Corrida maluca

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

Termina hoje o prazo para o recadastramento dos funcionários da Assembleia Legislativa. A previsão é de uma corrida e congestionamento do plenarinho da Casa, onde o trabalho está sendo feito, já que o processo foi iniciado há menos de um mês, e muitos dos cerca de 2.500 servidores, entre eles mais de 1.900 ocupantes de cargos comissionados, não tiveram tempo de apresentar seus documentos. Isso sem falar nos fantasmas, que moram em outros estados ou sequer sabem que trabalham no Legislativo, como demonstraram as denúncias. Quem não se recadastrar até esta sexta-feira, terá o salário cortado.

Afastamento
O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) defendeu ontem o afastamento imediato dos deputados estaduais Nelson Justus (DEM) e Alexandre Curi (PMDB), dos cargos de presidente e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa. Depois de tantas e graves denúncias, a manutenção de Justus e Curi na direção do poder Legislativo é algo indefensável, avalia Dr. Rosinha. Como ambos não estão propensos a sair espontaneamente, e nem os deputados estaduais parecem querer fazê-lo, o Ministério Público e as autoridades do Judiciário deveriam promover esse afastamento imediato.

Posição
A pedido da bancada de deputados estaduais do PPS, a direção do partido incluiu na pauta da reunião deste sábado, a crise da Assembleia. Os parlamentares vão discutir qual será o posicionamento oficial da bancada diante das denúncias. Em nota oficial, o diretório estadual do PPS já pediu o afastamento de todos os envolvidos no caso dos funcionários fantasmas e dos diários secretos. Do ponto de vista das denúncias, o recadastramento não é nada, afirma o presidente do partido, Rubens Bueno.

Candidatura
No encontro, o PPS também vai discutir um programa de governo e a formação de chapas de deputados estaduais, federais e candidaturas majoritárias. O partido demonstra disposição para viabilizar candidatura própria ao governo do Estado. Inicialmente, a sigla tinha intenção de repetir a coligação de oposição com PSDB, PDT, DEM e PP, mas devido o lançamento das pré-candidaturas de Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), deverá ingressar na disputa estadual.

Multa
O governador Orlando Pessuti (PMDB) se reuniu ontem em Brasília com o vice-presidente, José Alencar (PRB) e obteve apoio para duas reivindicações do Estado – a criação do Tribunal Regional Federal no Paraná, e o fim da multa pelo não pagamento dos títulos públicos adquiridos com a privatização do Banestado. Segundo Pessuti, Alencar ligou na mesma hora ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), pedindo prioridade para a votação da PEC que cria o TRF, e também prometeu conversar com outras lideranças do Congresso para ajudar na questão da multa.

Chapa
O pré-candidato do Partido Verde ao governo, ex-vereador Paulo Salamuni, se reuniu esta semana com a senadora Marina Silva (AC), pré-candidata à Presidência. No encontro Salamuni reforçou a decisão do PV paranaense de lançar candidatura própria com uma chapa completa para as eleições de 3 de outubro. Em seu discurso, Marina defendeu que em todos os estados o PV tenha candidatos para as Assembleias Legislativas, para Câmara dos Deputados, para Senado e governo estadual.

Eu voltei (I)
Os caciques do PC do B do Paraná se reuniram na manhã de ontem e decidiram que o partido volta a compor com o governo Estadual. Para isso, basta que o novo governador Orlando Pessuti (PMDB) atenda a uma única exigência: os comunistas querem a Paraná Esportes de porteira fechada.

Eu voltei (II)
O PC do B decidiu abandonar o governo em junho de 2009, quando Ricardo Gomide foi demitido por Requião da presidência da Paraná Esportes devido a aproximação com o prefeito Beto Richa (PSDB) e, especula-se, para atender os interesses do sobrinho do então governador, João Arruda, que planeja ser candidato a deputado federal disputando assim votos na mesma base eleitoral de Gomide, no Norte Pioneiro. Na época, algumas lideranças do partido – como Cláudio Ribeiro – insistiram em permanecer no governo. Resultado: Ribeiro foi expulso da Executiva do partido e agora, com o retorno ao governo, será defenestrado da Paraná Esporte para que outro membro indicado pelo partido assuma o posto.

Aniversário
O presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), reuniu 19 vereadores em almoço na KF churrascaria para comemorar seu aniversário ontem. Julião da Caveira (PSC) não pode comparecer, já que está em São Paulo cumprindo as funções de presidente da torcida organizada Os Fanáticos. O Atlético enfrentou ontem o Palmeiras no Palestra Itália, em partida válida pela Copa do Brasil.

Recurso
O deputado Mauro Moraes (PSDB) afirmou ontem que vai entrar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira para reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TER/PR) que resultou na perda de seu mandato. A presidência da Assembleia Legislativa tem dez dias após o recebimento da notificação da Corte para dar posse ao suplente. Durante este período, Moraes busca, através de medida cautelar, obter uma liminar para permanecer no cargo.

Eleitores
Dentro do programa Sábado Cidadão, a Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, localizada na Rua João Parolin, 55 – Prado Velho, funcionará neste sábado, 17 de abril, das 9 às 17 horas. O programa Sábado Cidadão tem a finalidade de atender ao eleitor que não tem condições durante a semana de solicitar o alistamento, a transferência de domicílio ou a revisão eleitoral. O prazo para esses serviços termina dia 05 de maio

Parabólica
A Catedral de Curitiba terá neste sábado, ao meio-dia, missa de sétimo dia em homenagem ao ex-presidente da Polônia Lech Kaczynski, morto no último sábado. A missa será celebrada pelo arcebispo Dom Moacir José Vitti. O prefeito Luciano Ducci foi convidado para a missa pela cônsul da Polônia em Curitiba, Dorotta Joanna Barys.

Em alta
Acontece  hoje o Seminário Regional para discutir a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). O Paraná será o primeiro estado a receber a discussão, que contará com a  coordenadora geral do PAC, Miriam Belchior. A partir das 9 horas, no CIETEP

Em baixa
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou pedido do PSDB e autorizou a fiscalização na sede do instituto Sensus, em Belo Horizonte. A
iniciativa tem como objetivo esclarecer como foi feita a última pesquisa de intenção de voto divulgada pela entidade na terça-feira.