Antes de acender qualquer tipo de fogueira para a festa junina, é importantíssimo molhar a madeira com álcool e, nunca, jogar o álcool com a brasa já iniciada, pois o álcool líquido é facilmente inflamável e pode se alastrar para a mão de quem está acendendo.

O cuidado com o álcool não se resume ao momento de acender a fogueira: a proximidade de uma garrafa com a substância a locais quentes já é um perigo para a combustão, pois a garrafa pode explodir, atingindo quem estiver por perto, recomenda o cirurgião.

Quando o assunto é fogo de artifício,  o mais recomendado é adquirir artefatos que venham com a base para encaixar no suporte dos fogos de artifício o que evita que você tenha que segurá-los com as mãos. Especialistas recomendam que a distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros. Caso os fogos não estourem, não tente reaproveitá-los e nunca deixe crianças soltar fogos.

Tenha cuidado para não apontar para onde há pessoas circulando e fios elétricos. Nunca transporte estes artefatos nos bolsos, pois, se eles se inflamarem, você certamente será atingido.