Pesquisas

Da Redação

É possível que novas pesquisas sobre a disputa pela sucessão estadual sejam divulgadas até o próximo domingo, véspera da reunião na qual os tucanos prometem definir quem será o candidato da legenda ao governo do Paraná, na disputa entre o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o senador Álvaro Dias. Há dez dias, duas pesquisas – Ibope e Ipespe – foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), mas até o momento os resultados não foram publicados.O anúncio do candidato do PSDB ao Palácio das Araucárias já foi adiado três vezes. A definição chegou a ser prometida para a reunião da Executiva Estadual do último dia 18, depois para reunião do Diretório Estadual no último dia 8 e finalmente para o último dia 10, em encontro de Richa, Dias e o presidente nacional da legenda, senador Sérgio Guerra, em Brasília.

Descanso
Depois de 11 dias de “férias forçadas”, os deputados estaduais retomam na próxima segunda-feira as sessões plenárias. Na Câmara de Curitiba, as atividades em plenário só retornam em março. O Legislativo da Capital é uma das Casas que ainda não votou a redução do recesso parlamentar de 90 para 55 dias.

Contas municipais
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou a Instrução Normativa 43/2010, que estabelece as regras para a prestação de contas municipais relativas ao exercício financeiro de 2009. O prazo de entrega para as prefeituras, Câmaras de Vereadores e entidades da administração direta e indireta (fundos, fundações e autarquias), dos 399 municípios paranaenses, vai até as 18 horas do próximo dia 31 de março. A norma está no Regimento Interno do Tribunal. Elaborada pela Diretoria de Contas Municipais (DCM), a Instrução Normativa estabelece todos os documentos e procedimentos necessários à prestação de contas anual. O responsável técnico deve ser, necessariamente, um contador e o envio da documentação pode ser feito pelo Correio, por meio de remessa registrada. Neste caso, será considerado como data de entrega o dia da postagem na agência de origem.

Trio elétrico eleitoral
A cantora Mara Lima, vereadora de Curitiba pelo PSDB, aproveitou o período de Carnaval para divulgar a candidatura de deputada estadual pelo Litoral, e reuniu eleitores de todas as regiões do Estado durante o feriadão. Com uma caravana gospel, a tucana fez shows em vários balneários paranaenses. Ao lado do presidente da Câmara, João Cláudio Derosso, Mara Lima está entre os vereadores do PSDB de Curitiba mais cotados para conquistar cadeira na Assembleia nas eleições de outubro. Na disputa de 2006, a cantora — na época filiada ao PSC — terminou como suplente, tendo recebido 35.380 votos. Na ocasião, a legenda acabou atrapalhando, já que Rosane (PV) garantiu vaga na principal Casa Legislativa do Paraná com 18.844 votos.

Inatividade
Para os deputados estaduais, o feriadão de Carnaval ainda não acabou. Como as sessões plenárias só serão retomadas na próxima segunda-feira, muitos parlamentares permanecem à caça de votos nas bases eleitorais e outros ficam com a família no Litoral até domingo. No total, os deputados terão 11 dias de inatividade plenária.

Saia justa
E tudo indica que a votação do reajuste do piso salarial regional – que a princípio parecia tranquila – vai pegar fogo na Assembleia. De um lado, os deputados enfrentam o dilema de não poder questionar o índice recorde de até 21% de aumento proposto pelo governo Requião, sob o risco de ficar com a pecha de atuar contra o interesse dos trabalhadores em ano eleitoral. De outro, também não podem simplesmente ignorar os protestos dos empresários contra o porcentual, classificado por eles de irreal e demagógico. Afinal, é do setor que sai boa parte das contribuições que financiarão a campanha dos próprios deputados.

A convenção
Antes de seguir para Caiobá, onde passou o feriado, o senador Alvaro Dias (PSDB) disse em entrevista ao jornal O Diário de Maringá que a definição do candidato do PSDB deve mesmo acontecer depois do Carnaval, e que a decisão deve beneficiar a candidatura de José Serra a presidente. Mas observou que “quem decide, oficialmente, é a convenção”.

Copa
Uma das primeiras reuniões deste ano da Comissão da Copa do Mundo 2014 da Câmara Municipal será para ouvir os representantes do Ministério Público sobre a criação de um grupo de trabalho para fiscalizar as ações envolvendo os preparativos para a Copa do Mundo no Brasil. A informação é do vereador Mario Celso Cunha (PSB), presidente da comissão. A Comissão Especial para Assuntos da Copa do Mundo 2014 da Câmara de Curitiba começou com sete membros: Mario Celso, Pedro Paulo (PT), Julião Sobota (PSC), Algaci Tulio (PMDB), Juliano Borghetti (PP), Aladim Luciano (PV) e Renata Bueno (PPS). Depois foi ampliada com a entrada de Omar Sabbag Filho (PSDB), Roberto Hinça (PDT) e Valdemir Soares (PRB). Finalmente, passou para 12 membros, com as entradas de Julieta Reis (DEM) e Jair Cézar (PSDB).

Crise
O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR) ocupou nesta semana a tribuna da Câmara para fazer um alerta sobre a situação financeira dos municípios brasileiros, que enfrentam cortes na arrecadação ao mesmo tempo em que crescem as despesas. Fruet lembrou que a partir deste ano as prefeituras assumirão uma série de encargos decorrentes de reivindicações aprovadas pelo Congresso Nacional, como o Piso Nacional do Magistério (que deverá ser pago integralmente a partir deste ano), o piso salarial dos agentes de saúde e a obrigatoriedade do ensino para crianças a partir dos quatro anos de idade. “Todos esses itens são avanços importantes e decorrem de reivindicações justas, porém quem assume o custo são os municípios — sem receita adicional e ainda enfrentando queda no FPM”, disse Gustavo Fruet. Os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) — que é a principal fonte de receita para cerca de 70% das cidades brasileiras — caíram 3,1% no ano passado, em relação a 2008. A queda continuou em janeiro deste ano: 14,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

PARABÓLICA
  • O mutirão carcerário, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio do Ministério Público e Tribunais de Justiça, chega ao Paraná no dia 23 de fevereiro, após percorrer 18 estados. O objetivo realizar um reexame de processos de presos condenados e provisórios, além de inspecionar presídios.

Em alta
Em 2009, os 132 milhões de eleitores brasileiros fizeram uma “DOAÇÃO” conjunta de R$ 155 milhões aos partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O dinheiro, arrecadado em impostos, saiu do Tesouro Nacional para subsidiar as 27 legendas existentes no País.

Em baixa
A companhia de música EMI está procurando compradores para o Abbey Road Studios, que foi berço das gravações de discos dos Beatles e de diversos outros grandes artistas de música pop. Estima-se que a empresa precise de 100 milhões de libras (R$ 350 milhões) para saldar dívidas.