Comissão técnica do Athletico (Crédito: Reprodução/Athletico.com.br)

O Athletico Paranaense começou a reformular o departamento de futebol para a temporada 2023. Nos últimos dias, as novidades foram as saídas de Rafael Barleze e Marcelo Grimaldi.

O preparador de goleiros Marcelo Grimaldi estava no clube paranaense há pelo menos seis anos. Participou da formação dos goleiros Santos, que chegou à seleção brasileira e hoje está no Flamengo, e Bento, destaque da equipe em 2022. Foi contratado pelo Cruzeiro para a temporada 2023.

Rafael Barleze foi contratado para o departamento médico do Grêmio em 2023. No Athletico, ele era coordenador do departamento de Nutrição e Otimização Metabólica.

A reformulação no futebol do Athletico teve seu primeiro passo com a saída de Fernando Yamada, que começou o ano como coordenador das categorias de base e, em seguida, virou diretor de futebol. Ele acabou demitido em maio, junto com o técnico Fábio Carille, mas retornou ao clube em maio e assumiu o cargo de diretor de performance, saúde e metodologias.

Em seguida, outra novidade foi a contratação do técnico Juca Antonello, 43 anos, que estava no Ceará. Ele comandou a equipe cearense como interino nas últimas cinco rodadas do Brasileirão 2022. Antes, vinha trabalhando como auxiliar e técnico do sub-20. No Athletico, Juca vai trabalhar nas categorias de base. O técnico do sub-20 do time paranaense em 2022 era Pablo Fernandez, que deixou o clube no fim da temporada.

O técnico da equipe principal do Athletico em 2023 será Paulo Turra, que era auxiliar de Felipão em 2022. Já Felipão será o diretor-técnico do clube em 2023. O ex-treinador não participou das decisões para as trocas no departamento de futebol – elas partiram da diretoria do clube.

A comissão técnica do Athletico também terá Carlos Pracidelli (auxiliar), Wesley Carvalho (auxiliar) e Túlio Flôres (preparador físico).