
Os ex-boxeadores Rosilete dos Santos e Macaris do Livramento se casaram nessa quarta-feira (dia 15). Em vez de uma cerimônia tradicional, eles realizaram um grande evento, o ‘Casamento dos Campeões’, com 350 convidados na Chácara Illustratti, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba).
Entre os padrinhos, estavam Ademir Alcântara (ex-jogador do Coritiba e do Benfica), Culik (ex-goleiro do Athletico Paranaense), Nina Singer (prefeita de São José dos Pinhais), Thiago Buhrer (deputado estadual), Tico Kusma (vereador de Curitiba), Jasson Goulart (jornalista), Marcelo Dias Lopes (jornalista) e Roney Rodrigues Pereira (superintendente do Bem Paraná).
“A gente não ganhou dinheiro com o boxe, mas ganhou carinho, respeito e a amizade das pessoas”, disse Macaris do Livramento.
Também foram convidados e estiveram presentes ex-jogadores como Jetson (ex-Coritiba), Goiano (ex-Paraná Clube), Deivid (ex-Athletico), Lipatin, (ex-Paraná e Grêmio) Polaco (ex-Paraná e Coritiba), Luciano Simm (ex-Paraná Clube) e Rodrigo Batatinha (ex-Coritiba), Marcelinho (ex-Paraná e Athletico), Eliseu (do Coritiba campeão brasileiro 1985) e Castorzinho (ex-Coritiba), além de outros integrantes do time de masters Amigos do Macaris.
Compra da casa
Em vez de passar a tradicional lista, o casal de campeões mundiais pediu que os convidados não dessem presentes, mas que ajudassem na aquisição da casa própria, doando uma quantia em dinheiro. A residência custa R$ 250 mil.
Rosilete e Macaris estão juntos há 25 anos e moram na mesma casa desde 2006, em São José dos Pinhais. E até hoje pagam o aluguel regularmente.
Quem não foi convidado para o casamento também pode contribuir com o sonho do casal campeão mundial de boxe, depositando na conta de Rosilete dos Santos na Caixa Econômica (Agência 0406, Op: 013 Poupança, Conta 00199523-4) ou na Chave Pix 41-99928-9928.
O casal não teve despesas com a cerimônia do casamento. O local, por exemplo, foi cedido pelo casal Ana e Leonel, proprietários da chácara Illustratti, em São José dos Pinhais. Aliás, a ideia dessa festa para arrecadar recursos para os campeões de boxe partiu dos donos da chácara.
PARCEIROS DO CASAMENTO DOS CAMPEÕES
- Chácara Illustratti
- Artt’Fest Eventos
- Albanir Chopp
- Nilma Noivas
- Márcia Alves maquiagem
- Umpontosete fotos e vídeos
- Roccoplan gráfica
- Suzi Martins Nail Design
- Ariete Carvalho e Stella Tardivo
- Dj Júnior Sapula
- BFF Produções e Eventos
- Stylebygapp
- Prata e Arte
COMO AJUDAR NA LUTA DO CASAL
Quem quiser contribuir para a casa própria pode depositar qualquer valor
Caixa Econômica
Agência 0406
Op: 013 (Poupança)
Conta 00199523-4
Rosilete dos Santos
Ou Chave Pix 4199928-9928
Centro de excelência
Macaris do Livramento, 63 anos e campeão mundial de boxe nos anos 90, promove eventos beneficentes há decadas, junto com Rosilete dos Santos. Depois de parar de lutar, eles criaram o Centro de Excelência de Boxe, com aulas gratuitas de boxe para a população, e ajudaram centenas de famílias da região com diversos eventos beneficentes. No entanto, deixaram a luta pela casa própria apenas para 2023.
História virou livro
A história do casal Rosilete dos Santos, 48 anos, e Macaris do Livramento, 63 anos, começou em 14 de abril de 1998. Nessa data, o boxeador foi lutar em Castro, no Interior do Paraná, cidade de Rosilete.
Na época, Rosilete precisava fazer um trabalho para a escola e escolheu entrevistar o campeão mundial que visitava a cidade. No fim da conversa, Macaris deu um autógrafo especial para ela, desenhando um coração. “Ela guarda até hoje esse coração”, afirma o ex-boxeador.
Nascida em Castro, Rosilete trabalhou na roça e como empregada doméstica até 1998, quando começou a trabalhar com Macaris, treinando boxe durante parte do dia e ajudando na montagem dos ringues. Estreou no boxe amador em 2001. Em 2003, iniciou no boxe profissional. Em 2008, tornou-se a primeira lutadora nascida do Brasil a conquistar um título mundial de boxe, vencendo o cinturão da Comissão Mundial de Boxe. Em 2011, ganhou o título mundial da WIBA (Women’s International Boxing Association).
A história do casal campeão mundial de boxe também virou livro. Em 2013, o jornalista Osny Tavares lançou ‘A Quatro Punhos’. Rosilete parou de lutar profissionalmente no mesmo ano, em 2013, aos 38 anos.
Macaris
Macaris do Livramento nasceu em Lauro Muller (SC) e se mudou com a família para Lages (SC) em 1966. Chegou a Curitiba em 1971. Desde então, construiu uma história no boxe, virou torcedor ilustre do Athletico Paranaense, participou de um filme e teve parte da sua vida narrada em um livro. Estreou no boxe amador em 1986 e somou 22 vitórias em 24 lutas. Começou boxe profissional em 1992. Em 1996, conquistou o título de Campeão das Américas. Em 1997, foi Campeão Mundial da WPC.
Em 2005, Macaris ampliou sua ‘galeria da fama’ ao participar do filme nacional Heróis da Liberdade. “Fiz o papel de Macaris mesmo e lutei com o Marcelo Zulu (ex-Big Brother Brasil)”, conta o boxeador. Em 2010, participou das gravações do longa-metragem Circular, filmado em Curitiba e que tinha Letícia Sabatella no elenco.