
Em celebração ao centenário do nascimento do escritor José Saramago, o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em parceria com o Flipoços – Festival Literário de Poços de Caldas, promovem concurso nacional de histórias em quadrinhos (HQs), ou banda desenhada em Portugal, com o projeto Bienal Publica! Saramago. O edital de chamamento para inscrições está no site bienaldequadrinhos.com.br.
Serão selecionadas 15 HQs inéditas de artistas brasileiros, de até quatro páginas cada uma, para compor uma publicação impressa, com a curadoria dos quadrinistas Luli Penna (Brasil) e Filipe Melo (Portugal). A escolha dos artistas das duas nacionalidades representa o compromisso do Camões Brasília em fortalecer a cooperação entre os países para a promoção da cultura e da língua portuguesa.
Por ser uma edição especial em homenagem a Saramago, as criações submetidas ao concurso devem dialogar com o tema e serem inspiradas na obra e/ou vida do autor, não necessariamente restrito à adaptação de um de seus textos.
De modo a garantir a inclusão e visibilidade de novos artistas, dentre o total de selecionados, no mínimo oito devem ser artistas iniciantes, que não tenham trabalhos individuais publicados em formato impresso ou tenham apenas publicado de forma independente.
O prazo de envio dos trabalhos para o concurso Bienal Publica! Saramago é de até 23 de abril de 2022. O resultado será divulgado até o dia 1 de junho de 2022 nas redes sociais da Bienal de Quadrinhos e do Camões Brasília. A publicação impressa terá distribuição gratuita, com tiragem de 1.000 exemplares, pela Bienal de Quadrinhos, além da divulgação de sua versão digital.
A publicação de quadrinhos será lançada durante o Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), em setembro. O Flipoços é parceiro da iniciativa e destaca, anualmente, um espaço para promoção e discussão da linguagem das HQs no evento.
Bienal Publica!
A Bienal Publica! surgiu em 2016 e seleciona, por meio de edital público e aberto para artistas de todo o território nacional, trabalhos artísticos que são lançados em publicação coletiva. Grande parte dos artistas selecionados na história do projeto nunca tiveram seus trabalhos publicados antes, e por isso a Bienal Publica! transformou-se em uma importante plataforma de difusão de trabalhos artísticos do Brasil para todo o Brasil de forma totalmente gratuita. Neste ano, em edição especial, o projeto se une às iniciativas do Camões Brasília para celebrar o centenário de José Saramago.