A animação Minhocas, produzida em Santa Catarina com participação da Fox Filmes International, Globo Filmes e Glaz Entretenimento, estreia hoje em todos os cinemas do Brasil. O primeiro longa brasileiro inteiramente em stop motion foi criado no Sapiens Parque, em Florianópolis. As mais de 1400 bocas que possibilitam expressões mais realistas dos personagens foram desenvolvidas com auxílio de impressoras 3D, uma técnica ainda pouco utilizada no mundo da animação. Com orçamento de R$ 10 milhões, o longa já tem distribuição garantida na América Latina.
No filme, a minhoca Júnior (voz de Cadu Paschoal) vive a crise da pré-adolescência quando, tentando se exibir para colegas, é capturado por uma escavadeira levado para um lugar muito distante onde as minhocas são controladas por Big Wig (Boaventura), um terrível tatu-bola que quer dominar o mundo. Junto com os amigos Nico e Linda, Júnior tentará de tudo para derrotar o vilão e voltar para casa. Foi baseado em um curta-metragem de 15 minutos que levou o prêmio do júri infantil do Festival AnimaMundi de 2006, Com direção de Paolo Conti e Arthur Nunes, o animado traz no seu time de dubladores nomes como os do cantor e ator Daniel Boaventura, a cantora Rita Lee e o atual campeão mundial da categoria peso médio do UFC, Anderson Silva, que fará a voz do personagem chamado Cabelo.
De acordo com Paolo Conti, diretor da empresa Animaking, que saiu de São Paulo para se instalar no Sapiens Parque, o cenário encontrado no local propiciou o desenvolvimento de inovações que permitiram a idealização e realização do Minhocas. Já tínhamos em nosso DNA o empreendedorismo e a inovação. No parque encontramos os elementos que faltavam e que nos ajudaram a concretizar nossos projetos, como por exemplo, o motion control, robô que possibilita movimentar a câmera de filmagem seguindo um repertório criado por computador, destaca.
O núcleo de produção do filme ‘Minhocas’ é composto por 70 artistas, profissionais que trabalharam durante cinco anos em atividades como desenho, cenografia, escultura, marcenaria, pintura, engenharia e arquitetura. As mais de 1,4 bocas que possibilitam expressões mais realistas dos personagens foram desenvolvidas com auxílio de impressoras 3D. Com orçamento de R$ 10 milhões, o longa já tem Diretor-executivo do empreendimento, José Eduardo Fiates, comemora o momento de projeção nacional e até internacional. “Ingressamos em uma área em que o país tem condições de ser competitivo, o audiovisual infantil. É um setor em crescimento em Santa Catarina e que pode ter o Parque como referencial”, enfatiza. Fiates complementa que o espaço é dotado de infraestrutura e sistemas para atrair e formar talentos e empreendimentos capazes de gerar ideias e conhecimentos e transformá-los em novos produtos e serviços para a sociedade.
Saulo Vieira, diretor-presidente da Sapiens Parque S.A., enaltece a parceria entre a empresa e a direção do polo tecnológico. “Desde o início, na área física do Parque, foi criado um ambiente laboral capaz de transformar aquele ninho de ideias em fonte geratriz de um trabalho de altíssima qualidade, permitindo que a capital catarinense se inclua, com destaque, no cenário mundial, em área produtiva tão competitiva”, observa.
Dublagens – A cantora Rita Lee, o lutador Anderson Silva, o ator e cantor Daniel Boaventura e outros artistas emprestaram suas vozes para a animação brasileira Minhocas. O ator Daniel Boaventura conta que não teve muitas dificuldades para criar as vozes de seus personagens. “Com base nos desenhos e no storyboard você imaginava os personagens e as linhas de ação”, afirma o ator.
Boaventura dá voz aos personagens Big Wig e Mister Jumping, um super-herói. “Quando eu vi o Mr Jumping, os esboços, os desenhos, ele já tinha elementos que uniam o Peter Pan ao Johnny Bravo, então não teve dúvida, a voz já veio naturalmente”, afirma.
COMO FOI FEITO O STOP MOTION
Para dar vida à animação, os produtores criam os desenhos em papel e em seguida esculpem os personagens e fotografam os bonecos diversas vezes em frente aos cenários do filme. A exibição das imagens em sequência é o que garante o efeito de movimento que o público vê nas telonas.
As mais de 1400 bocas que possibilitam expressões mais realistas dos personagens foram desenvolvidas com auxílio de impressoras 3D, uma técnica ainda pouco utilizada no mundo da animação.