir as portas da Assembleia para a comunidade”, explica o coordenador da Escola do Legislativo Dylliardi Alessi. Instituída em 2015, a iniciativa foi premiada ano passado pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) como o melhor projeto do gênero no Brasil, concorrendo com propostas de outras assembleias, câmaras municipais e tribunais de contas de todo o país.

Dylliardi Alessi ressalta a importância da troca de experiências e da possibilidade de a Assembleia receber boas ideias vindas dos universitários. “Algumas propostas de outras edições foram adotadas por deputados, estão tramitando na Casa e alguns desses alunos podem fazer história como criadores de uma lei estadual”, afirmou.

Serão 54 estudantes que atuarão como se deputados fossem, mais três suplentes, além do governador, ou governadora, que será responsável pela articulação dos interesses do Poder Executivo, durante os 14 dias de atividades. Na cerimônia de abertura, integraram a Mesa os diretores, Juarez Villela Filho (diretor de Assistência ao Plenário), Luiz Fernando Feltran (Procurador Geral), Eduardo Pião Ortiz Abrão (defensor Público Geral do Paraná), Ademar Traiano; Guilherme Brenner Lucchesi (secretário-geral da Presidência da Assembleia), Dylliardi Alessi e Kátia Chagas (diretora de Comunicação).

Quem faz o blog

DESTAQUES DOS EDITORES