Com reforço de campeões e profissionais, Coritiba estreia na Copinha nesta sexta-feira

Silvio Rauth Filho
Ruan Assis, do Coritiba, contra o Corinthians

Ruan Assis, do Coritiba, contra o Corinthians (Crédito: Geraldo Bubniak)

O Coritiba estreia na Copa São Paulo de Juniores nesta sexta-feira (dia 5). O primeiro duelo será contra o Canaã-DF, às 13h15, no estádio da Rua Javari, em São Paulo. O elenco comandado pelo técnico Guilherme Bossle, contratado em julho, está reforçado por jogadores do elenco profissional (e que ainda têm idade para a competição de juniores).

Os novatos com mais experiência no profissional são o ponta Ruan Assis (4 jogos no profissional), o goleiro Pedro Morisco (3 jogos) e o ponta Lucas Ronier (2 jogos). Os três têm 19 anos – nasceram em 2004.

Além dos ‘profissionais’, Bossle conta com jogadores que foram campeões da Copa do Brasil Sub-20 de 2021, atuando pelo Coritiba. Um deles é o mesmo Ruan Assis. E outro é o meia Jean Gabriel, 20 anos, destaque do sub-20 também na conquista do Campeonato Paranaense de 2023.

Grupo
O Coritiba está no Grupo 31 da Copinha, com sede na capital de São Paulo. Todos os jogos serão no estádio da Rua Javari. Além do duelo contra o Canaã-DF, o time paranaense também vai enfrentar na primeira fase o Monte Azul-SP (segunda-feira 13h15) e a Juventus-SP (quinta-feira 15h15).

Seleção brasileira
Outro destaque do time sub-20 do Coritiba é o atacante Whalacy, 17 anos, que foi convocado para a seleção brasileira sub-17 em 2023.

Regulamento
A Copinha 2024 começou na última terça-feira (dia 2) com 128 clubes, que estão divididos em 32 grupos de quatro times. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro das chaves – são três rodadas, portanto. Os dois primeiros avançam à fase seguinte, quando a competição passa a ser disputada em sistema eliminatório, até a final, marcada para 25 de janeiro, data do 470º aniversário da cidade de São Paulo.

História
A competição foi criada em 1969. Os paranaenses nunca ficaram com o título. Quem chegou mais perto foi o Athletico, que perdeu a decisão para o Corinthians em 2009. Os maiores campeões da competição são Corinthians (10 títulos), Flu (5), Inter (5), São Paulo (4) e Flamengo (4).

Paranaenses
Além do Coritiba, os outros paranaenses na competição são o Athletico, o Patriotas (Curitiba) e o Operário de Ponta Grossa. O critério para distribuição das quatro vagas do Estado foi pela classificação no Campeonato Paranaense Sub-20. O Londrina tinha direito à vaga, mas desistiu da competição sediada no estado de São Paulo. O Athletico estreou em 2023 com vitória por 9 a 0 sobre o Sparta-TO. O Patriotas foi derrotado pelo Cuiabá e o Operário perdeu para o Atlético-GO.