Valquir Aureliano – Coritiba 0x1 Atlético

O Coritiba perdeu por 1 a 0 para o Atlético-MG, nesse domingo (dia 14) pela manhã, no Couto Pereira, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou com 17º lugar com 22 pontos — dentro da zona de rebaixamento. O Galo é o 6º colocado, com 35 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

A derrota ocorreu com gol aos 48 do 2º tempo. O resultado provocou a fúria de grande parte da torcida, que xingou o técnico Gustavo Morínigo.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

FASES
Nos últimos 14 jogos, o Coritiba somou 2 vitórias, 3 empates e 9 derrotas. O Atlético-MG interrompeu um jejum: vinha de 6 jogos sem vencer (3 empates e 3 derrotas).

ESTREIA
Recém-contratado, o meia Boschilia (26 anos, ex-Inter e São Paulo) estreou como titular pelo Coritiba. Outros três recém-contratados ficaram no banco: o zagueiro venezuelano Chancellor (30 anos, ex-Brescia-ITA), o lateral-esquedo Rafael Santos (24 anos, ex-Cruzeiro) e o centroavante Cadorini (19 anos, emprestado pelo Inter) começaram no banco. Outra novidade entre os suplentes era o ponta Kaio César, 18 anos, das categorias de base.

ESCALAÇÃO
As baixas no Coritiba eram Alef Manga (suspenso) e seis lesionados: Henrique, Hernán Pérez, Warley, Robinho, Gabriel e Andrey. O lateral-esquerdo Diego Porfírio e o meia Thonny Anderson não foram relacionados pelo técnico. Em relação ao último jogo, foram cinco mudanças no time titular, com as entradas de Guillermo na zaga, Egídio na lateral-esquerda, Fabrício Daniel e José Hugo nas pontas e Boschilia como meia. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre. Já o Atlético não tinha o volante Otávio (ex-Athletico e Bordeaux). Cuca manteve o 4-2-3-1, com Keno e Pavon pelos lados do campo.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo não teve chances de gol. O Atlético conseguiu dominar o meio-campo e começar boas jogadas pelas pontas, mas não teve qualidade nos momentos decisivos. Forte na marcação, o Coritiba ficou recuado, anulou as principais jogadas do adversário e ficou à espera de espaços para contra-atacar. No entanto, eles não apareceram.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Natanael entrou na lateral-direita, para a saída de Matheus Alexandre. O jogo ficou mais aberto, com alguns ataques do Coxa e com boas chances para o Galo. Aos 9, o time paranaense teve sua primeira chance. Boschilia cruzou na medida e José Hugo cabeceou para fora. Aos 11, Boschilia saiu lesionado. O meia Régis entrou. Aos 14, Hulk perdeu chance incrível, na cara do gol, após recuo errado de Egídio. Aos 18, saiu Fabrício Daniel e entrou o centroavante Adrián Martínez. Aos 24, o Galo colocou uma bola no travessão, em cabeceio de Alan Kardec, após escanteio. Aos 30, foi o Coritiba que perdeu gol feito, após cruzamento rasteiro de Régis e furada de Adrián Martínez.

DERROTA NOS ACRÉSCIMOS
Aos 31, Morínigo tirou o centroavante Léo Gamalho e o ponta José Hugo para as entradas do volante Jesus Trindade e do lateral-esquerdo Guilherme Biro, que ficou improvisado na ponta-esquerda. O técnico foi bastante xingado por torcedores nesse momento. Aos 34, Ademir fez grande jogada e deixou Nacho na cara do gol. Ele chutou no canto e Muralha fez grande defesa. Aos 45, Muralha fez outra boa defesa em cobrança de falta de Nacho. Aos 48, Nacho fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Alan Kardec cabecear: 1 a 0.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 41% de posse de bola, 7 finalizações (2 certas), 7 faltas cometidas e 76% de precisão nos passes. O Atlético teve 19 finalizações (7 certas), 20 faltas cometidas e 83% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 0x1 ATLÉTICO-MG
Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre (Natanael), Guillermo, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias e Bruno Gomes; Fabrício Daniel (Adrián Martínez), Boschilia (Régis) e José Hugo (Guilhermo Biro); Léo Gamalho (Jesus Trindade). Técnico: Morínigo
Atlético-MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan e Jair (Pedrinho); Pavon (Nacho Fernandez), Zaracho (Ademir) e Keno (Rubens); Hulk (Alan Kardec). Técnico: Cuca
Gol: Alan Kardec (48-2º)
Cartões amarelos: Matheus Alexandre, Willian Farias, Luciano Castán (C).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Arana tabela com Keno, invade a área e cruza rasteiro, com perigo. Muralha salva.
41 – Keno cruza da esquerda. Egídio salva na pequena árae e evita a finalização de Pavon.
44 – Falta na ponta-esquerda. Keno rola para a meia-lua. Arana chuta sobre o gol.

Segundo tempo
9 – Boschilia recebe na ponta direita e cruza na medida. José Hugo sobe e cabeceia para fora.
14 – Egídio recua ‘na fogueira’. Castán escorrega no desespero. Hulk sai na cara do gol e chuta para fora.
22 – Adrián Martínez briga pela bola e rola para José Hugo, que chuta da meia-lua. O goleiro segura.
23 – Arana chuta de longe. A bola raspa o travessão.
24 – Escanteio. Keno cruza. Kardec cabeceia. A bola bate no travessão, toca perto da linha e sai.
28 – Arana chuta de longe. Muralha rebate mal, mas se recupera em seguida.
30 – Régis cruza rasteiro. Na cara do gol, Adrián Martínez fura e perde gol feito.
34 – Ademir dribla Castán, invade a área e rola para Nacho, na cara do gol. Ele chuta no canto e Muralha faz grande defesa.
42 – Kardec invade a área e chuta cruzado. Muralha segura.
45 – Falta frontal. Nacho coloca no ângulo. Muralha faz grande defesa.
48 – Gol do Atlético. Nacho faz boa jogada pela esquerda e cruza para Alan Kardec marcar de cabeça.