O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) encaminhou um bugio para o Instituto Conservacionista Anami, em São José dos Pinhais. O local é especializado em proteção e recuperação de grandes primatas. O animal foi levado ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs) em maio deste ano pela Secretaria de Saúde do mesmo município com suspeita de febre amarela.

Exames realizados no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) descartaram a doença, mas o bugio apresentava sintomas de desequilíbrio motor, provavelmente provocado por uma pancada na cabeça. Depois de ficar mais 15 dias em reabilitação no Cafs, foi encaminhado ao Anami, que possui mais espaço e cuidados especializados para que a melhora continue progredindo.

O Instituto Anami é um empreendimento de fauna silvestre criado em 2007 para receber os grandes primatas que foram destinados dos circos por conta de um projeto de lei que proíbe a criação de chipanzés nestes estabelecimentos. Com o aumento da demanda passou a receber outras espécies.

Dos animais que estão no local, 60% são primatas e 40% pássaros de apreensões do IAP e do Ibama. Dentre eles, 25 chipanzés, macacos-prego, macacos-aranha, orangotango, papagaios e araras.