Coritiba e Flamengo duelam no Couto Pereira neste domingo: um quer escapar da zona da degola e o outro, se aproximar dos líderes

Redação Bem Paraná

Foto: Marcelo Cortes / CRF

Um time que tenta escapar da zona de rebaixamento contra outro que procura se manter nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro. Esse é o duelo reservado para o Couto Pereira neste domingo (20 de agosto), quando o Coritiba enfrenta o Flamengo às 16 horas, pela 20ª rodada da competição nacional.

O jogo terá transmissão pelo Premiere.

Tabela

O Coxa tentará aproveitar o fator casa para retomar o caminho das vitórias no Brasileirão. Após uma arrancara promissora da equipe sob o comando do técnico Thiago Kosloski (que chegou a somar duas vitórias e um empate em seus três primeiros jogos), o Verdão despencou de rendimento nas últimas rodadas e já soma três derrotas consecutivas. COm isso, apoarece em 18º lugar na tabela, com apenas 14 pontos conquistados em 19 rodadas.

O Flamengo, por sua vez, está motivado após garantir a classificação para a final da Copa do Brasil, que teve um significado especial para o rubro-negro após as últimas semanas, que foram muito conturbadas, com a desclassificação da Copa Libertadores, briga entre jogadores e a agressão de um jogador [Pedro] por um membro da comissão técnica. O time de Jorge Sampaoli aparece, por ora, na quinta colocação do Brasileirão, com 32 pontos conquistados em 19 jogos.

Escalações

O técnico Thiago Kosloski vem alterando a escalação a cada partida, considerando o momento dos seus jogadores e as características dos adversários.

Contra o Flamengo, o volante Bruno Gomes e o lateral-esquerdo Jamerson, que cumpriram suspensão contra o Corinthians, voltam ao time. Com isso, quem pode perder a vaga no meio-campo é Matheus Bianqui, enquanto Jamerson entra no lugar de Victor Luis, que está suspenso por cartões amarelos.

Kosloski vem usando o esquema tático 4-1-4-1, com Fransérgio como único volante. Andrey também disputa essa posição. A linha de quatro tem dois extremos (Robson aberto na direita e Marcelino Moreno aberto na esquerda) e dois centralizados, fazendo o trabalho de área a área: Sebastian Gómez e Bruno Gomes. Na lateral-direita, segue a disputa entre Diogo Batista e Natanael.

Do lado flamenguista, um desfalque certo do Flamengo para a partida é o zagueiro David Luiz, que teve lesão no músculo adutor da coxa esquerda confirmada no último sábado (19). Já quem pode receber uma oportunidade na equipe titular é Allan. O lateral uruguaio Varela, em recuperação, também deve ficar de fora.

Disciplina em jogo

O Coritiba é o time com mais cartões amarelos no Brasileirão 2023, com 69 em 19 partidas (média de 3,6 por rodada). O Flamengo é a equipe com menos amarelos: 39 (2,0 por jogo).

Os jogadores do Coritiba com mais cartões amarelos são Robson (6) e Kuscevic (5). Entre os titulares, os únicos que ainda não levaram cartões são Diogo Oliveira (4 jogos) e Fransérgio (seis jogos).

O time paranaense é o quarto que mais comete faltas, com média de 16,4 por partida. O Flamengo é o 14º, com 13,7. Os dados são do WhoScored.

Os que mais cometem faltas no Coxa são Robson (2,1 por jogo) e Natanael (1,9). O goleiro Gabriel é o único titular que ainda não cometeu faltas na competição. A segunda menor média entre os titulares é do argentino Marcelino Moreno, com 0,5.

CORITIBA X FLAMENGO

Coritiba: Gabriel; Diogo Batista (Natanael), Kuscevic, Henrique e Jamerson; Fransérgio (Andrey); Bruno Gomes, Sebastian Gómez (Matheus Bianqui), Robson e Marcelino Moreno; Diogo Oliveira. Técnico: Thiago Kosloski
Flamengo: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Erick Pulgar, Allan, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Sampaoli
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Local: Couto Pereira, domingo às 16 horas
TV: Premiere