O deputado federal paranaense André Vargas (PT) está sendo cotado para assumir um cargo na Executiva Nacional petista. Vargas estaria sendo defendido para o cargo de secretário da Comunicação do partido. Caso emplaque o posto, ele terá papel importante na coordenação nacional da campanha da candidata petista à presidência da República, ministra Dilma Roussef.
Irritação
Já no PT paranaense, é crescente o descontentamento com o comportamento cada vez mais belicoso do governador Roberto Requião (PMDB) em relação ao partido. Requião não se conforma em ter sido deixado de lado nas articulações para a sucessão estadual pelos petistas – que estão priorizando a aliança em torno da candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo como forma de garantir palanque forte para Dilma no Paraná.
Concorrência
O governador também não esconde o inconformismo com os planos do PT de lançar Gleisi Hoffmann, mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, como candidata ao Senado. Requião sonhava em tirar Gleisi da disputa para facilitar sua própria eleição para o cargo. Não por acaso, Paulo Bernardo – principal avalista do apoio a Osmar e da candidatura de Gleisi – tem sido o alvo preferencial dos ataques de Requião. Ele teme também que além da petista, outros nomes fortes como o deputado federal tucano Gustavo Fruet (PSDB) também concorra a uma das duas cadeiras de senador que estarão em jogo em outubro, o que pode ameaçar seus planos de voltar à Casa.
Tribunal
O deputado federal Eduardo Sciarra (DEM/PR) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Paraná (OAB-PR), José Lúcio Glomb, se reuniram na última semana para discutir a estratégia para a criação de um movimento em prol da criação de um Tribunal Regional Federal (TRF) no Paraná. Atualmente os paranaenses que tem processos tramitando em segunda instância precisam acompanhar seu andamento em Porto Alegre (RS) onde está localizado o TRF da 4ª Região, que atende aos estados da região Sul. “Estamos há mais de 20 anos atrelados ao Rio Grande do Sul. Isso congestiona o andamento dos processos e dificulta o trabalho dos operadores jurídicos do Paraná”, reclama Sciarra.
Gaveta
Em 2003 o democrata foi relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da criação de TRF´s no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Amazonas. O objetivo da medida é desafogar os tribunais já existentes e melhorar o acesso à Justiça. Na ocasião a medida foi retirada da pauta da Câmara atendendo a um requerimento da base governista. No ano passado, Sciarra apresentou requerimento à Mesa da Câmara pedindo que a PEC seja novamente incluída na pauta da Casa.
Mobilização
Desde que assumiu a presidência da OAB-PR, Lúcio Glomb transformou a instalação de um TRF no Paraná na principal campanha da entidade. Para o próximo dia 08 de março está marcado um evento de mobilização que pretende reunir parlamentares e representantes da sociedade civil organizada em torno do tema. “É importante a união de todos os paranaenses em torno dessa causa”, destacou Glomb.
Sem conversa
O líder da bancada paranaense na Câmara Federal, deputado Alex Canziani (PTB), confirmou, em entrevista a rádio CBN, que o governo do Estado não faz nenhum esforço para unir forças e angariar recursos federais para o Paraná. “No meio do ano passado, tão logo assumi a bancada visitei o Eduardo Requião e coloquei nossa vontade de desenvolver uma parceria em favor do Paraná. Infelizmente, essa conversa não prosperou”, afirma em referência o chefe do Escritório de Representação do PR em Brasília.
Parabólica
O candidato classificado em primeiro lugar no concurso para jornalista da Universidade Federal do Paraná (UFPR) não poderá tomar posse no cargo. Apesar de aprovado, o concorrente não possui diploma de graduação em jornalismo, exigido no edital do concurso público. A decisão de primeiro grau foi mantida, na última semana, pelo juiz federal Hermes Siedler da Conceição Júnior, convocado para atuar no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O candidato ingressou com mandado de segurança contra a universidade na 4ª Vara Federal de Curitiba argumentando que, desde junho de 2009, uma decisão do Supremo Tribunal Federal determinou a inexigibilidade do diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista. Ele teve seu pedido negado.Ao analisar o caso no TRF4, Conceição Júnior também indeferiu a liminar solicitada.
Em alta
A Prefeitura de Curitiba vai promover um novo Mutirão do Emprego, na Praça Rui Barbosa, no Centro, na próxima quarta-feira, 24 de fevereiro, das 9h às 17h. Desta vez o objetivo é preencher o maior número possível de vagas do Sistema Nacional do Emprego (Sine) em Curitiba, que chegam a 6.000.
Em baixa
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) rebateu, em discurso ontem números apresentados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos meses sobre políticas pública. O senador acusou o governo de “mistificação de dados” e de usar “a mentira e a manipulação” para “angariar popularidade”.