Quem pensa que o vice Orlando Pessuti não está levando a sério a candidatura ao governo não sabe que o vice peemedebista já tem até jingle. Gravado com o apoio da bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel do Rio de Janeiro. Egocêntrico como é, Requião não teria gostado nem um pouco da autolovação da música ao seu vice. Teria renovado a ameaça de não deixar o governo para que Pessuti assuma. O vice, porém, não liga para as ameaças de Requião, pois sabe que o governador não pode ficar sem mandato, por conta da extensa lista de ações que responde na Justiça pela sua verborragia descontrolada.


Ala dos contentes
Têm peemedebistas comemorando o rompimento com o PT. E não é só Luiz Cláudio Romanelli ou Alexandre Curi – apontados como os interlocutores no PMDB com o PSDB. O deputado Dobrandino da Silva, também não escondeu seu contentamento. “Eu não gostei. Eu adorei”, disse, questionado sobre o rompimento do partido com o governo. “Eu não queria que eles saíssem. Queria que não tivessem entrado”, ironizou.


Em família
Dobrandino, aliás, diz que não pretende disputar nova eleição para a Assembleia. Em seu lugar, vai lançar o filho, o também ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Sâmis da Silva. O detalhe é que Samis trocou o PMDB pelo PSDB no ano passado. Ou seja, caso tenha sucesso em eleger o filho, Dobrandino vai tirar pelo menos uma cadeira no Legislativo de seu atual partido. Viva


Suspense
O senador Osmar Dias (PDT) e  o presidente Luiz Inácio Lula se encontram em Londrina no dia 22. Enquanto petistas falam em fechar a aliança, o senador diz que é só para inaugurar uma obra.


Audiências
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), definiram ontem as quatro cidades e as datas em que serão realizadas as audiências públicas sobre o aumento do salário mínimo regional. Em Foz do Iguaçu a audiência será no dia 12, às 10h, Curitiba (dia 15, às 18h, na Associação Comercial do Paraná), Maringá (dia 19, às 10h) e Londrina (dia 19, às 17h). “Só faltam definir os locais nas audiências de Foz, Maringá e Londrina”, disse Romanelli, relator da proposta no legislativo. A Assembleia tem até o mês de abril para aprovar o reajuste proposto pelo governador Roberto Requião.


Opcional
 A vereadora Renata Bueno (PPS)irá apresentar um Projeto de Emenda ao Regimento Interno da Câmara de Vereadores com o objetivo de tornar opcional a participação dos vereadores no plenário, antes da votação dos títulos de “Cidadão Honorário” .Segundo ela, o debate deve ser reservado para outros temas, partindo do princípio de que o homenageado tem relevância suficiente para receber o título. “Ir à tribuna ou não deveria ser facultativo e cada vereador deve escolher a melhor maneira de fazê-lo”, afirmou. Além disso, continua Renata, a ação teria o objetivo de agilizar a pauta e deixar mais enxuto e ágil o processo administrativo. “Os debates ficariam direcionados para as votações de projetos ou assuntos que necessitam de maior discussão”, disse.



Homenagem
Atendendo a um requerimento apresentado pelo deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), a mesa diretiva da Câmara dos Deputados marcou para hoje, às 10h da manhã, a realização de uma sessão solene em homenagem à Dra Zilda Arns.  O requerimento 6172/2010 foi protocolado no dia 3 de fevereiro e deferido no dia 24 do mesmo mês. Com isso, a médica sanitarista que criou e presidiu a Pastoral da Criança até o dia 12 de janeiro – data em que faleceu, vítima do terremoto do Haiti – será homenageada soleemente pelo parlamento brasileiro. “Trata-se de uma homenagem justa e necessária a uma brasileira extraordinária, que doou seu tempo e sua vida em favor dos mais humildes”, destacou Alfredo



Empate
O Supremo Tribunal Federal adiou na quinta-feira, o julgamento dos deputados federais paranaenses Alceni Guerra (DEM) e Fernando Lúcio Giacobo (PR), acusados de fraude em licitação por terem firmado um contrato de concessão em 1998 que causou prejuízos aos cofres do município de Pato Branco (PR). O Plenário decidiu aguardar a presença do único ministro ausente à sessão, Eros Grau. Após os votos dos dez presentes, cinco ministros foram favoráveis à absolvição e cinco votaram pela condenação dos parlamentares na Ação Penal.


Prescrição
A ministra Ellen Gracie, ao proferir seu voto, condenou os parlamentares à pena de dois anos de detenção e dez dias multa, no valor diário de dez salários mínimos. Mas de pronto ela transformou a pena de prisão e multa em duas restritivas de direitos: pagamento de cem salários mínimos e prestação de serviços comunitários. Ao final, a suspensão do julgamento para aguardar o voto de desempate gerou impasse entre os ministros, uma vez que a prescrição da pena, informada pela relatora, ocorreu na última sexta-feira.


Na Justiça
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, entrou na sexta-feira com ação cível pedindo a condenação do governador Roberto Requião (PMDB), por danos morais. Ele também pediu ao Ministério Público Federal (MPF) que apure denúncias feitas pelo governador de que o ministro teria proposto superfaturamento de obra, além de insinuar que Bernardo estaria envolvido na compra de uma rádio em Laranjeiras do Sul, no sul do Paraná. O ministro adiantou, ainda, que tão logo Requião deixe o cargo para disputar a eleição para o Senado, entrará com ação criminal.


Saco de estopa
Além das acusações sobre proposta de superfaturamento em R$ 350 milhões de uma variante ferroviária entre Guarapuava e Ipiranga, Bernardo também cobra explicações sobre as insinuações de que teria comprado uma rádio, pagando em dinheiro vivo colocado dentro de um saco de estopa, postadas no microblog twitter por Requião. O ministro negou as duas acusações. “O governador acha que tem irregularidade, ele devia ter tomado providência e acionado o Ministério Público. Como ele não fez, eu faço isso”, afirmou.


Ironias
Requião ironizou a atitude do ministro do PT. “O Paulo Bernardo não convenceu nem os petistas sérios. Ninguém deixou o governo”, comentou pelo twitter. “Na verdade, o Paulo Bernardo deveria aproveitar sua ida ao MP para explicar a estranha proposta de PPP (parceria público privada) que fez”, disse.


Parabólica
 Será votado em plenário projeto de lei do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) que pretende limitar o horário de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP) a granel nas residências, condomínios horizontais, edifícios residenciais, comerciais e industriais no município de Curitiba. A votação em primeiro turno acontece a partir das 14h30 de hoje.


Em alta
O número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba cresceu 56% – de 15.363 para 24.011 exames – desde a implantação do programa Mulher Curitibana, há quase quatro meses. Mamografia é o exame por imagem que mostra se há formações na mama sugestivas de anomalias.


Em baixa
A candidatura de José Serra (PSDB) precisa de um impulso nos próximos dias para se manter. As últimas pesquisas mostram a queda de Serra e o crescimento da candidata petista Dilma Roussef. Os tucanos já cobram mais empenho do governador de São Paulo para reverter o quadro.