Estão abertas as inscrições, até o dia 17 de dezembro, para as vagas das turmas de 2011 na Escola de Informática e Cidadania (EIC) do Shopping Jardim das Américas. A instituição, que em outubro comemorou sete anos de trabalho, oferece cursos básicos e avançados de digitação, ferramentas de internet e programas como Word, Excel e Movie Maker para jovens acima de 14 anos, adultos e idosos. Desde a sua fundação, a escola já formou aproximadamente três mil alunos com aulas gratuitas ou a preços módicos.

As inscrições podem ser feitas no local, no quarto andar do shopping, e é preciso apresentar carteira de identidade e comprovante de residência. No ato da matrícula é cobrado um valor simbólico de R$ 20,00, além da doação de um brinquedo ou agasalho que serão entregues a instituições de caridade.

Fundada em 2003 e ligada ao Comitê para Democratização da Informática (CDI) a Escola de Informática e Cidadania é um projeto de inclusão digital e social que atende cerca de 500 alunos por ano. As aulas têm duas horas de duração e são ministradas duas vezes por semana. Há turmas também para pessoas da melhor idade.

O conteúdo ensinado é relacionado a temas ligados à cidadania e questões sociais vivenciadas no dia a dia, como gravidez ou uso de drogas. Os estudantes ainda têm a oportunidade de desenvolver trabalhos beneficentes na região onde está localizada a EIC, como entrega de alimentos e roupas à comunidade, quando terminam o curso.

Neste ano, a escola promove um projeto piloto de ensino de hardware, que além da prática, traz uma oportunidade de aprendizado profissionalizante aos alunos.

O atendimento na EIC é feito pela manhã, das 8 às 12 horas; à tarde, das 13h30 às 17h30; e à noite, das 19h30 às 21h30. Mais informações pelos telefones (41) 3266-7733 ou 3366-5885 (ramal 5809) e pelo blog da instituição: www.eicjam.blogspot.com.