Ausência eloquente

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, foi lacônico ao responder ontem porque não compareceu à festa de aniversário do governador Roberto Requião, no restaurante Madalosso, na quinta-feira da semana passada. “Não fui porque não fui”, limitou-se a dizer Pugliesi. A ausência do dirigente foi interpretada como mais um sinal de que a relação entre Pugliesi e Requião não andam das melhores. Tudo por conta da tentativa do governador de desalojar o deputado da presidência do PMDB paranaense, para assumir o cargo depois que deixar o governo, em abril.


Campanha
Pugliesi desconversa e tenta por panos quentes no conflito. Garante que continua “amigo e companheiro” do governador. “Tem hora que não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo”. Questionado sobre a “campanha” lançada pelo grupo do presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, para que Requião assuma a presidência do partido no Estado depois de abril, o deputado minimizou, afirmando ser “a favor de todas as campanhas”.


Confissão
A iniciativa dos aliados do governador Requião na Assembleia Legislativa de tentar garantir ao peemedebista, uma escolta pessoal de Policiais Militares após ele deixar o cargo, em abril, é uma confissão tácita sobre o fracasso da política de segurança pública da atual administração. Afinal, caso confiasse nessa política, Requião não precisaria de privilégios bancadas pelos cofres públicos. Bastaria a ele a mesma segurança que seu governo oferece ao cidadão comum.


Salve-se quem puder
A proposta de segurança particular do Estado a Requião aumenta a sensação de “fim de feira” do atual governo. Cada um cuida de garantir o seu, e os demais, que se virem.



Imbroglio do lixo
Leonardo Aguiar Morelli, Secretário Geral da Defensoria Social, um colegiado de instituições e organizações sociais criado na Campanha da Fraternidade de 2004 com apoio da CNBB que atua na defesa dos interesses sociais e direitos coletivos, divulgou ontem uma carta aberta ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) onde suspeita que haja interesses políticos na decisão de beneficiar numa licitação pública empresas que apresentam preço mais caro para cada tonelada de lixo que deverá ser tratada pelo SIPAR.. A organização reivindica a realização de auditoria independente para apurar se a propostas do consórcio desclassificado realmente é inexeqüível, como argumenta o Procurador Geral de Curitiba no pedido de suspensão do mandado de segurança 2605/2010 que o Tribunal de Justiça deve julgar.


Apelidos proibidos
Um projeto do vereador Jair César (PSDB) apresentou um projeto que vai dar o que falar. A proposta proíbe que os vereadores usem profissões ou apelidos nos nomes. e só permite a utilização de nomes próprios. Se aprovado o projeto,  Professor Galdino (PSDB), Professora Josete (PT) e Serginho do Posto (PSDB) teriam que mudar o nome.


Uso da máquina
O Partido Republicano Progressista (PRP) entrou com ação no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) apontando uso da máquina para promoção pessoal com fins eleitorais pelo governador Roberto Requião (PMDB) e seu sobrinho, João Arruda. Na ação, o PRP lista 60 fatos que segundo o partido, comprovam a utilização indevida de bens e cargos públicos para alavancar a candidatura de Arruda a deputado federal e de Requião a senador. Entre as provas estariam matérias produzidas pela Agência Estadual de Notícias que dão destaque “indevido e desleal” ao sobrinho do governador e questiona ações do PROVOPAR Estadual, que é presidido pela mãe de João Arruda, Lucia Arruda, como doações de ambulâncias, brinquedos e comida.


Inelegibilidade
O presidente do PRP, Jorge Luiz de Paula Martins, afirma que “a ação foi proposta porque a disputa deve ser igual para todos, sem o uso da máquina estatal e de cabos eleitorais de luxo, pagos com dinheiro público”. Segundo o partido, Requião e o sobrinho podem ser condenados a pagar multas, ficarem inelegíveis e se eleitos, ter o eventual diploma do exercício do cargo cassado pela Justiça Eleitoral. O processo foi protocolado com o número 25119, e se encontra na Corregedoria Regional Eleitoral. O relator é Rogério Luis Nielsen Kanayama.


Suprapartidário
O palanque de inauguração do Memorial às Vítimas do Trânsito do Brasil, no Parque Barigui, ontem, chamou a atenção pela variedade departidos: Luciano Ducci (PSB), Nelson Justus (DEM), os deputados federais Affonso Camargo (PSDB), Marcelo Almeida (PMDB), Ricardo Barros (PP) e Osmar Serraglio (PMDB). O presidente do Detran, David Pancotti, também marcou presença.



No muro
Por falar em eleição, o PTB vai esperar para se posicionar nas eleições para o governo. A decisão foi tomada em reunião da executiva, em Curitiba Segundo o presidente do partido, deputado federal Alex Canziani, a intenção do PTB é priorizar as eleições proporcionais: ”Pretendemos fazer pelo menos dois deputados federais e três estaduais.” Em relação às eleições para o Governo do Estado, o PTB vai elencar as suas propostas de campanha e aguardar o posicionamento dos demais partidos para definir qual o apoio ideal que possa atender ao seu programa político-social.


Parabólica
 Em um mês de trabalho, o Tribunal de Contas do Estado(TCE-PR) já digitalizou quase 500 mil páginas de processos e documentos que integram o seu acervo. A atividade faz parte do Programa TCE Digital, criado em junho de 2009 com o objetivo de implantar o sistema de Processo Eletrônico, por meio do qual será substituído por completo o uso de documentos impressos por documentos digitais. A previsão é que o Processo Eletrônico gere uma economia anual de aproximadamente R$ 1,1 milhão ao Tribunal, representada pela redução de despesas postais, com papel, impressão e transporte de autos de processos.A digitalização foi iniciada em 25 de janeiro e está sendo feita pela empresa DLM Consultoria e Informática, vencedora do processo de licitação.  A previsão de conclusão do trabalho é de seis meses.


Em alta
Representantes de entidades sociais interessados em participar do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) deverão fazer a inscrição no próximo dia 11 de março, noInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), das 9h às 18h, na rua Bom Jesus, 669.As eleições contecerão nos dias 27 e 30 de março


Em baixa
A Rodovia que liga o sudoeste paulista ao Paraná, a SP-250 está interditada parcialmente há mais de um mês em razão da queda de barreiras e erosões causadas pelas chuvas, no trecho entre Guapiara e Ribeira,  no interior de São Paulo.  A estrada é uma alternativa  à Régis Bitencourt para viagens ao Sul.