Os três principais pré-candidatos ao governo do estado, Beto Richa (PSDB), Orlando Pessuti (PMDB) e Osmar Dias (PDT)  participaram ontem do evento “Paraná Livre da aftosa sem vacinação”, em Curitiba, promovido pela Federação de Agricultura do Paraná (Faep). Os três defenderam que a as denúncias de contratações irregulares e  diários oficiais avulsos contra a Assembléia Legislativa sejam apuradas e investigadas pelo Ministério Público do Paraná. Beto afirmou que espera uma investigação como todos os cidadãos. “Os paranaenses merecem uma explicação. Isso deve sser apurado obrigatoriamente”, disse ele.  Osmar ainda ressaltou que antes de determinar afastamentos, as denúncias devem ser apuradas e a Justiça deve analisar o caso. “Se há uma denúncia, e ela é grave, tem que ser investigada pelo PMP”, afirmou. Pessuti lembrou que a Assembleia já deu os primeiros passos antecipando o cadastramento de funcionários. “Se alguém agiu de forma errada, que se puna quem errou”, disse Pessuti.

Defesa
O governador Roberto Requião usou ontem o twitter para defender o presidente da Assembleia. “O Presidente da Assembleia Nelson Justus é um homem correto. No mais que se apurem as denuncias”, garantiu.

Visitantes identificados
Quem foi ontem à Assembleia Legislativa notou que os procedimentos para liberação de acesso a Casa estão mais rigorosos. Antes das denúncias de corrupção, raramente era seguido na portaria o ritual de identificação dos visitantes. Outro reflexo dos escândalos da Assembleia é que o site da instituição (www.alep.pr.gov.br) nunca teve tantos acessos como agora. Tudo sempre tem um lado bom, comentava um deputado ontem.
 
Pela patroa
O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) teve que dar um “break” na agenda na tarde de ontem. A vice-governadoria ficou lotada por admiradores que foram comemorar o aniversário da futura primeira-dama, Regina Pessuti.

Do contra
O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB) foi o único integrante da bancada do Paraná na Câmara a votar contra a Emenda Ibsen, que prevê a distribuição igualitária entre os estados e municípios dos royalties das reservas de petróelo do pré-sal, contrariando inclusive a posição dos prefeitos paranaenses. Almeida alega que a emenda sofreu alterações, passando a abranger também os royalties já distribuídos aos Estados e municípios. “Sou favorável a um novo modelo de redistribuição dos royalties, mas sou contra a usurpação de direito adquirido. Votei contra para não abrir precedente e comprometer o Paraná em relação aos royalties de Itaipu”, argumenta.

Propaganda
A Promotoria de Justiça de Iretama, na região de Campo Mourão entrou com ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Roncador, Ilizeu Puretz, e os atuais prefeito e vice-prefeita, Aguinaldo Luís Chicheti e Maria Santina Ribeiro da Luz Silva, por publicidade pessoal às vésperas das eleições municipais, com a distribuição de um informativo. O MP propôs ainda denúncia criminal em face de Puretz, por uso de recurso público em benefício próprio, uma vez que teria sido ele o responsável pela publicação, como prefeito na época.

Álbum de fotos
Segundo a denúncia, em setembro de 2008 o então prefeito teria distribuído na cidade 10 mil exemplares de um jornal, justificando que seria uma “prestação de contas” à população. A Promotoria verificou que na publicação não havia qualquer indicação de receitas e despesas, mas unicamente imagens e textos laudatórios às atividades do político – só de fotos, por exemplo, são 108 registros, em apenas 12 páginas, acompanhadas de legendas como “Primeira criança nascida no Hospital Municipal em 2007” ou “Prefeito Ilizeu Puretz vacina criança na Campanha contra a Paralisia Infantil”.

Parabólica
A cidade de São José dos Pinhais comemora hoje 320 anos de colonização. O município, que atualmente possui cerca de 300 mil habitantes, cresceu muito nesses três séculos de existência. Hoje, São José dos Pinhais é a cidade do Paraná com a 3ª maior arrecadação e responde pela maioria da produção de hortaliças.

Em alta
 O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu  que o desbloqueio de celular é direito de todo cliente e poderá ser feito a qualquer momento, sem cobrança de multa. A medida permite que um aparelho seja usado com chips de várias operadoras.

Em baixa
O Ministério do Planejamento anunciou  um corte de R$ 21,8 bilhões no orçamento da união de 2010, o maior de ambos os mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2009, com a crise financeira, o bloqueio inicial de verbas foi de R$ 21,6 bilhões.