Richa não foi à Guerra

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O prefeito Beto Richa (PSDB) esteve em Brasília ontem, mas não teve nenhum contato político. Ao menos não com o presidente nacional tucano, senador Sérgio Guerra, que está tentando colocar “panos quentes” na disputa interna entre Richa e o senador Álvaro Dias para representar o partida na eleição para sucessão do governador Roberto Requião (PMDB). Na capital federal, o prefeito esteve com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), para concluir as negociações do financiamento para a Linha Verde Norte, do Jardim Botânico ao Atuba. O contrato com a AFD será de 72 milhões de euros, metade do valor será contrapartida da Prefeitura.

Próximos capítulos
A fantasia da pré-candidatura de Requião (PMDB) à Presidência da República aliás, começou ontem a se desfazer, com a decisão da cúpula nacional peemedebista de antecipar a convenção para reeleger o deputado federal Michel Temer (SP) na presidência nacional do partido, e sacramentá-lo de vez como indicado para vice na chapa de Dilma Roussef. Muito em breve, o paranaense vai denunciar que mais uma vez foi traído pelo entreguismo da direção de seu próprio partido, e sem alternativa, assumirá a condição de candidato a uma vaga no Senado.

Fino trato
Por falar em Requião, Os piauienses tiveram oportunidade de provar ontem um pouco do “fino trato” do governador Roberto Requião. “Ele colocou o Meirelles no PMDB porque no PT ele não colocava, porque senão o PT chutava a bunda dele (Meirelles)”, disse o governador paranaense ao comentar o ingresso do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, no PMDB.

Precaução
O ministro Paulo Bernardo (PT) pensa em colocar o diretor da Itaipu Binacional, Jorge Samek, como intermediador entre os petistas e o senador Osmar Dias (PDT) na campanha. Teme ter que apagar muitos incêndios.

Caso Carli (I)
A 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba confirmou para  próxima quinta-feira, dia 4, a audiência de instrução e julgamento do caso do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho (foto), sob a presidência do Juiz de Direito Daniel Ribeiro Surdi de Avelar. Serão ouvidas todas as dezoito testemunhas apresentadas pelo Ministério Público na denúncia criminal, e as testemunhas residentes em Curitiba, listadas pela defesa do ex-deputado. Entre as testemunhas de Carli Filho estão os deputados estaduais Valdir Rossoni (PSDB) e Durval Amaral (DEM) que podem pedir audiência em local especial designado por eles em prazo de trinta dias.

Caso Carli (II)
Na audiência também deve ser interrogado o próprio Carli Filho. Ele é acusado de duplo homicídio qualificado pelas mortes de Gilmar Rafael de Souza Yared, e Carlos Murilo de Almeida, em acidente de trânsito da noite de 7 de maio, no bairro Mossunguê, em Curitiba. Laudos periciais apontaram que o ex-deputado dirigia embriagado, e em alta velocidade

Rosinha LGBT
O deputado federal Dr. Rosinha (PT) fez na noite de ontem a leitura de uma mensagem de saudação do presidente Lula aos participantes de uma conferência que reúne nesta semana em Curitiba cerca de 400 ativistas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) de 35 países. Trata-se da quinta edição da Conferência da ILGA (Associação Internacional de Lésbicas, Gay, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais) na região da América Latina e do Caribe.

Novo fórum
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) inaugura hoje, às 20 horas, o Fórum Eleitoral Dr. Waldemar Ferraz de Camargo, no município de Mandaguari. O novo fórum é o 62º inaugurado no Estado, tem uma área de 250 m2 e custou R$ 274.712,14.

50 mil
Ao anunciar uma operação “pente-fino” nas penitenciárias do Paraná, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acabou por provocar uma discussão a respeito das medidas necessárias para evitar novos episódios caóticos, como o que ocorreu no presídio de Piraquara. Além de uma avaliação minuciosa dos inquéritos e processos relacionados aos presos condenados e provisórios , o conselho pretende verificar o cumprimento de penas. Para o deputado Mauro Moraes (PSDB), é preciso que também sejam estabeleças metas para garantir o cumprimento dos 50 mil mandados de prisão expedidos pela Justiça no Paraná e que permanecem “engavetados” devido à falta de pessoal para executá-los.

Parabólica
Para acabar com os transtornos aos moradores do Centro Cívico, principalmente àqueles que moram próximo ao Palácio Iguaçu, onde são realizados grandes eventos, o vereador Jair Cézar (PSDB) está propondo a criação da Avenida dos Eventos. O parlamentar informou que já adiantou o assunto com o prefeito Beto Richa, que vê possibilidade de implantação da avenida. Jair Cézar deverá elaborar projeto criando um espaço fixo e de grande porte, assim como os estudos sobre as obras de infraestrutura. A ideia é que o local substitua o espaço usado no Centro Cívico e que seja próximo à área da rodoferroviária de Curitiba, embora ainda sejam necessários muitos estudos para a definição exata do local.

Em alta
Ontem, o prefeito de Campo Mourão Nelson Tureck (PMDB) conseguiu um efeito suspensivo na decisão de cassação do mandato. O juiz James de Hamilton Oliveira Macedo resolveu anular os efeitos de sua decisão de afastamento de Tureck até que julgamentodos recursos de defesa do prefeito.

Em baixa
 Juízo da Vara Federal de Paranaguá deferiu parcialmente  o pedido  liminar da empresa Interfabric Indústria e Comércio Ltda.,  para que a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina-(APPA) paralise a licitação de dragas O procedimento e licitação teria apresentado irregularidades.