Vitor Roque
Vitor Roque (Crédito: Franklin de Freitas)

O centroavante Vitor Roque, 18 anos, pode voltar a jogar contra o Vasco, no próximo sábado, ou daqui a dez dias, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte. O jogador está em fase final de recuperação de lesão sofrida no tornozelo. O clube não divulga informações sobre o tratamento dos atletas.

“Atacante Vitor Roque iniciou os trabalhos de campo nos últimos dias, sob os cuidados da performance do clube. A partir da semana que vem, vai iniciar as atividades novamente com o grupo. Athletico vai tentar inseri Roque no ciclo do jogo com o Vasco. Porém, isso depende da evolução do atleta ao longo da semana. Nesse momento, ele ainda sente um pouco”, informou a jornalista Monique Vilela.

O próximo jogo do Athletico será sábado, na Arena da Baixada, contra o Vasco. Na previsão mais otimista, Vitor Roque pode figurar no banco reservas desta partida e entrar nos minutos finais, para recuperar o ritmo de jogo. O mais provável, porém, é que só volte mesmo na partida seguinte, marcada para o dia 30, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

Em outubro, o agente do jogador, André Cury, declarou que a recuperação da lesão no tornozelo estava acelerada e que ele deveria voltar a atuar em quatro semanas. “Vitor Roque se recupera muito bem e estará pronto em quatro semanas”, disse, em entrevista para a RAC1, reproduzida pelo site Sport, da Espanha. “Ele é um jovem forte e graças a Deus tudo está indo muito bem”, completou.

Vitor Roque sofreu a lesão no tornozelo em 21 de setembro, no duelo contra o Internacional, ao receber um carrinho do zagueiro Nico Hernández (ex-Athletico Paranaense). A previsão inicial era de três meses de recuperação.

O jogador é o artilheiro do Athletico no Brasileirão, com 11 gols em 22 jogos. E também o goleador do time na temporada, com 20 gols em 42 partidas.

O substituto imediato de Vitor Roque, o centroavante Pablo, também sofreu uma lesão e só deve voltar a jogar em 2024. Outra opção seria Rômulo, que o jogador também teve uma contusão muscular. Com isso, o técnico Wesley Carvalho ficou com Willian Bigode e Arriagada como opções para jogar centralizado no ataque.

Outros jogadores em recuperação no departamento médico são o lateral-direito Madson, os zagueiros Kaique Rocha e Pedro Henrique, o lateral-esquerdo Fernando e o meio-campista Arturo Vidal.

FUTURO
Em julho de 2023, Barcelona e Athletico divulgaram um acordo pela transferência de Vitor Roque. O clube paranaense vai receber 30 milhões de euros pela venda. Esse é o valor fixo, garantido. Outros 26 milhões de euros dependem do desempenho individual de Vitor Roque pelo clube espanhol (gols, número de jogos e títulos, por exemplo). Até agora, porém, não ficou definido se o jogador vai se apresentar ao Barcelona em janeiro de 2024 ou junho de 2024.