IMG-20250719-WA0038
Coritiba 2×5 Paysandu, no Couto Pereira (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba perdeu por 5 a 2 para o Paysandu, nesse sábado (dia 19), no Couto Pereira, pela 17ª rodada da Série B. O time paranaense tem 33 pontos, deixou a liderança e ficou em 2º lugar. A equipe do Pará é a 17ª colocada, com 18 pontos.

Os gols do Coritiba foram do meia português Josué (um de falta e o outro de pênalti). Os cinco gols do Paysandu foram marcados pelos atacantes Diogo Oliveira (2), Mauricio Garcez (2) e Marlon. Oliveira e Garcez jogaram no Coxa em 2023, fazendo valer mais uma vez a famosa ‘Lei do Ex’.

Na próxima rodada, o Coxa vai a São João Del Rei enfrentar o Athletic-MG, nesta terça-feira às 21h30.

Times do momento

O jogo era o confronto dos dois times em melhor fase na Série B de 2025. O Paysandu não perdia há 5 partidas (3 vitórias e 2 empates) e agora sustenta a maior série invicta da competição, entre os 20 clubes. O Coritiba vinha de 4 vitórias consecutivas e defendia uma série invicta de 9 partidas (7 vitórias e 2 empates).

Defesa menos vazada

Mesmo com o placar, o Coxa segue com a defesa menos vazada da competição: 11 gols sofridos em 17 jogos. Nas 9 partidas anteriores, a equipe só havia levado 1 gol.

Claudinei Oliveira

O Coritiba só havia perdido uma partida no Couto Pereira em 2025. Foi na 1ª rodada do Campeonato Paranaense, quando levou de 2 a 0 para o Londrina, time comandado pelo técnico Claudinei Oliveira na ocasião. O treinador assumiu o comando do Paysandu há seis rodadas e está invicto (4 vitórias e 2 empates).

Escalação do Coritiba

O técnico Mozart contou com os retornos do lateral-esquerdo Bruno Melo, do volante Filipe Machado e do ponta Lucas Ronier, que cumpriram suspensão na última rodada. Recuperado de lesão, o lateral-direito Alex Silva iniciou no banco. A baixa era o zagueiro Maicon, 36 anos, suspenso por cartões amarelos. Com isso, Guilherme Aquino, 21 anos, entrou na zaga.

Esquema tático

O técnico Mozart manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Filipe Machado (direita) e Sebá Gómez (esquerda) como volantes. A linha de três tinha Josué centralizado e dois jogadores abertos nas pontas: Lucas Ronier na direita e Iury Castilho na esquerda. O centroavante era Dellatorre.

Escalação do Paysandu

O Paysandu não tinha o ponta Rossi (32 anos, ex-Paraná Clube) e o zagueiro Thalisson Gabriel (23 anos, emprestado pelo Coritiba). Os dois estavam suspensos por cartões amarelos. Outras baixas eram os zagueiros Thiago Heleno (ex-Athletico-PR) e Luan Freitas, lesionados. O esquema era o 4-2-3-1, com Leandro Vilela (ex-Paraná Clube) e Anderson Leite como volantes. A linha de três tinha o meia Denner (ex-Athletico-PR) entre dois extremos: Mauricio Garcez (ex-Coritiba) e Marlon.

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi agitado e com bom futebol dos dois lados. Foram 18 finalizações: 9 para cada time. O Coxa teve gol anulado por impedimento aos 13 minutos, após ajeitada de cabeça de Iury Castilho e finalização de Dellatorre. Logo em seguida, aos 25, o mandante abriu o placar, em cobrança de falta. Só que o Paysandu virou em poucos minutos. Aos 27, Filipe Machado recebeu na área, ficou ‘congelado’ e deixou Mauricio Garcez (ex-Coritiba) roubar a bola. Ele chutou no ângulo e empatou. Aos 31, em falta na ponta-esquerda, Reverson cruzou e Diogo Oliveira (ex-Coritiba) marcou de cabeça: 2 a 1. O time paranaense chegou com perigo três vezes e quase empatou. Aos 44, porém, o visitante ampliou para 3 a 1, em nova cobrança de falta da ponta-esquerda e mais um cabeceio perfeito de Diogo Oliveira.

Lesão

Aos 32, Iury Castilho saiu lesionado. Entrou o ponta Clayson. No intervalo, saiu Zeca e entrou o lateral-direito Alex Silva.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com pênalti, aos 7 minutos, por toque no braço de Anderson Leite. Josué cobrou e converteu: 2 a 3. O jogo ficou equilibrado, com bons ataques dos dois lados. Aos 21, entrou o meia De Pena no lugar de Sebás Gómez. Aos 22, pênalti para o Paysandu, por toque no braço de Bruno Melo. Marlon cobrou no ângulo: 4 a 2. Aos 29, entraram o centroavante Gustavo Coutinho e o ponta Everaldo. O Coxa partiu para o ‘abafa’ e pressionou bastante, mas esbarrou em um sistema defensivo bem organizado. O Paysandu chegou ao 5º gol aos 41, em arrancada de Mauricio Garcez, que partiu do campo de defesa, invadiu a área, fintou o defensor e chutou no canto: 5 a 2.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 66% de posse de bola, 20 finalizações (3 no gol) e 16 faltas cometidas. O Paysandu somou 12 arremates (6 certos) e 12 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

  • CORITIBA 2×5 PAYSANDU
  • Coritiba: Pedro Morisco; Zeca (Alex Silva), Guilherme Aquino, Jacy e Bruno Melo; Filipe Machado (Gustavo Coutinho) e Sebá Gómez (De Pena); Lucas Ronier (Everaldo), Josué e Iury Castilho (Clayson); Dellatorre. Técnico: Mozart
  • Paysandu: Gabriel Mesquita; Bryan, Maurício Antonio, Novillo e Reverson; Anderson Leite (Ramón Martínez) e Leandro Vilela; Maurício Garcez, Denner (Matheus Vargas) e Marlon (Vinni Faria); Diogo Oliveira. Técnico: Claudinei Oliveira
  • Gols: Josué (25-1º e 11-2º), Mauricio Garcez (27-1º e 41-2º), Diogo Oliveira (31-1º e 44-1º) e Marlon (22-2º)
  • Cartões amarelos: Maurício Antonio (P). Lucas Ronier, Everaldo, Clayson (C).
  • Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
  • Público: 22.612 pagantes
  • Local: Couto Pereira
  • PRINCIPAIS LANCES
  • Primeiro tempo
  • 3 – Dellatorre invade a área e cruza rasteiro. Na cara do gol, Josué chuta para fora.
  • 13 – Guilherme Aquino cruza da intermediária. Iury Castilho sobe e ajeita de cabeça para Dellatorre, livre na cara do gol. Ele cutuca e o goleiro aceita. O gol é anulado por impedimento, por decisão do VAR.
  • 25 – Gol do Coritiba. Falta quase na meia-lua. Josué cobra no alto. A bola desvia na barreira e engana o goleiro.
  • 27 – Gol do Paysandu. Filipe Machado recebe na área, fica ‘congelado’ e deixa Mauricio Garcez roubar a bola. O atacante chuta no ângulo e marca.
  • 31 – Gol do Paysandu. Falta na ponta-esquerda. Reverson cruza. Diogo Oliveira sobe mais que Aquino e cabeceia no canto.
  • 32 – Lucas Ronier cruza da direita. Aquino cabeceia perto, ao lado.
  • 36 – Falta perto do bico da área. Clayson cobra perto do ângulo.
  • 40 – Lucas Ronier recebe na área e chuta no canto. O goleiro espalma.
  • 44 – Gol do Paysandu. Falta na esquerda. Reverson cruza. Diogo Oliveira sobe mais que Aquino e cabeceia no canto.
  • 49 – Denner cruza. Marlon entra livre na área e chuta cruzado, perto, ao lado.
  • Segundo tempo
  • 7 – Bola no braço de Anderson Leite. Pênalti.
  • 11 – Gol do Coritiba. Josué cobra o pênalti deslocando o goleiro e marca.
  • 22 – Gol do Paysandu. Pênalti por toque no braço de Bruno Melo. Marlon cobra no ângulo.
  • 41 – Gol do Paysandu. Mauricio Garcez pega rebote na defesa, dispara, invade a área, finta o último defensor e chuta no canto.