FELIPE BÄCHTOLD PORTO ALEGRE, RS – Policiais militares vão atuar de maneira mais efetiva na segurança do estádio Beira-Rio no jogo entre Argentina e Nigéria, nesta quarta-feira (25), pelo Grupo F da Copa do Mundo. A Brigada Militar (a PM gaúcha) fará o patrulhamento de áreas comuns do complexo, como corredores e filas de lanchonetes. Anteriormente, os PMs permaneciam no estádio aguardando serem chamados em caso de uma situação grave.

A medida faz parte de um plano montado por diversos setores da área de segurança para a partida da Argentina em Porto Alegre. Milhares de torcedores do país vizinho -muitos sem ingresso- devem ir à capital gaúcha para acompanhar o jogo. Centenas deles estão improvisando acampamentos na região central da cidade. O pernoite de muitos turistas em áreas pouco movimentadas preocupa a Brigada Militar, que vai reforçar a segurança nesses locais.

O Consulado da Argentina em Porto Alegre montou quiosques de auxílio em diversos pontos da cidade, como a rodoviária e até em uma praça no caminho do Beira-Rio. Turistas sem hospedagem estão pedindo orientações nesses locais. Em cima da hora, a prefeitura e o Estado decretaram ponto facultativo na quarta-feira para o funcionalismo. A medida vai facilitar o transporte no dia do jogo, já que algumas das principais vias do município ficam fechadas perto do estádio. A prefeitura também decidiu instalar um segundo telão fora do espaço da Fan Fest, evento da Fifa criado para torcedores sem ingresso. O espaço da festa comporta só 20 mil pessoas, mas o jogo da Argentina será exibido também do lado de fora.