Vila Capanema (Crédito: Franklin de Freitas)

As primeiras partidas do Campeonato Paranaense de 2024 estão definidas. A abertura da competição terá um duelo entre campeões. O Andraus (vencedor da Segunda Divisão) vai jogar em casa, na Vila Capanema, contra o Athletico (campeão do Paranaense 2023), em 17 de janeiro. O Coritiba estreia jogando no Couto Pereira, contra o PSTC, em 18 de janeiro.

Clique aqui para ver a tabela completa do Paranaense 2024.

A tabela foi divulgada nesta segunda-feira (dia 20) pelo Departamento de Competições da Federação Paranaense de Futebol.

O único Atletiba da primeira fase será na 10ª rodada, no Couto Pereira, em 17 ou 18 de fevereiro (sábado ou domingo).

O Estadual 2024 terá a participação de 12 equipes. Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Galo Maringá, Londrina, Maringá, Operário, PSTC e Sãojoseense.

PRIMEIRA RODADA
17 de janeiro (quarta—feira)
19h — Andraus x Athletico — Vila Capanema
20h30 — Maringá x Galo Maringá — Willie Davids

18 de janeiro (quinta—feira)
16h — São Joseense x Cianorte — Pinhão
19h — Operário x Londrina — Germano Krüger
20h30 — Coritiba x PSTC — Couto Pereira
20h30 — Cascavel x Azuriz — Olímpico Regional

Punição
Os três primeiros jogos do Athletico como mandante no Paranaense 2024 serão com portões fechados (sem público), na própria Arena da Baixada. O clube foi punido pela Justiça Desportiva por confusão em Atletiba do Paranaense 2023. O clube vai tentar um recurso para contar com público de crianças e mulheres – medida que foi adotada em duas partidas no início de 2023. O Coritiba era visitante naquele clássico de fevereiro de 2023 e foi punido com multa de R$ 5 mil – não perdeu mandos de campo.

Os três jogos que o Athletico terá que cumprir a punição:

3ª rodada – Maringá FC – 24 ou 25 de janeiro
4ª rodada – Galo Maringá – 27 ou 28 de janeiro
6ª rodada – PSTC – 3 ou 4 de fevereiro

Disputa
O Paranaense será disputado em 17 rodadas, com 80 jogos no total. A final acontece no dia 07 de abril. Não haverá limite de inscrições de atletas e os clubes poderão contar com até cinco jogadores não-profissionais. Outra mudança importante é que os cartões serão zerados após a primeira fase e após a fase semifinal.

A fórmula seguirá a mesma aplicada em 2023, com as equipes jogando entre si em turno único. Os oito primeiros colocados se classificam para a próxima fase, com partidas de ida e volta até a final. Os dois últimos colocados na primeira fase serão rebaixados para a Segunda Divisão do Paranaense. E, de acordo com os critérios da Confederação Brasileira de Futebol, as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 sairão do Estadual de 2024.