
O Coritiba venceu por 2 a 0 o São Joseense, nessa segunda-feira (dia 22) à noite, no Couto Pereira, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital chegou a 6 pontos e divide a liderança com Maringá e Cianorte. A equipe de São José dos Pinhais ainda não somou pontos e divide a lanterna com PSTC e Andraus.
Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam na 1ª fase. Os oito melhores avançam para as quartas de final. A classificação do Paranaense decide as vagas na Copa do Brasil.
Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.
Na próxima rodada, o Coritiba joga no Estádio do Café, contra o Londrina, na quinta-feira.
Mais dois estream pelo Coritiba
Na estreia em 2024 – vitória por 3 a 1 sobre o PSTC —, o Coritiba lançou quatro dos seis reforços: os volantes Arilson (Criciúma) e Vini Paulista (Juventude), o atacante Figueiredo (Vasco) e o meia Matheus Frizzo (Tombense). Nessa segunda-feira, a novidade foi o lateral-esquerdo Rodrigo Gelado (Vila Nova). O único recém-contratado que ainda não estreou é o goleiro Benassi (Ferroviária).
Além da estreia de Gelado, o jogo marcou o primeiro jogo como profissional do meia Matheus Dias, 16 anos, destaque do time sub-17.
Desfalques
Os desfalques era o goleiro Gabriel (virose) e o zagueiro Reynaldo (lesão), o volante Bruno Gomes (seleção sub-23), o centroavante Slimani (seleção da Argélia), o volante Sebá Gómez (lesão), o atacante Figueiredo (desgaste) e o ponta Alef Manga (suspenso).
Escalação
A escalação inicial teve quatro alterações em relação ao último jogo. Entraram o goleiro Pedro Morisco, o lateral-esquerdo Rodrigo Gelado, o volante Fransérgio e o meia-atacante Fabrício Daniel. Saíram Gabriel (lesão), Figueiredo (desgaste), Jamerson (começou no banco) e Arilson (ficou no banco).
Esquema tático
O técnico Guto Ferreira armou o Coritiba no 4-2-3-1 no primeiro jogo, com Fransérgio e Vini Paulista como volantes. A linha de três tinha Robson (direita), Fabrício Daniel (centro) e Frizzo (esquerda). Edu ficou de centroavante.
Primeiro tempo
O Coritiba adotou um ritmo intenso desde o início e forçou a jogada pela esquerda, com a dupla Frizzo e Gelado. No entanto, teve pouco êxito por ali. O time abusou dos erros e não conseguiu atacar com perigo. O São Joseense ficou recuado e esperou uma brecha para criar. E ela veio aos 19, em falha de Natanael. Wellissol (ex-Coritiba) aproveitou, driblou Thalisson, invadiu a área e chutou cruzado. Pedro Morisco espalmou. Livre na cara do gol, Frank chutou para fora e perdeu chance incrível. O Coxa esboçou uma reação em seguida e começou a levar perigo em lances iniciados por Robson, na direita. Foram quatro jogadas de perigo do time da casa no primeiro tempo. Aos 35, porém, foi o São Joseense que quase marcou: Wellissol passou por Natanael, invadiu a área e chutou na trave.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com o Coritiba melhor em campo e abrindo o placar aos 6 minutos, em escanteio de Natanael e cabeceio de Thalisson Gabriel: 1 a 0. Aos 16, três substituições no Coxa, com as entradas do lateral-esquerdo Jamerson, do meia Geovane Meurer e do centroavante Éberth. O 4-2-3-1 foi mantido, mas Frizzo passou a jogar como meia centralizado —e Meurer ficou na esquerda. O Coxa seguiu controlando o jogo, mas com raros ataques. Aos 27, saiu Natanael e entrou o lateral-direito Diogo Batista. O 2º gol veio aos 29, em cruzamento de Jamerson e cabeceio preciso de Robson. Aos 39, o técnico Guto Ferreira promovou a estreia do meia Matheus Dias, 16 anos.
CORITIBA 2×0 SÃO JOSEENSE
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael (Diogo Batista), Thalisson, Maurício Antônio e Rodrigo Gelado (Jamerson); Fransérgio e Vini Paulista; Robson, Fabrício Daniel (Geovane Meurer) e Matheus Frizzo (Matheus Dias); Edu (Éberth). Técnico: Guto Ferreira
São Joseense: Renan Rocha; André Krobel, Áquila, Felipe Alves e Taygor (Vitor Carré); Breno e Tauan (Naílson); Wellissol (Francis), Fernando Gabriel (Itaqui) e Frank (Messias); Adiel. Técnico: Luciano Gusso
Gols: Thalisson (6-2º) e Robson (29-2º)
Cartões amarelos: Fransergio (C). Áquila (I).
Árbitro: Robson Babinksi
Público: 8.983 pagantes
Local: Couto Pereira
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
19 – Wellissol faz grande jogada na ponta-esquerda, passa por dois (Natanel e Thalisson), invade a área e chuta cruzado. Pedro Morisco espalma. Livre na cara do gol, Frank chuta para fora e perde chance incrível.
24 – Robson cruza e Edu faz o pivô, ajeitando de peito para Frizzo, que chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
28 – Vini Paulista rouba no ataque e toca para Edu, na área. Ele demora para chutar e a zaga bloqueia.
34 – Depois de cruzamento, a bola desvia e sobra para Fransérgio, na área. Ele gira e chuta mal. Edu pega rebote fora da área e chuta. O goleiro defende.
35 – Wellissol dispara, passa por Natanael, invade a área e chuta cruzado, na trave.
36 – Natanael cruza, Edu ajeita e Frizzo chuta no canto. O goleiro espalma.
Segundo tempo
4 – Fabrício Daniel toca para Edu, na área. Ele chuta em cima do goleiro.
6 – Gol do Coritiba. Natanael cobra escanteio para a 1ª trave. Thalisson cabeceia no canto.
27 – Robson ajeita para Geovane, que chuta cruzado. O goleiro rebate.
29 – Gol do Coritiba. Jamerson cruza da esquerda. Robson cabeceia no canto.