O deputado federal paranaense André Vargas foi escolhido o Secretário Nacional de Comunicação do Partido na convenção petista do último sábado. Isso faz dele um dos poderosos da campanha eleitoral. Até porque a Secretaria Nacional de Comunicação (SNC) é a responsável pela comunicação e o marketing institucional do partido. Ela executa o Plano Nacional de Comunicação aprovado pelo Diretório Nacional, coordena as publicações nacionais partidárias e responde pela assessoria de imprensa dos membros do Diretório Nacional, Comissão Executiva Nacional e dos responsáveis pelas demais secretarias nacionais. Entre as atribuições para este ano, está a coordenação da campanha de Dilma Roussef  à Presidência da República na área de comunicação. André é um dos dois paranaenses a integrar a direção nacional do PT.  A ex-presidente do PT estadual, Gleisi Hoffmann, também está no diretório. A nomeação também reafirma a força do ministro do Planejamento Paulo Bernardo.


Convite pelo Twitter
Pelo Twitter, o governador Roberto Requião (PMDB) avisou que convidou os senadores Alvaro  Dias (PSDB), Osmar Dias (PSDB),  e Flávio Arns (PSDB), além do ministro do Planejamento Paulo Bernardo (PTB) para  aEscola de Governo de amanhã .”Basta um pouco de fibra p/ comparecer”, diz o governador.


Copa na pauta
A Câmara Municipal de Curitiba vai reabrir os trabalhos plenários hoje, às 14h30. O presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), vai dirigir a sessão especial, recebendo o prefeito Beto Richa, o vice Luciano Ducci e os secretários municipais. O líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), fará a saudação oficial em nome do Legislativo. Segundo Derosso, o ano será de muito trabalho. Além dos diversos projetos em pauta para discussão nas sessões, às segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 14h30, a Casa possui oito comissões permanentes e cinco temporárias, entre elas a da Copa do Mundo de 2014, que pretende, já nas primeiras reuniões, ouvir representantes do Ministério Público sobre a criação de um grupo de trabalho para fiscalizar as ações para a realização do Mundial no Brasil.


Obras
O presidente também destaca a reforma do prédio histórico  da Casa, que deve começar em meados de abril, após a conclusão do processo licitatório pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Tombada pelo Patrimônio Histórico, a edificação, de 115 anos, possui problemas estruturais, apresentando rachaduras em diversos pontos. As obras estão orçadas em aproximadamente R$ 2 milhões, provenientes do Fundo Especial da Câmara Municipal de Curitiba (FEC).


Denúncia
O vereador tucano Professor Galdino protocola, nesta terça-feira, no Ministério Público, representação contra o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), a quem ele acusa de ter gasto R$ 5 mil com telefone celular durante viagem de seis dias às Bahamas em julho do ano passado. Galdino também apresentará denúncias contra o secretário especial do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, Eduardo Requião, pelo aumento de 30% nas despesas do órgão em 2009.


Vitória pessoal
O deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior obteve uma vitória na briga pessoal que mantém com o presidente do PMDB de Curitiba e assessor do governador Requião, Doático Santos. O juiz José Roberto Pinto Junior, da 8ª Vara Cível da Capital concedeu liminar cancelando a eleição do Diretório Municipal peemedebista, que reelegeu Doático, em 24 de outubro do ano passado, e determinando a realização de nova convenção. A alegação de Stephanes é que o estatuto do partido foi desrespeitado, já que a convenção não teria sido divulgada com antecedência em editais nos cartórios eleitorais e na Câmara de Vereadores.


Reincidente
Stephanes afirma que Doático tem um comportamento “reincidente” no sentido de não respeitar a democracia interna, pelo menos desde 2003, quando ele e seu grupo abortaram a candidatura à prefeitura de Curitiba de Gustavo Fruet, hoje deputado federal pelo PSDB. Em sua decisão, José Roberto Pinto Junior determinou que o Ministério Público acompanhe o processo. O MP também se manifestou sobre o caso, requerendo a intimação do dirigente peemedebista.


Inconstitucional
A criação de cargos de chefia e direção de provimento efetivo, pelo poder Executivo municipal, é inconstitucional, segundo parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), aprovado na última quinta-feira, em resposta a consulta feita pelo prefeito de São Pedro do Iguaçu (Oeste do Paraná), Natal Nunes Maciel. Para o TC, esse tipo de iniciativa contraria o modelo de seleção e contratação de servidores públicos previsto na Constituição Federal. Empossando-se alguém em um cargo efetivo de direção ou chefia, a autonomia de gestão do superior hierárquico seria prejudicada, avalia o tribunal, afinal, estaria garantida ao subordinado a permanência no comando de sua área, independentemente do seu desempenho.


Parabólica
Hoje, a juíza federal Flavia da Silva Xavier passará a presidência da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) para o também magistrado Anderson Furlan. Na gestão de 2004/2005, Furlan foi Vice-Presidente da Apajufe. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Anderson Furlan é especializado em Direito pela Escola Superior de Magistratura e mestre em Ciências Jurídico-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL).


Procuradores e promotores de Justiça participarão amanhã, da eleição para escolha do procurador-geral de Justiça. O atual procurador-geral e presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Olympio de Sá Sotto Maior Neto, é candidato único.


Em alta
Espaço na Agência de Notícias do governo do Estado o vice e  pré-candidato ao governo, Orlando Pessuti (PMDB), já ganhou. A agência dedicou praticamente o fim de semana inteiro às informações das andanças de Pessuti pelo interior do Estado9.


Em baixa
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirmou  ontem que não teme perder o mandato após saber que ele e a sua vice, Alda Marco Antonio, tiveram os cargos cassados pela Justiça Eleitoral. Eles foram condenados por captação ilícita de recursos durante a campanha eleitoral de 2008.