Aproximadamente 26 mil candidatos realizam neste domingo a prova de conhecimentos do concurso da Guarda Municipal de Curitiba. Estão em disputa 400 vagas, sendo 20 destinadas a pessoas com deficiência. O concurso público para a contratação de novos guardas municipais terá ainda prova de aptidão física e avaliação psicológica, além de exames de saúde e investigação de conduta. Nas proximidades dos locais de prova, como a Unibrasil, no Tarumã, o trânsito está complicado.
O último concurso público da categoria foi realizado em 2008 e permitiu a contratação de 186 guardas em 2009.
Os servidores que ingressarem agora irão reforçar o trabalho feito por nossas equipes em locais vulneráveis da cidade, com maior demanda de atendimento, comentou o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho. A expectativa é que os novos guardas estejam aptos a iniciar as atividades no início de 2016.
Ao contrário de outras carreiras, o guarda municipal precisa de treinamento específico antes de ingressar na corporação. Após serem aprovados no concurso e passarem pelos trâmites burocráticos, eles deverão cumprir um mínimo de 800 horas de capacitação obrigatória.