Deu com os “burros n´água” a tentativa do governador Roberto Requião de desalojar o deputado Waldyr Pugliesi da presidência estadual do PMDB. Requião quer por que quer assumir o cargo depois que deixar o governo, no início de abril, na esperança de comandar o processo sucessório. O problema é que Pugliesi – aliado fiel do vice-governador e pré-candidato peemedebista ao governo, Orlando Pessuti – mostra-se irredutível ao assédio do staff requianista que tenta tirá-lo do posto para poder dirigir com liberdade as negociações em torno das alianças, inclusive com o PSDB do prefeito de Curitiba, Beto Richa. O deputado sabe que se sair, Requião e seu grupo ficarão com o caminho aberto para fechar um acordo, mesmo que “branco” com os tucanos, deixando Pessuti falando sozinho.
Reprise
Requião teme que fora do governo, e sem uma posição de comando no PMDB, acabe sendo abandonado pelo partido à própria sorte. Basta lembrar que em 1994, quando ele deixou o cargo de governador no primeiro mandato para disputar a eleição de senador, acabou perdendo o comando do PMDB estadual para seu vice, Mário Pereira, com quem rompeu, após o rumoroso escândalo das diárias frias. Não quer que isso aconteça novamente. E diante da teimosia de Pugliesi, já cogita assumir a presidência do PMDB de Curitiba, onde o sempre prestativo vassalo Doático Santos estaria pronto para ceder seu lugar.
Bom senso
O deputado Nereu Moura – um dos cotados para assumir a liderança do PMDB na Assembleia com a posse de Pessuti – condenou a briga entre seu partido e o PT, que classifica de “totalmente extemporânea e fora de propósito”. Moura diz que o confronto não ajuda em nada, “pelo contrário, só contribui para deixar o Paraná na rabeira entre os estados que lutam pela conquista de benefícios junto ao governo federal”. Segundo ele, deve haver bom senso de parte a parte, tanto “do governador Requião e de lideranças do PT”.
Outro lado
O deputado peemedebista só esqueceu de combinar com Requião a trégua. O governador segue fustigando o partido no twitter. “Não acredito que os verdadeiros petistas saiam no trem da ALL”, ironizou ele ontem. “Porque não o Paulo Bernardo para governador ? O Andre (Vargas) para vice.? Eles mostrariam sua força eleitoral”, completou.
Farmácias
Tramita na Câmara de Curitiba projeto de lei do vereador Dirceu Moreira (PSL) que dá permissão às farmácias e drogarias para venda de artigos de conveniência de vários gêneros, que vão desde cartões telefônicos e recargas para celulares, até brinquedos educativos, sorvetes, bebidas não-alcoólicas e suplementos alimentares para atletas. A proposta é polêmica, pois vai contra as últimas medidas da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que, por meio de resolução, restringe o comércio de vários gêneros de produtos nestes estabelecimentos.
Manifesto
Os militantes do PPS paranaense estarão na Boca Maldita amanhã , a partir das 10 horas, para divulgar o “Manifesto Serra-Aécio”. O diretório estadual vai se engajar para conseguir colher um bom número de assinaturas. O manifesto da Executiva Nacional, defende uma chapa à Presidência da República formada pelos governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves.
Frase
A cada dia, uma nova denúncia de maquiagem no PAC. Os números estão tão inflados que podem explodir a qualquer momento, derrubando a ilusão criada para promover a candidata do PT, dita mãe do programa
Do deputado Eduardo Sciarra (DEM/PR) sobre as manobras usadas pelo governo para produzir resultados virtuais do PAC, que incluem adicionar financiamento de imóveis usados como realizações, mudar cronogramas das obras e computar mais de uma vez o mesmo investimento.
Parabólica
A Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Rehião (Amatra) e a LTr Editora lançam hoje quatro livrosm no Auditório da Escola Judicial (Avenida Vicente Machado, 400). São eles: Execução Trabalhista, José Aparecido dos Santos, O direito derivado da tecnologia, de Odete Grasselli, Curso de Processo do Trabalho, de Luciano Athayde Chaves, e Manual de Audiência na Justiça do Trabalho, de Manoel Antonio Teixeira Filho. O lançamento dos livros começa às 16 horas com palestar Aspectos Controvertidos da Lei 12.016/2009, com o Manoel Antonio Teixeira Filho.
O empresário Rodrigo Rocha Loures, presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), lançou ontem o livro Sustentabilidade XXI – Educar e Inovar sobr uma nova Consciência (Editora Gente, 236 páginas, R$ 59,90).
Em alta
Mulheres trabalham cinco horas semanais a mais do que os homens, de acordo com estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado ontemAs mulheres têm uma jornada total semanal de 57,1 horas, contando com 34,8 horas semanais de trabalho e mais 20,9 horas de atividades domésticos.
Em baixa
Os deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovaram por unanimidade ontem a abertura do processo de impeachment do governador afastado do DF, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). O pedido foi aprovado por 19 votos. Três deputados não compareceram à sessão.