O Dia das Mães é uma das datas mais esperadas pelo comércio, principalmente para o segmento de flores e arranjos, cujo faturamento supera o Natal — período de maior venda para o varejo em geral. Lojas dos setor apostam em vendas  maiores.
Para a Esal Floricultura, a expectativa é de que as vendas crescem entre 10% e 15% neste ano. As flores de vasos devem ser os produtos mais vendidos porque, ao contrário de outras datas, as mães gostam mais de guardar e cultivar o presente dos filhos, afirmou Bruno José Esperança, diretor-geral da Esal Floricultura.
Esperança ressalta que as vendas deste ano devem ter um apelo ainda maior. Logo começa uma nova novela, que se passa em Holambra, e isso, com certeza vai incentivar as vendas, comenta. As espécies preferidas, de acordo com o gerente geral, devem ser tulipas, lírios e begônias.  A média de preço destes produtos é de R$ 28.
A orquídea Phalaenopsis, que embalada para presente, sairá por R$ 120, é outra flor que apresenta uma grande saída nesta época do ano. Esperança ressalta que, no dia das mães do ano passado, as vendas desta espécie surpreenderam.
Para este ano, as encomendas cresceram em 15% e, a fim de atender à demanda dos filhos que costumam deixar sempre tudo para a última hora, a empresa irá colocar 30% mais funcionários. A procura começa a se intensificar a partir da quarta-feira que antecede ao domingo do Dia das Mães, afirma. Esperança ressalta que o movimento da data costuma ser quatro vezes superior ao de um fim de semana comum.

A Esal Flores trabalha também com vendas online. O endereço da empresa é www.esal.com.br/flores.
A Flores Online (www. floresonline.com.br), investiu este ano em um mix de produtos, entre flores e gifts, para encurtar a distância entre mães e filhos no dia 12 de maio com entregas em todo o Brasil. A previsão é de vendas 20% maiores. Além dos tradicionais arranjos de flores vermelhas e coloridas, é possível montar kits com chocolates, bebidas e cosméticos com um investimento que vai de R$ 48 a R$ 306
Em 2012, entregamos pedidos de 1078 cidades diferentes e fizemos mais de 15 mil mães felizes. Para este ano, nossa expectativa é crescer 20% em faturamento com relação ao mesmo período no ano passado, afirma Eduardo Casarini, CEO da Flores Online.

Segundo o executivo, a data é a mais importante para a empresa. Além disso, pela primeira vez a Flores Online vai investir também nos gifts sem flores para a data, uma estratégia da empresa para crescer no segmento de e-commerce de presentes e não apenas de arranjos florais.
Além disso, a Flores Online oferece 12% de desconto para compras efetuadas até 3 de maio, com entrega programada para os dias 6, 7 e 8 de maio. A Flores Online colocou no ar uma página com as principais sugestões de seu portfólio para a ocasião. Basta acessar www.floresonline. com.br/opcoes.asp?tipo=1179