Nova iluminação valoriza arquitetura neoclássica de imóvel histórico do Bosque do Fazendinha

SMCS
casa7

Nova iluminação cênica da Casa Klemtz, no Bosque da Fazendinha. Curitiba, 29/04/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

Uma nova iluminação cênica foi instalada entre as árvores centenárias do Bosque do Fazendinha, em Curitiba. As luzes são voltadas para a Casa Klemtz, um imóvel histórico da cidade que ganhou um destaque especial. Veja nas fotos de Hully Paiva, da Secretaria Municipal de Comunicação de Curitiba. (Secom)

Construída no século 19 para abrigar a história de uma família de imigrantes alemães e, com ela, o início do desenvolvimento do bairro, a casa está toda iluminada com luzes em LED, implantada pela Prefeitura de Curitiba. A iniciativa valoriza a arquitetura neoclássica do imóvel e reforça o compromisso do município com a preservação da memória da cidade.

Construída em estilo neoclássico em 1896 para o casal de imigrantes alemães Franz Klemtz e Bertha Ristow, a casa foi moradia da família até 1994, quando foi adquirida pelo município, após a morte de Maria Klemtz Rose, última descendente dos donos originais. A residência é reconhecida como Unidade de Interesse de Preservação (UIP) desde 1982 e representa um capítulo importante do desenvolvimento da Fazendinha, que cresceu em torno da olaria que a família mantinha ao lado da casa.

Localizada na Rua Carlos Klemtz, 1.238, atualmente o imóvel abriga a ABC Trânsito, a Escola Pública de Trânsito de Curitiba.

Pilares e varandas

O novo sistema de iluminação valoriza cada detalhe arquitetônico da Casa Klemtz, realçando os pilares das varandas, as fachadas laterais e o topo da construção. Sob a fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas, foram instalados 69 equipamentos de luz em tom branco quente, sendo 63 luminárias distribuídas na edificação e 6 projetores no piso, que iluminam as árvores ao redor, criando um ambiente ainda mais acolhedor e convidativo.

“A nova iluminação valoriza um importante espaço da história da cidade e proporciona aos moradores uma nova forma de interação com o patrimônio, promovendo o orgulho e o pertencimento”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.

O projeto de iluminação foi desenvolvido para realçar a volumetria da casa, mantendo o ritmo de marcação dos pilares e dando destaque às sacadas e platibandas com o uso de projetores lineares. “A ideia foi combinar tecnologia e sensibilidade histórica, destacando a beleza da arquitetura e integrando a casa à paisagem do bosque”, explica o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros.

Programa de iluminação cênica

A nova iluminação cênica da Casa Klemtz integra o Programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos da Prefeitura de Curitiba. A iniciativa contempla diferentes regiões da cidade e reforça a política de preservação da memória local através de obras de restauro e projetos luminotécnicos especiais.

Além da Casa Klemtz, outros espaços históricos receberam novos sistemas de iluminação neste ano, como a Capela São Grato, no Mossunguê, e monumentos do bairro São Francisco, no Setor Histórico. Também ganharam destaque: o Solar da Cultura, a Primeira Igreja Independente Presbiteriana, a Casa Hoffmann, a Casa da Memória, a Casa Romário Martins, o Liceu de Ofícios Criativos, o Conservatório de MPB de Curitiba e a Mesquita Islâmica Imam Ali Ibn Abi Tálib.

Essas ações fazem parte do segundo marco do contrato entre a Prefeitura de Curitiba e a Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba, empresa responsável pela concessão administrativa da iluminação pública da cidade. O acompanhamento e a fiscalização são realizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

A implantação da nova iluminação cênica também acontece em paralelo à modernização da iluminação pública da cidade. Em diversas regiões, luminárias convencionais estão sendo substituídas por lâmpadas LED, mais eficientes e duráveis. Com isso, a Prefeitura reforça as ações para a valorização dos espaços históricos ao mesmo tempo em que reforça a segurança, conforto e qualidade de vida para a população.