Nas eleições de 2006, o PSDB teve 31 candidatos a deputado estadual e elegeu sete. Neste ano, 71 tucanos devem brigar por cadeiras na Assembleia. O partido trabalha com a expectativa de ocupar entre 13 e 18 das 54 vagas. Porém, caso a coligação com o PMDB seja acertada, muitos dos pré-candidatos – inclusive os representantes da legenda na Câmara de Curitiba – desistirão da empreitada. A união entre tucanos e peemedebistas praticamente dobraria o número de votos necessários para eleger um deputado. O primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PMDB), trabalha para costurar o acordo e ser o vice-governador na chapa encabeçada pelo prefeito Beto Richa (PSDB).


Boataria
Com a aproximação da reunião que deve definir o candidato tucano ao governo, a boataria correu solta nos últimos dias. Alguns garantiam que o presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), estaria de passagem marcada para Curitiba, para intervir na disputa entre Beto Richa e Alvaro Dias. Outros que Guerra e a direção nacional tucana já teria desistido de qualquer interferência e “lavado as mãos”, deixando para o PSDB local resolver a pendenga. E ainda outros, que a reunião de segunda-feira acabaria nem sequer acontecendo.


Respeito
Uma coisa é certa em relação à disputa no PSDB paranaense. Dificilmente o partido conseguirá evitar um racha. As declarações de Alvaro, em especial, deixam claro que ele não está disposto a “engolir à seco” a antecipação da escolha do candidato, que claramente favorece a Richa. Na própria reunião da Executiva que marcou o encontro do Diretório Estadual para segunda, o senador afirmou abertamente que não apoiaria o candidato escolhido caso considerasse que não houve respeito à sua postulação.


Copa 2014
Coordenadores técnicos do Ministério do Esporte se reúnem nesta sexta-feira, às 14h30, na prefeitura de Curitiba, para discutir a lei que obriga a identificação dos torcedores e frequentadores de clubes, entidades mantenedoras e gestoras de estádios de futebol com capacidade superior a 15 mil pessoas. Também será discutido o projeto Torcida Legal, do governo federal. A lei em debate, apresentada pelos vereadores Tico Kuzma (PSB), Juliano Borghetti (PP) e Roberto Acciolli (PV), foi sancionada pelo prefeito Beto Richa no início deste ano, após aprovação no plenário da Câmara. Do encontro, agendado pelo assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, participam representantes da prefeitura, os autores da lei, os presidentes do Coritiba, Atlético e Paraná, o presidente da Federação de Futebol, Hélio Cury, e o vereador Mario Celso Cunha, presidente da Comissão da Copa 2014 na Câmara.


Em Apucarana
O deputado Nelson Justus, presidente da Assembléia Legislativa, participou em Apucarana da inauguração do Colégio Estadual Antonio dos Três Reis Oliveira, em Apucarana, um dos maiores do Estado. O evento, presidido pelo governador Roberto Requião, contou com a presença de autoridades locais e regionais. Justus enalteceu mais esta importante obra da administração estadual, destacando que ela é uma demonstração concreta da importância da educação para o atual governo: “Ao dar prioridade à educação, estamos investindo no futuro”, afirmou o parlamentar. Com investimentos de mais de R$ 7 milhões, o colégio vai atender dois mil alunos em período integral.


Pepino
O ex-secretário de Estado do Planejamento e deputado estadual Ênio Verri, assume no sábado a presidência do PT do Paraná, em substituição a Gleisi Hoffmann. Ele terá a responsabilidade de conduzir as negociações para a formação de alianças para a disputa pelo governo e garantir um palanque competitivo para a ministra e presidenciável petista, Dilma Roussef. O partido tem como meta unir os partidos da base de apoio ao governo Lula também no Paraná. O problema será convencer o PMDB do governador Roberto Requião e do vice, Orlando Pessuti, a apoiar Osmar Dias (PDT), candidato mais viável da base lulista no Paraná.


Até quando?
Verri também terá que lidar com a postura cada vez mais belicosa de Requião, que não se conforma com a preferência dos petistas pelo adversário Osmar Dias. Como ex-secretário, o deputado tem procurado por “panos quentes” nas brigas do ex-chefe, que durante a semana, acusou outro petista ilustre, o ministro Paulo Bernardo, de chantagem política. Resta saber até quando o PT do Paraná continuará apanhando de Requião sem reagir. E quais as consequências que esse comportamento omisso e subserviente trarão. Há quem diga, por exemplo, que a bancada do partido na Assembleia Legislativa, que já foi reduzida na eleição de 2006, vai minguar ainda mais e muita gente terá que voltar para casa.


Capital
Nesta sexta feira, a ex-vereadora Roseli Isidoro será empossada na presidência do PT de Curitiba. Também tomam posse os presidentes eleitos e novos diretórios das zonais do partido. O ato ocorrerá às 19 horas no Espaço Cultural do Sindicato dos Bancários em Curitiba. Já estão confirmadas as presenças do Ministro Paulo Bernardo, do presidente da Itaipu Binacional Samek, da Secretária de Ciência e Tecnologia Ligia Pupato e Gleisi Hoffman. Além de vereadores, deputados estaduais e federais. Os partidos PMDB, PHS, PcdoB, PDT, PSC e PV também confirmaram presença.


Parabólica
O vice-governador Orlando Pessuti, juntamente com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, e o senador Osmar Dias (PDT), assina hoje, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, o termo de cooperação técnica referente ao projeto de construção de uma nova pista.


Em alta
Os projetos de preparação de Curitiba para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 são o principal destaque dos Contratos de Gestão deste ano, assinados pelo prefeito Beto Richa com os secretários e dirigentes de órgãos municipais.O ano será marcado pela reconstrução do terminal Santa Cândida.


Em baixa
A  intensificação dos temores com a situação fiscal de países europeus contaminou os negócios nos mercados do mundo inteiro ontem, levando o principal índice da Bovespa ao pior dia desde 28 de outubro, quando o indicador perdeu 4,75%.O giro financeiro da sessão foi de aproximadamente R$ 8 bilhões.