Disposta a contra-atacar, principalmente, a concorrência asiática, a Goodyear apresenta ao mercado o novo pneu GPS Duraplus. O próprio nome do produto – Duraplus -, já resume a que o pneu veio: rodar por muito mais tempo, mantendo a robustez e eficiência na frenagem em pisos molhados. Com o lançamento, a empresa acredita que retomará o consumidor que, hoje, opta pela compra de pneus em hipermercados, por exemplo. Isso porque, o Duraplus, além de apresentar alta durabilidade, também chega com boa relação custo-benefício – seu preço médio será de R$ 150,00.

 De acordo com testes realizados pela Goodyear, o Duraplus, comparado aos pneus concorrentes, exibiu 13,5% mais durabilidade. Na frenagem em pisos molhados, a diferença foi, em média, de até 7,5% em favor do produto.
Responsável pela volta da Goodyear no segmento popular, o pneu é indicado para veículos com motorização 1,0 a 1,7 litro. Todo o seu desenvolvimento considerou o ambiente de utilização, a fim de garantir a robustez. Como resultado, o Duraplus enfrenta diversos tipos de piso e condições climáticas. O feito é obtido, em parte, pelo fato de ser um pneu assimétrico, envolvendo, num só desenho, características diversificadas que garantem sua flexibilidade. A empresa explica ainda que o desenho assimétrico contribui também para otimizar a pressão que a banda de rodagem faz contra o solo, o que proporciona maior aderência e desgaste uniforme, reduzindo também o ruído.

Projetado para a América Latina, o pneu ainda teria que suportar o clima quente. A Goodyear também resgatou soluções de sucesso de outros pneus para incorporar no Duraplus, como o desenho do modelo Duragrip e a construção sob a forma de envelope, uma exclusividade da marca – que protege contra cortes, impactos e fricções laterais.

Apesar de figurar como opção na fatia de populares, o Duraplus carrega todo o DNA tecnológico da marca. Entre as inovações exibidas no pneu, vale destacar a tecnologia Bubble BladeTM, que evita que lâminas do pneu abram em direções diferentes em curvas e manobras bruscas. De acordo com a empresa, são pequenas peças que se encaixam, como em um jogo de montar, inseridas nas lâminas do pneu. Na prática, nos momentos em que as lâminas tenderiam a se abrir em função de maior inclinação do veículo, elas se encaixam, travando os blocos do pneu para evitar movimentação e aumentando a rigidez na área dos ombros.