O governador Roberto Requião (PMDB) não faz a mínima questão de esconder sua nova paixão. Nem mesmo durante a cerimônia de posse da nova presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), o peemedebista desgrudou do Twitter. Na tarde de ontem, Requião passou a tarde trocando farpas pelo micro blog com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT). No finas da discussão, o governador intimou o petista a comparecer na “escolinha” de hoje para debater o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Paliativo
O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) criticou ontem a proposta do governo do Estado de realizar um convênio com o Tribunal de Justiça e a seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) para oferecer atendimento jurídico gratuito à população. Segundo ele, trata-se de uma medida paliativa, já que somente a regulamentação da Defensoria Pública do Estado atenderia ao previsto na Constituição, ao estabelecer um órgão com autonomia financeira e administrativa e um corpo de defensores fixo.
Imitação
Veneri lembra que apresentou proposta ao Orçamento aprovada pela Assembleia destinando destina R$ 2 milhões para a criação da Defensoria. E que ao optar por um convênio, Requião está reproduzindo uma medida já adotada no governo Jaime Lerner. O petista lembra ainda que o Paraná é um dos dois estados do país que não possuem uma Defensoria Pública.
Cabeça
Preocupada com o crescimento da ministra Dilma Roussef (PT) – ver pesquisa CNT/Sensus abaixo – as bancadas do PSDB no Senado e na Câmara se reúnem hoje, em Brasília, com o sociólogo Alberto Carlos de Almeida, autor do livro “A cabeça do eleitor”. Em pauta, as estratégias para frear o avanço da petista e dar fôlego ao projeto presidencial de José Serra (PSDB). “O crescimento da Dilma já estava previsto, mas não podemos descuidar”, comenta o deputado tucano Gustavo Fruet.
Vox Populi
A editora Gazeta do Paraná contratou pesquisa Vox Populi sobre a disputa pelo governo do Estado. Serão 1,2 mil entrevistados entre a última sexta-feira e ontem em todas as regiões do Paraná. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A sondagem está registrada no TRE 1947/2010. Para esta semana também é aguardada a divulgação de pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), que promete por fogo na disputa, principalmente no PSDB, onde o prefeito Beto Richa e o senador Álvaro Dias brigam pelo direito de disputar o Palácio das Araucárias.
Ausentes
Levantamento do site Congresso em foco divulgado ontem aponta que os deputados federais aumentaram em mais de 2 mil o número total de ausências em votações plenárias em 2009, em comparação com o ano anterior. Segundo o estudo, com base em informações oficiais da Câmara Federal, em 2008, os parlamentares que estavam no exercício dos mandatos totalizaram 7.643 faltas – 1.666 das quais sem justificativa. No ano passado, com as trocas e posses de suplentes, passaram pela Câmara 553 parlamentares. Eles foram responsáveis por 9.820 ausências.
Justificadas
O número de ausências não justificadas diminuiu para 1.066. Já as faltas sob a chancela de “licença médica” ou “missão oficial autorizada” chegaram a 8.788, entre 48.985 presenças em dia de votação em plenário. Ainda segundo o Congresso em Foco, entre os mais ausentes está o deputado federal paranaense Affonso Camargo (PSDB). Das 115 sessões ele compareceu a 70, ou 60,9% do total. Registrou ainda 40 faltas justificadas e cinco sem justificativa.
Caso
Belinati (I)
Chegou ontem as mãos da relatora no Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, para sentença o recurso especial do deputado estadual Antonio Belinati (PP) que tenta reverter decisões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassaram seu registro de candidatura e anularam o resultado do 2º turno das eleições de Londrina em 2008.
Caso
Belinati (II)
Na ocasião, Belinati derrotou o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) e foi eleito prefeito. O recurso de Belinati ao STF já tem parecer da Procuradoria Geral da República (PGR) pelo não provimento. O atual prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), foi eleito no terceiro turno.
Parabólica
Líderes do Partido Verde de mais de 10 municípios da região de Maringá durante encontro regional no fim de semana aprovaram o nome de Nelton Friedrich como candidato ao governo do Paraná nas eleições de 3 de outubro. O presidente do PV de Maringá, Alberto Abraão, acredita que o nome de Friedrich “colocará o PV na linha de frente na disputa para o governo do estado”. Desde o fim do ano passado, a executiva do PV do Paraná tem realizado encontro regionais no interior do estado para discutir a chapa de candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal, governo e senado. Em todas as discussões, o nome de Friedrich tem recebido o apoio de filiados e simpatizantes do PV.
O presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS), faz hoje a palestra inaugural do 1º Seminário de Formação de Lideranças de Juventude do PMDB do Paraná. O encontro será realizado na sede do diretório estadual, a partir das 14h, em Curitiba. A formação que se dará em Curitiba é de multiplicadores.
Em alta
A Polícia Rodoviária Federal fechou o mês de janeiro com a apreensão de 321 quilos de maconha no Paraná. A quantia representa 39% do total apreendido em todo país nesse mesmo período, informou o órgão. Somente no último fim de semana, foram apreendidos 246 quilos de maconha
Em baixa
O Hemepar tem enfrentado dificuldades na manutenção de estoques de sangue. A situação pode se agravar nas semanas que antecedem o Carnaval, se persistir o baixo número de doadores. A média diária de doações está em 70 doadores, quando o ideal é 150.