Na trave

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado


Fontes do PMDB contaram ontem que o governador Roberto Requião exigiu que o deputado estadual Waldir Pugliesi renuncie à presidência estadual do partido para que ele assuma o cargo quando deixar o governo, em abril, para disputar uma vaga no Senado. Requião quer manter o controle da legenda, para comandar pessoalmente as negociações em torno de alianças para a eleição de outubro. Pugliesi, porém, não quis nem conversa com o governador sobre o assunto, o que deixou Requião extremamente contrariado.


Tiririca
O governador também teria ficado tiririca com a decisão da Justiça que anulou a convenção do PMDB que reelegeu Doático Santos presidente do partido em Curitiba. A decisão foi obtida a partir de ação do deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior, que acusa Doático de descumprir o estatuto da legenda ao não dar publicidade antecipada à convenção.


Recuo
Depois de anunciar na semana passada que iria colocar o “rolo compressor” para votar a toque de caixa o reajuste do piso salarial regional, o líder do governo Requião na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), mudou o discurso. Afirmou que pretende promover pelo menos quatro audiências públicas, sendo uma na Capital e outras três no interior, para discutir a proposta, que sofre resistência entre entidades empresariais. Com isso, dificilmente haverá tempo de votar o projeto até meados de março, como havia previsto inicialmente o líder governista.


Líderes
Retomados os trabalhos na Câmara de Curitiba, os partidos começam a definir os novos líderes das bancadas. O vereador Algaci Túlio (PMDB) assume a liderança da oposição, em substituição a Jonny Stica (PT). João do Suco é o novo líder do PSDB, com Omar Sabbag na 1ª vice e Emerson Prado na 2ª vice. O atual líder tucano, Serginho do Posto se afasta da função para disputar cadeira na Assembleia nas eleições de outubro. Noêmia da Rocha será a líder do PMDB. Roberto Hinça líder do PDT. Pedro Paulo líder petista, com Jonny Stica na 1ª vice e Professora Josete na 2ª vice-liderança.


Lei Orgânica
Na próxima quinta-feira, os membros da Comissão de Revisão da Lei Orgânica de Curitiba fazem a primeira reunião de 2010 na Câmara. A Comissão é presidida pelo vereador Paulo Frote (PSDB) e Renata Bueno (PPS) é a relatora.


Bate chapa
Aliado de Beto Richa, o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, não perdoa o senador Alvaro Dias por insistir na disputa com o prefeito pela vaga de candidato tucano ao governo. Traiano garantiu ontem que torce para que Alvaro leve à disputa à convenção estadual de junho, pois tem certeza de que o prefeito será confirmado pelos delegados da sigla. “Homem público tem que saber quando parar e até onde ir. Tem que ter compreensão do momento em que está vivendo e do que pensa a opinião pública”, afirmou.


Mormaço
O ar condicionado do Hotel Bourbon não conseguiu dar conta de resfriar os mais de 700 simpatizantes da candidatura do prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) ao governo do Estado que compareceram a reunião de ontem. Cerca de 220 dos mais de 400 convencionais tucanos, além de prefeitos e vereadores do interior acompanharam o encontro.


Trapalhão
Tucano, que prefere não se identificar, relata que, na reunião da manhã de ontem, no afã de aparecer nas fotos ao lado do prefeito Beto Richa (PSDB), o vereador Professor Galdino (PSDB) deu um pisão no pé da primeira-dama Fernanda Richa. Galdino ainda teria empurrado – sem querer – o deputado estadual Luiz Accorsi, que esbarrou e quase mandou para o chão o deputado federal Alfredo Kaefer, que passava atrás de muletas.


Divididos
Apesar do deputado federal e presidente do DEM/PR, Abelardo Lupion declarar que seu partido estará no palanque de Osmar Dias (PDT), os deputados estaduais Democratas Nelson Justus, Plauto Miró e Durval Amaral compareceram a reunião tucana na manhã de ontem e declararam apoio a candidatura de Beto Richa (PSDB) ao governo do Estado.


Parabólica
Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR) votaram ontem para escolher os suplentes da Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR). Os desembargadores Rogério Kanayama e Lauro Augusto de Mello ficam na suplência pelos próximos dois anos. Os dois poderão inclusive candidatar-se ao cargo de corregedor do TRE, que deve ser escolhido em dezembro.


Procuradores e promotores de Justiça participarão hoje da eleição para escolha do procurador-geral de Justiça, chefe administrativo e institucional do Ministério Público do Paraná. O atual procurador-geral e presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Olympio de Sá Sotto Maior Neto, é candidato único.


Em alta
Programas como Luz Fraterna e Tarifa Social da Água passarão a fazer parte do Plano Plurianual (PPA), portanto sendo permanentes nos próximos governos, conforme Proposta de Emenda à Constituição aprovada  ontem, em redação final, pelos deputados.


Em baixa
Uma empresa agroindustrial com sede na Região Metropolitana de Curitiba terá de pagar R$ 5.000,00 a uma candidata a emprego de auxiliar de produção, por tê-la recusado no processo seletivo, em função do peso. A
decisão é da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho. Abaixo a discriminação.