O Brasil conquistou na noite desta sexta-feira o título do Campeonato Sul-Americano Sub-20 pela 10ª vez na história. Para ser campeã por antecipação, a seleção brasileira venceu a Colômbia por 2 a 1 e ainda contou com o empate de 2 a 2 entre Uruguai e Paraguai. Assim, não pode mais ser ultrapassada na última rodada do hexagonal final, que acontece domingo, na Venezuela.

Com uma campanha perfeita no hexagonal final, o Brasil somou nesta sexta-feira a sua quarta vitória em quatro jogos, ao fazer 2 a 1 na Colômbia, em jogo disputado na cidade venezuelana de Puerto la Cruz. Nas rodadas anteriores, os brasileiros já tinham derrotado Uruguai (3 a 2), Argentina (2 a 0) e Venezuela (3 a 0)

Depois da vitória sobre a Colômbia, o Brasil ficou esperando o resultado do jogo seguinte, entre Uruguai e Paraguai, para poder comemorar o título antecipado. E o empate de 2 a 2, também na cidade de Puerto la Cruz, foi suficiente para garantir a conquista brasileira no Sul-Americano.

Assim, o Brasil ficou com 12 pontos no hexagonal final, sem chances de ser ultrapassado por qualquer outra equipe. Afinal, o segundo lugar é do Uruguai, com apenas sete pontos. Agora, na última rodada do campeonato, no domingo, novamente em Puerto la Cruz, a seleção brasileira irá apenas cumprir tabela contra o Paraguai.

Além do título do Sul-Americano – repetindo os feitos de 1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001 e 2007 -, que foi garantido na noite desta sexta-feira, a seleção brasileira já tinha conseguido uma das quatro vagas para o Mundial Sub-20, que acontecerá em setembro, no Egito.

O JOGO – A seleção brasileira não deixou a Colômbia respirar no primeiro tempo do jogo desta sexta-feira. Marcou forte e tocou a bola com objetividade. O time dominava o jogo, mas o gol só foi sair aos 30 minutos, quando o centroavante Walter mostrou oportunismo e tocou de primeira para o fundo da rede – foi o quinto gol do jogador do Internacional na competição.

Com o caminho aberto, o Brasil logo ampliou o placar. Quatro minutos depois de fazer 1 a 0, veio o segundo gol brasileiro, num violento chute cruzado do meia Douglas Costa. E o garoto do Grêmio quase fez mais um aos 48, quando cobrou uma falta da intermediária que explodiu no travessão do goleiro colombiano.

Logo no começo do segundo tempo, o corintiano Dentinho sofreu uma lesão muscular na coxa direita e precisou ser substituído por Renan Oliveira. Desolado, ele acompanhou o resto da partida sentado sozinho no banco de reservas – já havia sido poupado do jogo contra a Venezuela justamente por causa de dores musculares

Como o jogo estava relativamente fácil, o Brasil diminuiu o ritmo. E a Colômbia criou coragem para atacar. Aos 27 minutos, o zagueiro brasileiro Wellinton Souza bobeou dentro da área e acabou cometendo pênalti. Então, Pertuz cobrou bem e recolocou a seleção colombiana na partida.

Logo em seguida, o técnico Rogério Lourenço fez uma substituição cautelosa, tirando Douglas Costa e colocando Zé Eduardo para reforçar a marcação. Sem um homem de velocidade na frente (Alan Kardec tinha entrado aos 33, em lugar de Walter), o Brasil ficou acuado, sem opção para o contra-ataque. A sorte é que o ataque colombiano foi mal, o que garantiu a vitória brasileira.