Séries, filmes, livros e um bom vinho

  • Literatura

    Selo Caramelo, da SOMOS Educação, lança três obras infantis de Mauricio de Sousa e Gabriel Chalita em evento virtual

    No dia 28 de setembro, a partir das 17h, o selo Caramelo, da SOMOS Educação, promove o lançamento de três livros infantis feitos em parceria por Gabriel Chalita e Mauricio de Sousa. As obras são O beijo do papagaioO cãozinho sem nome e O peixe Azul. A segunda edição do evento Sabor Literário proporciona um bate-papo entre os autores sobre os bastidores da criação, o desenvolvimento dos personagens e a escolha dos temas. A mediação é feita pela editora dos livros Laura Vecchioli e pela editora de arte Nathalia Laia. Para participar, basta se inscrever pelo link.

    Os três novos livros tratam de uma gama de questões importantes para o crescimento das crianças. Meio ambiente, convivência, acolhimento, amor e morte são alguns dos temas que as obras trazem ao público infantil. Sendo direcionados especialmente para aqueles entre o 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, esses três contos têm como principal objetivo ajudar na construção de aspectos fundamentais como empatia, autoconhecimento, autocuidado e cidadania; competências descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

    O beijo do papagaio conta a história de um papagaio inseguro e diferente dos demais que conhecerá o amor ao encontrar-se com uma sapinha. Já O cãozinho sem nome é protagonizado por um cão de rua em sua tentativa de encontrar um lar. O peixe Azul narra a tentativa de dois peixes de ensinar a um menino a importância de agradecer não só pelo mundo que o cerca, mas pela própria vida.

    Autores renomados

    A dupla possui uma longa carreira de grandes histórias. Mauricio de Sousa, mais conhecido pela criação da Turma da Mônica, é membro da Academia Paulista de Letras e o mais premiado autor de histórias em quadrinhos do Brasil. Já Gabriel Chalita, autor de 90 títulos que totalizam mais de 10 milhões de vendas, explora inúmeros gêneros literários, desde a literatura infantil até teatro e os grandes romances, e é também membro da Academia Paulista de Letras.

    SERVIÇO:

    Evento: Sabor Literário

    Dia: 28 de setembro, segunda-feira

    Horário: 17h-18h30

    Preço: gratuito

    Inscrição: link – quem participar do lançamento ainda terá acesso ao cupom de desconto das obras.

    Apresentadoras: Laura Vecchioli e Nathalia Laia

    Convidados: Gabriel Chalita e Mauricio de Sousa

    Informações sobre as obras:

    O cãozinho sem nome

    Avulso | Caramelo

    Autor: Gabriel Chalita

    Ilustrador: Mauricio de Sousa

    Segmento: Literatura infantil

    Páginas: 48 | Formato: 18 x 26 cm

    Anos sugeridos:  2º e 3º anos

    O beijo do papagaio

    Avulso | Caramelo

    Autores: Gabriel Chalita e Mauricio de Sousa

    Segmento: Literatura infantil

    Páginas: 48 | Formato: 18 x 26 cm

    Ano sugerido:  2º e 3º anos

    O peixe Azul

    Avulso | Caramelo

    Autor: Gabriel Chalita

    Ilustrador: Mauricio de Sousa

    Segmento: Literatura infantil

    Páginas: 48 | Formato: 18 x 26 cm

    Anos sugeridos:  2º e 3º anos

  • Livros

    Raiva, de Bob Woodward, é lançado no Brasil pela Todavia

    Raiva, de Bob Woodward, é lançado no Brasil pela Todavia
    Raiva, de Bob Woodward, é lançado no Brasil pela Todavia (Foto: Divulgação)

    Todavia lança em e-book, no dia 30 de outubro, o livro Raiva, de Bob Woodward, lendário jornalista que revelou os meandros da presidência de Donald Trump no best-seller Medo: Trump na Casa Branca (2018). A pré-venda do e-book começa em 23 de setembro nas principais plataformas. O título chega às livrarias em formato impresso em janeiro de 2021. 

    Nesta nova reportagem, o leitor conhecerá o momento exato em que o presidente norte-americano Donald Trump foi avisado da ameaça representada pela Covid-19. Conforme era informado de que o vírus poderia atingir a escala da gripe espanhola, que matou 675 mil pessoas nos Estados Unidos em 1918, Trump aparecia em público minimizando o perigo da pandemia. 

    Ao longo de sete meses, Woodward gravou dezessete entrevistas com Trump – num raro e detalhado vislumbre da mente do chefe de Estado norte-americano. O que emerge aqui é um presidente combativo, em negação, mas também ocasionalmente em dúvida, afrontado pelas ameaças que vê à sua presidência ou, como ele diz, pela “dinamite atrás de todas as portas”.

    Woodward, o jornalista que trouxe à tona o caso Watergate e que vem há décadas desnudando o poder em Washington, acompanhou o Trump nos momentos decisivos de 2020. Ele revela um presidente que age por instinto, seguindo as práticas e o estilo que definiram seus três primeiros anos no poder. 

    A partir de centenas de horas de entrevistas com o alto escalão do governo, bem como de inúmeros documentos confidenciais, diários, agendas, e-mails e cartas, Woodward mostra como membros do gabinete tentavam manter o país a salvo enquanto Trump desmantelava qualquer tentativa de decisão colegiada nos assuntos de segurança nacional. O livro traz com exclusividade vinte e cinco cartas trocadas entre Trump e Kim Jong-un, um retrato inédito da amizade entre os dois líderes, descrita pelo norte-coreano como saída de “um filme de fantasia”.

    Raiva é um trabalho monumental. Sua ampla documentação é base para uma narrativa dramática, que detalha os bastidores da Casa Branca num momento de profunda crise doméstica e internacional. Um dos maiores jornalistas de todos os tempos, Woodward conseguiu acesso sem precedentes aos corredores do poder. O resultado é um livro que precisa ser lido hoje, mas que já nasce como um clássico do jornalismo.

    Sobre o autor
    Bob Woodward é editor associado do Washington Post, onde trabalhou nos últimos 49 anos. Cobriu nove presidências nos Estados Unidos. Foi vencedor de dois prêmios Pulitzer, o primeiro ao lado de Carl Bernstein pela cobertura do caso Watergate e o segundo em 2003, como chefe de reportagem da cobertura dos ataques terroristas do Onze de Setembro. É autor e coautor de dezoito livros, todos eles best-sellers.

  • Novela

    Laços de Família, 20 anos depois

    Carolina Dieckmann volta às telas como a mimada e sofrida Camila
    Carolina Dieckmann volta às telas como a mimada e sofrida Camila (Foto: Divulgação)

    Laços de Família, clássico das novelas, retornou ao Vale a Pena Ver de Novo nesta semana e todo mundo ficou nostálgico.

    Mas como é assistir à novela 20 anos depois? Tudo mudou ou continuamos iguais?

    No vídeo de hoje a gente fala sobre isso e as curiosidades dessa novela que ainda faz todo mundo ficar em frente à TV!

    E não esquece: se gostar do vídeo, assina o canal para não perder nenhuma novidade do Vino Série!

  • Teatro

    Festival de Curitiba promove o FestOnline

    Evento terá, em setembro, uma versão online gratuita
    Evento terá, em setembro, uma versão online gratuita (Foto: Divulgação)

    No ano em que a pandemia do Coronavírus mudou os hábitos no mundo todo, o Festival de Curitiba encontrou um caminho alternativo para manter as artes cênicas em movimento, garantindo sua essência de sempre buscar fazer um festival para todos. Entre 17 e 24 de setembro, ocorre o FestOnLine, uma versão digital e enxuta, que será uma prévia da 29.ª edição do Festival de Curitiba, que ainda deve acontecer presencialmente seguindo todas as orientações sanitárias de segurança, em data a ser confirmada. As atrações serão disponibilizadas, gratuitamente, nas plataformas digitais do Festival de Curitiba.

    O aclamado cantor, compositor e rapper paulista Emicida é o convidado para abrir a programação online, com o seu projeto “Emicida – Live Show”, que contará ainda com o ao vivo infantil do Grupo Triii, em uma ação do Programa Guritiba, e com a transmissão de um dos projetos que estavam na programação divulgada na Mostra 2020, que será anunciado em breve.

    A programação se completa com um curso de Paulo Moraes, diretor da Armazém Companhia de Teatro, voltado a atores, diretores e dramaturgos, além de uma Mediação Teatral direcionada a professores e alunos da rede pública de ensino, com a participação de três especialistas da área.

    O distanciamento social visa preservar a saúde de todos, porém a necessidade de se ‘isolar’ é dispensável. É nisso que a equipe do Festival de Curitiba acredita e quer colocar em prática com a ação online. As artes trazem em sua essência um forte poder de aproximação que ganha nova intensidade com o apoio da tecnologia. As inúmeras transmissões ao vivo pelas redes sociais ao longo dos últimos cinco meses, que mantiveram o teatro e a música pulsando, apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor (incluindo algumas promovidas pelo próprio Festival de Curitiba), demonstram isso muito bem. “Em tempos de distanciamento social, as artes têm o poder curativo de aproximar e aliviar as ansiedades. Passamos esses meses buscando formas seguras de levar cultura e entretenimento para as famílias até chegarmos a este formato. O Festival é para todos e, nesse momento, queremos levar pela internet, um dos canais mais democráticos, parte de nossa programação acessível para todos do Brasil e, até mesmo, do mundo”, diz o diretor e idealizador do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, reforçando que a 29.ª edição do evento está em desenvolvimento e deverá ser um capítulo especial nesta história de três décadas.

    Uma programação pensada no atual momento    

    Emicida é um artista do palco. Ele sabe que nada substitui o encontro físico, mas também tem o entendimento da importância da arte em um momento como o que estamos vivendo. Por meio de shows virtuais, o rapper paulistano achou uma maneira de levar um pouco de diversão e leveza para aqueles que estão em casa. A cada apresentação é uma novidade no repertório, feito bastante no freestyle, seguindo o sentimento do momento. Acompanhado pelo DJ Nyack e pelo músico e cantor Thiago Jamelão, Emicida percorrerá, neste show especial de forma online para o Festival de Curitiba, por músicas que marcaram a sua carreira. Emicida faria sua apresentação no palco do Guairão. Porém, o palco tradicional terá que esperar um pouco mais, mas o público do Festival de Curitiba vai curtir em um novo formato mais seguro de show, no dia 17 de setembro, às 21 horas, gratuitamente, por meio do canal no Youtube do Festival de Curitiba (youtube.com/user/festcuritiba).

    No dia 18 de setembro, às 20h, a coordenadora do Fringe Curitiba, Carol Scabora será a mediadora de um bate-papo teatral com a participação de três especialistas, dentro do tema “A Atuação do Espectador Teatral”, abordando a formação do espectador por meio de três pilares que constituem o ato teatral: Produção, recepção e mediação. Carol está ágil no comando dessas conversas, já que durante a pandemia conduziu várias lives nas redes sociais do Fringe, falando sobre os novos caminhos que estão se abrindo para a produção cultural. Participam como convidados a professora do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, mestre em Letras e Artes e doutoranda em Educação na linha de pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética na Educação, Ms. Annie Martins;  o professor da graduação e da pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Santa Catarina, mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutor também em Educação pela USP, Dr. Flávio Desgranges; e o professor de pós-graduação em Artes e coordenador do curso de Teatro da Unespar, mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina e doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, Dr. Robson Rosseto.

    Programa Guritiba também será representado no FestOnLine, com o show do o grupo Triii, um fenômeno na internet entre crianças e adolescentes, com o show “Miudinho”, marcado para o dia 19 de setembro, às 16h. O Grupo Triii conta com mais de 85 mil seguidores no Youtube, com vídeos vistos por mais de 2,4 milhões de pessoas. Celebrando 10 anos de carreira, a live apresentará uma seleção especial de músicas e brincadeiras que foram apresentadas ao longo dessa década, por Marina Pittier (voz), Fê Stok (guitarra e voz) e Ed Encarnação (bateria e voz), que trazem canções tradicionais brasileiras e composições autorais. No repertório, clássicos do grupo, como "A E I O U", "O Tomate e o Caqui", "Vira Virou” e "Pão, Pão, Pão", se misturam com as inéditas “Pipoca, Pipoca” e “Xote da Dona Ema”.

    O diretor Paulo Moraes, da Armazém Companhia de Teatro,  também participa do FestOnLine, ministrando o curso “Compor a Cena”, com quatro aulas, entre os dias 21 e 24 de setembro, das 20 às 22h. Voltado a quem atua no teatro, terá vagas limitadas e o período de inscrição será divulgado em breve.  Moraes explica que as aulas partirão de quatro espetáculos do grupo Armazém gravados em vídeos, que serão disponibilizados em links aos inscritos: ‘Toda Nudez Será Castigada’, ‘Inveja dos Anjos’, ‘Hamlet’ e ‘Parece Loucura Mas Há Método’ serão a base para discussões relativas às montagens destes espetáculos. Em cada encontro, ele estará acompanhado de artistas/criadores que participaram da elaboração dos espetáculos.

    Um espetáculo que fez parte da grade de programação da Mostra 2020, que será transmitido de forma online e divulgado em breve nos canais do Festival de Curitiba, completa a programação do FestOnLine.

     
    Apresentadores, patrocinadores e apoiadores - Festival de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é patrocinado pelo Ebanx, Vivo, Uninter, Renault do Brasil, Electrolux, Banco RCI Brasil, Junto Seguros, Copel - Pura Energia, Sanepar, Governo do Estado e GRASP. O Programa Guritiba é apresentado por New Holland, com patrocínio de Novozymes e Fibracem. Acompanhe as informações e novidades do Festival de Curitiba e de seus apresentadores, patrocinadores e apoiadores pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e Twitter @fest_curitiba.

    Programação:

    17/09, às 21h – Emicida (Live Show)

    18/09, às 20h – A Atuação do Espectador Teatral”Bate-papo teatral com convidados especialistas no assunto e mediação de Carol Scabora

    19/09, às 16h – Show Online "Miudinho - Grupo Triii"

    20/09, às 21h30 – Espetáculo surpresa da programação divulgada da Mostra 2020

    21/09 a 24/09 das 20h às 22 – Curso “Compor a Cena”, com Paulo Moraes da Cia Armazém

    *Todas as ações feitas de forma online e serão gratuitas.

     Serviço:

    FestOnLine – Ação online do Festival de Curitiba
    Data:
     17/09 até 24/09
    Canais digitais do Festival de Curitiba
    Todas as ações e atrações gratuitas

    Facebook: @fest.curitiba
    Instagram: @festivaldecuritiba
    Youtube: youtube.com/festcuritiba
    Informações: falecom@festivaldecuritiba.com.br
    www.festivaldecuritiba.com.br

    *Confira a programação e a classificação de cada atração

     

  • Vino Série

    Disque Amiga Para Matar: Crítica

    Crítica das duas temporadas de Disque Amiga Para Matar
    Crítica das duas temporadas de Disque Amiga Para Matar (Foto: Divulgação)

    Vídeo novo no Vino Série! 

    Vamos falar sobre Disque Amiga Para Matar (Dead to Me), série da Netflix indicada ao Emmy 2020 como melhor comédia! Eu sei, eu sei. Só eu nao tinha visto ainda, né? 

    VINHO DO VÍDEO: Vinho tinto do Chile com aroma frutado e de especiarias, é um vinho para o dia a dia, de corpo médio e com boa acidez.

    Harmonização: Ideal para tomar vendo uma série ou filme e lendo um livro. Também harmoniza com queijos, massas e carnes vermelhas Beba com moderação e só se for maior de 18 anos. Abre um vinho e vem!

    INSCREVA-SE NO VINO SÉRIE: http://bit.ly/2Edylqr

    SIGA O VINO SÉRIE NAS REDES SOCIAIS:
    F
    ACEBOOK: https://www.facebook.com/vinoserie/
    INSTAGRAM:
    https://www.instagram.com/vinoserie/

    E vem me seguir também! Instagram:
    https://www.instagram.com/delorenzi/

  • Jurassic World

    Animação Jurassic World - Acampamento Jurássico ganha trailer e site interativo

    Jurassic World: Acampamento Jurássico gira em torno de seis adolescentes que participam de um acampamento de aventuras no outro lado da Ilha Nublar.
    Jurassic World: Acampamento Jurássico gira em torno de seis adolescentes que participam de um acampamento de aventuras no outro lado da Ilha Nublar. (Foto: Netflix)

    Atenção, fãs de Jurassic Park! A franquia dos dinossauros vai voltar em forma de animação na Netflix. Hoje foi divulgado o primeiro trailer de Jurassic World: Acampamento Jurássico, que também ganhou um site intereativo.

    E pra gente ficar mais empolgado, uma notícia belíssima: a série tem produção-executiva de Steven Spielberg. Serão 8 episódios de 22 minutos.

    E quanto estreia? É logo mais, dia 18 de setembro

    Sinopse: Em uma história paralela ao sucesso de bilheteria Jurassic World: Mundo Jurássico, a série Jurassic World: Acampamento Jurássico gira em torno de seis adolescentes que participam de um acampamento de aventuras no outro lado da Ilha Nublar. Conforme os acontecimentos vão se desenvolvendo e os dinossauros da ilha saem de controle, cada pessoa do grupo descobre que sua vida depende do que eles mesmos e seus companheiros podem fazer. Isolados do mundo exterior, eles, que não se conhecem, devem tornar-se amigos e, posteriormente, uma família, enquanto se unem para se protegerem dos dinossauros e revelar segredos que podem afetar o mundo inteiro.

    O site interativo Jurassic World: Acampamento Jurássico está no ar!

    Você e sua família estão convidados a vivenciar antecipadamente uma experiência exclusiva por trás dos portões de Jurassic World: Acampamento Jurássico. Este acampamento de aventuras de última geração está esperando ser explorado em acampamentojurassico.com, onde é possível percorrer o lugar, saber mais acerca dos dinossauros e, como disse o Sr. AND, experimentar as maravilhas da ciência!

    Uma vez no site, não perca a oportunidade de ver as cabines nas copas das árvores e a incrível tirolesa e também de visitar o laboratório genético localizado no fundo da selva da Ilha Nublar. Programe sua visita corretamente para capturar o raro momento em que um ovo de dinossauro se quebra. O site está cheio de novidades dentro do Acampamento Jurássico: desde escutar as conversas na ilha até ter acesso aos documentos secretos no computador do Dr. Wu. Os fãs de Jurassic World têm muito o que explorar em família, incluindo conteúdos surpresas, jogos e pôsteres para download.

    Assista ao trailer!

    Já conhece nosso canal no YouTube? O Vino Série é um espaço para falar sobre séries, filmes, livros, sempre bebendo um bom vinho!

  • Netflix

    A Maldição da Mansão Bly: Netflix libera primeiro trailer

    A Maldição da Mansão Bly chega à Netflix em outubro
    A Maldição da Mansão Bly chega à Netflix em outubro (Foto: Divulgação)

    Está chegando aquela hora gostosa de você fazer uma oração e rezar por proteção enquanto assiste a uma série. A Netflix liberou o trailer de A Maldição da Mansão Bly, segunda temporada da antologia que começou com a excelente A Maldição da Residência Hill.

    Junto com o trailer veio a data de estreia: 9 de outubro.

    Já estamos preparadíssimos (ou não).

    Confira o trailer e já vai rezando

    Já conhece nosso canal no YouTube? O Vino Série é um espaço para falar sobre séries, filmes, livros, sempre bebendo um bom vinho!

  • Amazon Prime

    Confira as novidades de setembro no Amazon Prime Video

    Segunda temporada de The Boys chega dia 4 de setembro
    Segunda temporada de The Boys chega dia 4 de setembro (Foto: Amazon Prime Video)

    Alô, você que quer novidades nos streamings: a Amazon Prime Video anunciou os novos conteúdos que estreiam em setembro para os assinantes assistirem on-line via streaming ou off-line por meio de download.

    As séries Originais Amazon The Boys (temporada 2) e Fernando, além de todas as temporadas de Grey’s Anatomy estão entre os destaques do mês. Confira!

    Séries que chegam ao serviço em setembro

    4 de setembro

    The Boys (Temporada 2)

    Ainda mais intensa e insana, na segunda temporada os The Boys encontram-se foragidos da justiça, procurados pelos Super, e tentando, desesperadamente, reagrupar e lutar contra Vought. Escondidos, Hughie (Jack Quaid), Mother’s Milk (Laz Alonso), Frenchie (Tomer Capon) e Kimiko (Karen Fukuhara) tentam se ajustar a uma nova realidade, com Billy Butcher (Karl Urban) desaparecido. Ao mesmo tempo, Starlight (Erin Moriarty) procura encontrar seu lugar no grupo The Seven, enquanto Homelander (Antony Starr) se concentra para assumir o controle total. Seu poder está ameaçado com a chegada de Stormfront (Aya Cash), uma nova Super especialista em mídia social, que tem planos próprios. Além disso, a ameaça do Supervilão toma o centro das atenções e faz barulho enquanto Vought tenta monetizar em cima da paranoia da nação.

    15 de setembro

    Grey's Anatomy (Temporadas 1-16)

    As 16 temporadas do drama médico de maior duração da história da TV chegam ao Amazon Prime Video. A série é centrada em Meredith Grey (Ellen Pompeo), uma aspirante a cirurgiã e filha de uma das melhores cirurgiãs, Dra. Ellis Grey, que passa por desafios profissionais e pessoais junto com outros cirurgiões do Seattle Grace Hospital.

    Bones (Temporadas 1-12)

    A antropóloga forense Dr. Temperance "Bones" Brennan (Emily Deschanel) trabalha no "Jeffersoninan Institute", em Washington, e forma uma equipe junto ao arrogante agente especial do FBI, Seeley Booth (David Boreanaz) para investigar assassinatos. A série explora, além dos casos de assassinatos, as origens das relações entre os personagens e a amizade entre Booth e Brennan.

    Fear The Walking Dead (Temporada 5)

    Spin off da série The Walking Dead, retrata os eventos iniciais do apocalipse zumbi na costa oeste no mesmo período em que a cidade de Atlanta estava sendo atacada, enquanto Rick estava em coma no hospital local. A quinta temporada segue o grupo de sobreviventes liderados por Morgan Jones (Lennie James) e Alicia Clark (Alycia Debnam-Carey) enquanto procuram outros sobreviventes, buscando ajudar os outros em um esforço para compensar as transgressões do passado. Juntos, eles também tentam ajudar os próprios amigos, que desejam encontrar-se novamente para deixar um legado para o mundo. O que nenhum deles imagina é que nem sempre podem ajudar a todos, e que nem todos gostam de suas ações benevolentes.

    20 de setembro

    American Horror Story (Temporada 9)

    No Verão de 1984, Brooke Thompson (Emma Roberts) e seus amigos vão trabalhar no acampamento Redwood, o lugar mais frequentado por jovens nas férias de verão. Porém, algum tempo depois, eles passam a ser perseguidos pelo serial killer Benjamin Richter, que está buscando vingança após muito tempo preso em um sanatório.

    25 de setembro

    Fernando (Temporada 1)

    A série documental de cinco episódios mostra a paixão de Fernando Alonso por competir no mais alto nível e sua determinação absoluta para vencer. Registrando a jornada do automobilista no ano passado - desde sua participação nos circuitos mais importantes, como Indianapolis 500, Le Mans 24 horas, e culminando em sua primeira apresentação no Rally Dakar em janeiro -, Fernando oferece aos telespectadores acesso à vida pessoal do campeão mundial da Fórmula 1. A série também apresenta pessoas do círculo íntimo de Alonso, incluindo: seu empresário Luis García Abad, sua irmã Lorena Alonso, sua parceira Linda Morselli e seu colega Carlos Sainz, que ajudam a revelar o homem por trás do campeão.

    Tell Me A Story (Temporadas 1-2)

    Uma antologia dos contos de fadas, a série transforma histórias clássicas dos contos das crianças em um conto assustador que envolve amor, ganância, perda, vingança e assassinato. Em sua primeira temporada, a trama mistura Os Três PorquinhosChapeuzinho Vermelho João e Maria .

    30 de setembro

    Dora, a Aventureira (Temporada 2)

    Dora e seu melhor amigo, o macaco Botas, te levam por incríveis aventuras enquanto resolvem mistérios, ajudam seus amigos da floresta e enfrentam dificuldades no caminho.

    iCarly (Temporada 2)

    Carly (Miranda Cosgrove) é uma adolescente de 14 anos que apresenta seu próprio webshow, iCarly, junto com seus melhores amigos Fred e Sam. O show é transmitido de um estúdio que Carly montou em seu próprio apartamento, apresentando de tudo, desde esquetes cômicas e concursos de talentos a entrevistas, receitas e solução de problemas.

    Patrulha Canina (Temporadas 2-3)

    Liderada por um menino chamado Ryder, uma equipe de seis cães de resgate brincalhões usa seus talentos individuais para proteger a cidade litorânea de Adventure Bay. Os filhotes ocasionalmente são acompanhados por ajudantes mais novos: Cap'n Turbot, Robo-Dog, Everest e Tracker.

    Bob Esponja Calça Quadrada (Temporada 2)

    A esponja do mar amarela Bob Esponja vive nas profundezas do oceano em uma cidade subaquática chamada Fenda do Bikini e vive as mais loucas aventuras com seu melhor amigo, a estrela do mar rosa Patrick.

    Filmes

    01 de setembro

    Gauguin - Viagem ao Taiti

    Em 1891, o artista Paul Gauguin decide, por conta própria, ir para o exílio no Taiti. Lá, ele espera reencontrar sua pintura livre, selvagem, longe dos códigos morais, políticos e estéticos da Europa civilizada. Mas, no local, acaba se afundando na selva, enfrentando solidão, pobreza e doença. Ele deve se reunir com Tehura, que se tornou sua esposa e o tema de suas maiores pinturas.

    O Escorpião Rei 5: O Livro das Almas

    O Escorpião Rei (Zach McGowan) se junta à poderosa guerreira Tala (Pearl Thusi), irmã do rei Nubian. Juntos, eles procuram por uma relíquia lendária conhecida como Livro das Almas, que lhes permitiria derrotar o maligno senhor da guerra Nesberek.

    8 de setembro

    Halloween (2018)

    O filme é o décimo primeiro da franquia (2018). Quatro décadas depois de ter escapado do ataque de Michael Myers em uma noite de Halloween, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) terá que confrontar o assassino mascarado pela última vez. Ela foi perseguida pela memória de ter sua vida por um triz, mas, dessa vez, quando Myers retorna para a cidade de Haddonfield, ela está preparada.

    13 de setembro

    Johnny English 3.0

    Depois que um ataque cibernético revela a identidade de todos os agentes secretos ativos na Grã-Bretanha, Johnny English (Rowan Atkinson) é forçado a sair da aposentadoria para encontrar o hacker que está ameaçando seu país.

    20 de setembro

    Jogos Vorazes: A Esperança - O Final

    Se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá, ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, começa o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Para levar seus próprios planos adiante, Katniss precisará da ajuda de seus amigos de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson), além do próprio Peeta, enviado para compor sua equipe.

    22 de setembro

    O Mistério do Relógio na Parede

    Um jovem órfão chamado Lewis Barnavelt (Owen Vaccaro)vai morar com seu tio mágico, Jonathan Barnavelt (Jack Black), após perder seus pais, porém com o tempo ele acaba descobrindo que ele e a vizinha, Sra. Zimmerman (Cate Blanchett) são feiticeiros.

    25 de setembro

    The Quarry

    Em uma cidade desolada do Texas, o misterioso reverendo David (Bruno Bichir) chega para morar na igreja abandonada local. Mas, quando atos sinistros começam a acontecer na cidade, a identidade do padre passa a ser questionada.

    27 de setembro

    O Grinch

    O rabugento Grinch faz de tudo para acabar com o Natal dos cidadãos de Quemlândia. Seu plano é roubar das pessoas tudo que tenha ligação com a data, até que a menina Cindy Lou Who resolve ficar amiga dele.

  • Teatro

    Teatro Porto Seguro estreia programação digital com espetáculos interativos em diversos formatos

    Teatro Porto Seguro volta às atividades com a estreia do espetáculo inédito Pós-F, com textos da escritora, roteirista e apresentadora Fernanda Young
    Teatro Porto Seguro volta às atividades com a estreia do espetáculo inédito Pós-F, com textos da escritora, roteirista e apresentadora Fernanda Young (Foto: Divulgação)

    O Teatro Porto Seguro retoma suas atividades no segundo semestre com uma curadoria pensada para o formato digital. A estreia é com o espetáculo inédito Pós-F, com textos da escritora, roteirista e apresentadora Fernanda Young, com Maria Ribeiro e direção de Mika Lins. A peça cumpre uma temporada on-line entre 12 de setembro e 4 de outubro e será transmitida via streaming direto do palco do teatro.

    A atração infantil Ilustre Criança – Desenhando A Canção idealizada por Jane Duboc, com direção de Fernando Cardoso, faz quatro apresentações especiais nos dias 19 e 27 setembro, 4 e 12 de outubro. A proposta é interagir com as crianças por meio de histórias infantis escritas e interpretadas pela cantora, que estará acompanhada pelo ilustrador Alexandre de Nadal e pelo músico Junior Lobbo. As apresentações acontecem na casa da artista com transmissão via streaming.

    As vendas de ingressos (a partir de R$ 20) começam em 25/8 com 20% da bilheteria doados a instituições de apoio à classe artística.

    “Interatividade e inovação, este foi o mote que direcionou nossa proposta de curadoria. A partir disso, buscamos projetos que dialogassem com essa ideia e estamos, em conjunto com as produções, em um processo contínuo de estudo e descoberta das maneiras de proporcionar experiências que marquem positivamente o momento que vivemos”, fala André Acioli, curador e gerente geral do Teatro Porto Seguro.

    No mês de outubro, o grupo Parlapatões vai apresentar o Festival de Peças de Um Minuto. Para a escolha dos textos, o grupo vai lançar uma convocatória para autores, dramaturgos, roteiristas e redatores com a proposta de encenação de peças de um minuto de duração. As inscrições vão de 25 de agosto a 15 de setembro e o regulamento e ficha de inscrições estarão disponíveis no site www.parlapatoes.com.br

    Após análise, os selecionados serão divulgados pelas redes sociais dos Parlapatões. Uma Comissão de Seleção escolherá as peças que serão encenadas pelos diretores convidados Barbara Paz, Mauro Batista Vedia, Nelson Baskerville e Pedro Granato. A direção geral das encenações do Festival será realizada pelo parlapatão Hugo Possolo e encenada pelo grupo e elenco convidado: Alexandre Bamba, Angela Figueiredo, Camila Turim, Eduardo Silva, Fabek Capreri, Fernanda Cunha, Helena Cerello, Henrique Stroter, Hugo Possolo, Jackie Obrigon, Paula Cohen e Raul Barretto. As peças serão apresentadas nos dias 17 e 18 de outubro, em formato digital.

    Abaixo a programação com mais informações:

    Teatro

    PÓS F
    De Fernanda Young.
    Com Maria Ribeiro.
    Direção: Mika Lins.
    De 12 de setembro a 4 de outubro - Sábados e domingo às 20h.
    Ingressos: A partir de R$20.
    Classificação: 16 anos.
    Duração: 50 minutos.

    Com Maria Ribeiro e direção de Mika Lins, o espetáculo é calcado nas experiências de vida, nas ideias sobre o que significa ser homem e mulher nos dias atuais e no questionamento sobre os diversos conceitos sociais, característicos de Fernanda Young (1970-2019).

    O solo é inspirado em Pós-F, Para Além do Masculino e Do Feminino, a primeira obra de não-ficção de Young, que venceu o Prêmio Jabuti 2019, mesmo depois da precoce morte da autora em agosto do mesmo ano. O livro reúne textos autobiográficos e ilustrações da própria Fernanda.

    ****

    Infantil

    ILUSTRE CRIANÇA – DESENHANDO A CANÇÃO
    Com Jane Duboc.
    Direção: Fernando Cardoso.
    Dias 19 e 27 setembro, 4 e 12 de outubro - Sábado, domingos e segunda-feira, às 16h.
    Ingressos: A partir de R$20.
    Classificação: Recomendado para crianças acima de 2 anos.
    Duração: 40 minutos.

    Jane Duboc escreveu e interpreta histórias infantis originais em leituras dramatizadas com músicas e desenhos. Nas apresentações ao vivo, a artista conta com o apoio do ilustrador Alexandre de Nadal e do músico Junior Lobbo. São duas histórias (sendo uma história por apresentação), O Macaco Baterista e Ele Infante, que trazem ao público infantil os aspectos da preservação ambiental e da inclusão social. São metáforas de nossa sociedade, abrangendo questões imprescindíveis para a formação da criança.

    TEATRO PORTO SEGURO

    Vendas exclusivamente on-line no site: http://www.tudus.com.br
    Dúvidas: contato@teatroportoseguro.com.br
    Atendimento pelo telefone (11) 3226.7300 de sexta a domingo das 14h às 20h.
    Cliente Porto Seguro – Na compra de um ingresso antecipado (até um dia antes) receberá um link extra de acesso para convidar alguém.
    Formas de pagamento: Cartão de crédito e débito (Visa, Mastercard, Elo e Diners).
    Siga o Teato Porto Seguro nas redes sociais:
    Facebook: facebook.com/teatroporto
    Instagram: @teatroporto

    Já conhece nosso canal no YouTube? O Vino Série é um espaço para falar sobre séries, filmes, livros, sempre bebendo um bom vinho!

  • Filmes

    Seis filmes para aprender sobre Hiroshima e Nagasaki

    Documentário Luz Branca, Chuva Negra relembra as tragédias de Hiroshima e Nagasaki
    Documentário Luz Branca, Chuva Negra relembra as tragédias de Hiroshima e Nagasaki (Foto: Divulgação)

    Como se já não bastasse 2020 obrigar a gente a viver um período histórico com vários episódios marcantes (é cansativo, né?), esse ano também completa-se 75 anos das explosões de Hiroshima e Nagasaki. É terrível, sim, mas precisamos sempre relembrar a história, porque se esquecermos, estamos fadados a repetir os mesmos erros (estou repetindo a frase do diretor-geral do Colégio Positivo, como vocês podem ver abaixo. Sou muito criativo)

    Para nunca esquecer

    Às 8h15 da manhã do dia 6 de agosto de 1945, o mundo testemunhou um dos momentos mais sombrios e decisivos do século XX. Um clarão cobriu a cidade de Hiroshima, no Japão, levando a vida de milhares de pessoas, imediatamente. Três dias depois, outro bombardeiro despejou uma bomba ainda mais forte sobre a cidade de Nagasaki.

    Passados exatos 75 anos, mais sete países tornaram-se nuclearmente armados: Rússia, Inglaterra, França, China, Israel, Índia e Paquistão, somando mais de 20 mil ogivas, a maior parte delas dezenas de vezes mais poderosas do que as bombas que explodiram no Japão e um número incerto, cem vezes mais potente.

    Segundo o diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann, "é importante manter viva a lembrança dessa tragédia na mente dos que a conhecem e apresentar aos jovens um fato histórico cuja probabilidade de não se repetir no futuro depende fundamentalmente das novas gerações”.

    O cinema como registro histórico

    Professores de História indicam a seguir seis opções de filmes para assistir durante a quarentena e aprender um pouco mais sobre o episódio que mudou os rumos da Segunda Guerra Mundial.

    Gen, Pés Descalços (1983)

    A animação japonesa é adaptada da história em quadrinhos que leva o mesmo nome, publicada em 1973 por Keiji Nakazawa. Trata-se de uma obra autobiográfica que conta a história de Gen Nakaoka, um garoto de 7 anos de idade. O filme relata como o garoto, seu pai, mãe (que estava grávida) e irmãos, viviam durante a Segunda Guerra Mundial na cidade japonesa de Hiroshima. "Os personagens são constantemente aterrorizados pela fome, pois grande parte de seus ganhos tinha que ir para o Estado, e também devido à escassez gerada pelos ataques aéreos americanos. O pai de Gen é agricultor e artesão de chinelos. No seu discurso contra a guerra, ele criticava os loucos do governo que os colocaram nesta situação e, mesmo sendo massacrados pelos aliados, não se rendiam", conta o professor de História do colégio Semeador, de Foz do Iguaçu (PR), Matheus Eugenio Lima. "A animação demonstra o momento quando o avião solitário norte americano que sobrevoava Hiroshima no dia 6 de agosto e lança a terrível bomba atômica. E, depois disso, a vida de Gen e sua mãe, únicos sobreviventes do bombardeio, tentando sobreviver em um Japão arruinado pela guerra", relata Lima.

    Hiroshima: o Dia Seguinte (2011)

    A dica da professora de História do Colégio Positivo - Santa Maria, em Londrina (PR), Danielle Estevão, é o documentário da Natgeo que apresenta as primeiras 24 horas após o ataque de Hiroshima, a partir da visão de uma equipe de cientistas americanos e militares, que avaliam a extensão dos estragos da bomba, e dos relatos dos sobreviventes.

    O Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka, 1988)

    O filme autobiográfico de Akiyuki Nosaka se passa na cidade de Kobe, no Japão. "Apesar de sair do foco Hiroshima e Nagasaki, ele traz a realidade dos japoneses durante os anos finais da II Guerra Mundial, quando o Japão sofreu com bastantes bombardeios incendiários", afirma o professor de História do Colégio Positivo - Joinville (SC), Guilherme José Moraes. Com a cidade em chamas, os irmãos Setsuko (4 anos) e Seita Akiyuki (14 anos) se desdobram o máximo possível para sobreviver em meio à guerra. "O filme traz um olhar além dos combatentes, repassa o cotidiano dos cidadãos japoneses em meio à destruição e ao caos, trazendo assim ao espectador uma noção mais próxima da realidade dos traumas de quem vivenciou a II Guerra Mundial", ressalta Moraes. Esse anime é considerado uma obra prima do Studio Ghibli (considerado a melhor produtora de filmes japoneses). O filme está disponível no YouTube, em versão legendada e dublada.

    Rapsódia em agosto (Hachi-gatsu no rapusodî, 1991)

    Uma mulher idosa mora em Nagasaki, no Japão, e está tomando conta dos seus quatro netos durante as férias. Lá, eles aprendem sobre a bomba atômica que atingiu o local em 1945 e como o fato acabou matando o avô deles. Trata-se de um conto de três gerações: a que sofreu as consequências em uma ponta e a que não mais se lembra da magnitude do ocorrido na outra. "O enredo é cheio de simbolismo e analogias aos bombardeamentos e sofrimentos posteriores das pessoas afetadas", conta o professor de História do Colégio Positivo, em Curitiba (PR), André Marcos.

    Corações Sujos (2012)

    O tratado de rendição assinado pelo imperador japonês Hirohito ao general americano Douglas MacArthur marcou o fim da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, no Brasil, o anúncio não marcou o fim do período de violência. Os imigrantes japoneses que viviam no interior do estado de São Paulo, formando a maior colônia do país fora do Japão, dividiram-se em dois grupos: os que acreditavam na notícia eram chamados de traidores da pátria, apelidados de "corações sujos", e perseguidos por aqueles que endeusavam o imperador e ainda acreditavam na vitória do Japão. "É um filme brasileiro sobre intolerância, fundamentalismo, racismo, baseado no livro de Fernando Morais e baseado em fatos reais", conta o professor de História do Colégio Positivo - Master, de Ponta Grossa (PR), Jakson Carlos.

    Luz Branca/Chuva Negra: a Destruição de Hiroshima e Nagasaki (2007)

    O vídeo produzido pela HBO parte da memória de sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, mesclando com vídeos da época, que explicam a situação do Japão. Aborda também a indiferença dos jovens japoneses com o que aconteceu em 1945. "As cenas de destruição são reais e impactantes. Talvez mais impactante ainda seja o discurso do então presidente dos EUA, Harry Truman, no qual ele explica a existência da bomba, a destruição de tudo o que o Japão pudesse ter em termos bélicos e sua frieza ao anunciar que a bomba aumentou em muito o poder de destruição dos Estados Unidos", conta a professora de História do Colégio Positivo, em Curitiba (PR), Tereza Cristina Gambus Faria. Segundo ela, o enredo, baseado em memórias de pessoas reais, deixa o filme ainda mais impactante.

    Já conhece nosso canal no YouTube? O Vino Série é um espaço para falar sobre séries, filmes, livros, sempre bebendo um bom vinho!

  • Netflix

    Bom Dia, Verônica, nova série brasileira de suspense da Netflix, ganha primeiro teaser

    Série é uma adaptação do livro homônimo da criminóloga Ilana Casoy e do escritor Raphael Montes
    Série é uma adaptação do livro homônimo da criminóloga Ilana Casoy e do escritor Raphael Montes (Foto: Netflix)

    "Bom Dia, Verônica", o livro da criminóloga Ilana Casoy e do escritor Raphael Montes, vai virar série. A Netflix revelou o primeiro teaser da adaptação e sua data de estreia: 1º de outubro.

    O tempo está passando depressa e os ponteiros do relógio parecem acelerar sem trégua para Verônica (Tainá Müller), escrivã da Delegacia de Homicídios de São Paulo. Do dia para a noite, ela se vê em uma caçada arriscada e enigmática. O thriller acompanha a policial, que está decidida a usar toda sua habilidade investigativa para mergulhar em dois casos intrigantes e ajudar as vítimas a despertar contra a violência e a injustiça. A primeira, uma mulher enganada por um golpista na internet. A segunda, Janete (Camila Morgado), esposa de Brandão (Eduardo Moscovis), um serial killer inteligente e perigoso que leva uma vida aparentemente normal, mas que, por detrás da fachada, revela uma mente cruel capaz de aprisionar suas presas tal como pássaros em uma gaiola. 

    A série traz ainda Elisa Volpatto, Silvio Guindane, César Melo, Adriano Garib e Antônio Grassi no elenco. A produção foi criada e adaptada para a TV por Raphael Montes, com roteiro do próprio Raphael junto com Ilana Casoy, Gustavo Bragança, Davi Kolb e Carol Garcia. Na direção geral está José Henrique Fonseca, que é ainda produtor-executivo da série ao lado de Eduardo Pop, Ilana Casoy e Raphael Montes. Izabel Jaguaribe e Rog de Souza também assinam a direção. A produção é da Zola Filmes.

    Sobre o livro Bom Dia, Verônica

    Lançado pela Darkside Books em 2016 sob o pseudônimo de Andrea Killmore, o thriller "Bom Dia, Verônica" vendeu 10 mil exemplares na primeira tiragem e causou curiosidade dos fãs sobre a verdadeira identidade da autora. Agora, o segredo guardado há anos foi quebrado: Ilana Casoy, criminóloga e escritora, e Raphael Montes, escritor e roteirista, escreveram juntos o romance que mistura crime real e ficção e ganha nova edição este ano.

    Confira o primeiro teaser:

    Já conhece nosso canal no YouTube? O Vino Série é um espaço para falar sobre séries, filmes, livros, sempre bebendo um bom vinho!

  • Netflix

    Filme 'Enola Holmes', com Millie Bobby Brown, ganha primeiro trailer

    Enola Homes estreia na Netflix dia 23 de setembro
    Enola Homes estreia na Netflix dia 23 de setembro (Foto: Netflix)

    A Netflix divulgou o primeiro trailer de Enola Holmes, novo longa da plataforma protagonizado por Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things.

    O filme é baseado na obra homônima de Nancy Springer e acompanha a história da irmã do detetive Sherlock Holmes. Além de Millie, Enola Holmes tem no elenco Henry Cavill, Helena Bonham-Carter, Sam Claflin e Louis Partridge. Com direção de Harry Bradbeer, o longa estreia na Netflix em 23 de setembro.


    Confira trailer e sinopse:

    Inglaterra, 1884. O mundo está prestes a mudar. Na manhã do seu aniversário de 16 anos, Enola Holmes (Millie Bobby Brown) descobre que a mãe (Helena Bonham Carter) desapareceu, deixando para trás alguns presentes enigmáticos e um grande mistério sobre seu paradeiro. Enola cresceu muito livre, mas agora passa a viver sob os cuidados dos irmãos Sherlock (Henry Cavill) e Mycroft (Sam Claflin), que decidem mandá-la para uma escola de etiqueta para aprender boas maneiras. Indignada, ela foge para Londres em busca da mãe. Quando sua jornada a coloca diante de um mistério envolvendo um jovem lorde fugitivo (Louis Partridge), ela acaba descobrindo uma conspiração que pode alterar o curso da História e se transforma em uma investigadora de respeito capaz de superar seu famoso irmão. Baseado na aclamada série de livros de Nancy Springer, Enola Holmes é uma aventura dinâmica e cheia de mistério que apresenta uma concorrente de peso para o maior detetive de todos os tempos: sua própria irmã. O jogo começou.