Pixabay – Existem mais de 3 mil golfinhos em cativeiro

A Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que atua em prol do bem-estar dos animais, lançou documentário “Enganado por um Sorriso”, que mostra a realidade em que vivem golfinhos mantidos cativeiro para o entretenimento, rebatendo o discurso da indústria, que movimenta cerca de 5,5 bilhões de dólares todos os anos.

O documentário conta com a participação de Lorena Lopez, ex-treinadora de golfinhos no México que, após 10 anos trabalhando para o entretenimento, hoje dedica a vida para defender os animais das barbaridades do setor. “A indústria manipula as informações de forma que você acredita que os animais estão sendo bem tratados, que eles estão felizes de performar para o público. Toda a roupagem no discurso faz com que você acredite nisso. Mas, esses animais são privados de comida, forçados a uma carga de treinamentos intensivos, obrigados a se reproduzir, sofrendo de severo estresse físico e psicológico”, afirma a ativista.

Segundo pesquisa da Proteção Animal Mundial existem mais de 3 mil golfinhos em cativeiro. No México, um dos principais polos de golfinhos em cativeiro do mundo, são 240 golfinhos em 29 locais. O uso dessas espécies para entretenimento arrecada anualmente cerca de 500 milhões de dólares com a venda de ingressos.

Nessas atrações cruéis, os golfinhos são usados como pranchas de surf, cercadas por grupos de pessoas, sendo tocados, abraçados e fotografados, em um ambiente barulhento, completamente diferente do habitat natural.

Para assistir o documentário, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=WHNyQSH4HUg