O presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, bem que tentou, mas não conseguiu esconder ontem a decepção com o cancelamento da reunião do Diretório Estadual tucano que sacramentaria a candidatura de Beto Richa ao governo. É que na semana passada Rossoni jurou de pés juntos que a reunião estava mantida, que não haveria interferência da direção nacional, e que de ontem a decisão não passava. Com o apoio da cúpula tucana federal, porém, o senador Alvaro Dias, que disputa com Richa a indicação, conseguiu não só cancelar a reunião como levar a definição para Brasília – tudo o que o dirigente regional descartava.


Alternativa
Richa continua favorito absoluto para ser confirmado o candidato tucano. Mas Alvaro conseguiu ganhar tempo, e principalmente, demonstrar força, ao levar a disputa para o terreno federal. Segundo os partidários do prefeito, o partido busca uma saída honrosa para o senador, que sabe não contar com a preferência das lideranças estaduais tucanas. Mas também não aceita entregar a fatura assim, de mão beijada, sem que haja alguma alternativa para sair do processo de forma traumática. Do contrário, ameaça até não apoiar o candidato da legenda, como deixou claro na reunião da Executiva no dia 18.


Imagem é tudo (I)
O deputado federal Rodrigo Rocha Loures ignorou a posição da direção estadual do PMDB do Paraná, incluindo o governador Requião, que boicotaram a convenção nacional do partido no sábado, que reelegeu o presidente da Câmara, Michel Temer para o cargo, e confirmou a indicação do mesmo para vice de Dilma Roussef.


Imagem é tudo (II)
Mas o que irritou mesmo Requião não foi nem o fato de Rocha Loures ter sido o único paranaense eleito um dos 19 membros da nova Executiva Nacional peemedebista. Mas sim a foto do mesmo ao lado de Temer e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que o presidente Lula quer como vice de Dilma. Requião – que transformou Meirelles em alvo predileto de seus ataques nos últimos meses como representantes dos bancos – não se conforma com a traição do seu ex-chefe de gabinete.



AVC
O ex-deputado federal José Janene (PP) sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), conhecido como derrame, na noite do último sábado e foi internado no Hospital Evangélico de Londrina na madrugada de de domingo. Segundo a assessoria do hospital, Janene chegou inconsciente e apresentou deficiência motora no lado esquerdo do corpo, mas já recuperou praticamente todos os movimentos. Na manhã de ontem, o ex-deputado já estava consciente e conversava. Seu quadro é estável e ele deveria ser submetido a novos exames ontem para avaliação. Janene é portador de uma doença do coração rara e renunciou ao mandato em 2006 para fugir de um processo de cassação por envolvimento no esquema do mensalão. Ele foi apontado como recebedor de R$ 4,1 milhões do esquema operado pelo publicitário Marcos Valério de Souza.


Cervejão
Enquanto muitos vereadores de Curitiba aproveitam o período de recesso para fazer campanha para as eleições de outubro, Julião Sobota (PSC) prefere enfrentar o calor tomando uma cerveja com os amigos. Ontem, por volta das 13h30, o presidente da torcida organizada “Os fanáticos” se refrescava na calçada de um boteco na esquina das ruas Brigadeiro Franco com Brasílio Itiberê.


Pós carnaval
Após o carnaval, os representantes do PSDB na Câmara de Curitiba se reúnem para definir o substituto de Serginho do Posto na liderança da bancada na Casa. Os vereadores João do Suco e Jair Cézar são os mais cotados. A tendência é que Omar Sabbag seja confirmado como primeiro vice-líder e Emerson Prado como segundo vice. Por motivos óbvios, os novos líderes serão escolhidos entre os vereadores que não disputarão as eleições de outubro.


Sem vice
No último sábado, ao ver o diretor da Usina de Itaipu, Jorge Samek, chegar a festa de comemoração dos 30 anos do PT, o pré-candidato ao governo do Paraná, senador Osmar Dias (PDT), reclamou: “Pô Samek, nem você nem a Gleisi querem ser meu vice”.


Pedra
Em tempo. Muitos petistas confessam que caso a aliança com o PDT terão que engolir muitos sapos.


PARABÓLICA
O vice-governador Orlando Pessuti avaliou, ontem, durante a reunião do Conselho Revisor, o andamento das obras que o Estado iniciou no ano passado. Segundo os dados das secretarias, a maioria das obras está dentro do cronograma e algumas passam por problemas pontuais, que não influirão no planejamento final.



Em alta
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi a empresa mais pontual em janeiro, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Entre as companhias aéreas domésticas, a companhia teve o menor índice de atrasos. 93,4% dos voos chegaram e partiram pontualmente .


Em baixa
Um grupo de cerca de 40 empresários e representantes de sindicatos empresariais, esteve ontem na Assembleia Legislativa, acompanhando a entrega do projeto de reajustes para o salário mínimo do Paraná. Os empresários questionamos índices de reajuste proposto pelo governo.